O governo do Rio Grande do Sul decidiu seguir em frente com o processo de privatização da distribuidora de energia do Estado, a CEEE-D (CEED4).
Segundo informou a companhia nesta segunda-feira (16), a CEEE-Par, holding que controla a empresa e, por sua vez, é controlada pelo governo gaúcho, ratificou a venda do controle acionário na CEEE-D. O valor mínimo da operação será de R$ 50 mil.
A venda do controle da distribuidora de energia foi indicada pelo Estado no ano passado, mas começou a avançar este ano. Em agosto, o conselho de administração da CEEE-D aprovou mudanças no estatuto social retirando a previsão de o controle estar nas mãos do governo do Rio Grande do Sul.
A expectativa é de que a venda, que está sendo conduzida pelo BNDES, ocorra até o final deste ano.
A CEEE-D é uma das concessionárias dos serviços de distribuição de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul, atuando nos municípios das regiões Metropolitana (incluindo a capital, Porto Alegre), Centro Sul, Campanha, Litoral Norte e Sul do Estado.
Sua área de concessão ocupa 26% do território do Estado do Rio Grande do Sul. Nessa área, existem 72 municípios, com uma população de cerca de 4 milhões de pessoas, representando 35% da população do estado, atendendo a 1,7 milhão de clientes.