Menu
2020-03-08T22:03:43-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
"in Administration"

Aérea britânica sucumbe ao coronavírus e pede recuperação judicial

Flybe entrou em administração, conforme a legislação britânica, após consórcio da Virgin Atlantic e tentativa mal sucedida de socorro do governo

5 de março de 2020
9:46 - atualizado às 22:03
Flybe
Flybe - Imagem: Shutterstock

A companhia aérea britânica Flybe entrou em "Administração" — algo semelhante a um pedido de recuperação judicial no Reino Unido. O impacto do coronavírus nas reservas de voos foi a última soma de uma série de dificuldades pelas quais a empresa passava.

A empresa de auditoria e contabilidade EY mencionou o coronavírus em comunicado ao sinalizar "pressões adicionais" sobre o setor de viagens nas últimas semanas. À imprensa local, o governo destacou que a crise era anterior ao coronavírus.

Maior companhia aérea regional da Europa, a Flybe operava mais da metade dos voos domésticos do país fora de Londres. A empresa já havia sido socorrida por um consórcio liderado pela Virgin Atlantic, em julho de 2019, mas continuou a apresentar dificuldades financeiras na segunda metade do ano.

A Flybe também tentou socorro do governo, mas a possibilidade foi negada em janeiro deste ano. Naquele mês, a aérea foi resgatada por um aporte feito pelos seus acionistas.

Impacto

O surto do coronavírus tem impactado companhias aéreas em todo o mundo. Para resistir a queda da demanda, gigantes da aviação tem à disposição um fluxo de caixa maior e capacidade para reduzir suas despesas — o que não acontece com empresas menores.

Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), o coronavírus levou ao menor aumento da demanda de passageiros na aviação mundial em janeiro — a alta foi de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2018.

O diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac, disse em comunicado oficial nesta quarta-feira (4) que os impactos do coronavírus sobre os números do setor devem ser ainda maiores nos próximos meses.

"Janeiro foi apenas a ponta do iceberg em termos de impactos sobre o tráfego, dado que as maiores restrições de viagens na China começaram após 23 de janeiro", disse.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Produto Interno Bruto

PIB pode cair em torno de 4% em 2020, diz Guedes

Ministro afirma que o o Brasil gastou 10% do Produto Interno Bruto na ‘operação de resgate na pandemia’

DEVAGAR COM O ANDOR

‘Há grande trabalho a fazer antes de decisão sobre moedas digitais’, diz presidente do Fed

Powell diz que é preciso ter certeza que divisas digitais podem melhorar a efetividade e segurança do sistema de pagamentos

Facilitação do comércio

Bolsonaro cita pacote de acordos comerciais e anticorrupção com os EUA

Presidente afirma que o Brasil vai continuar sua ‘ambiciosa agenda de reformas’, após a aprovação da reforma da previdência

DE SAÍDA?

C&A sobe mais de 8% após notícia sobre controlador querendo vender sua fatia na empresa

Família controladora já se desfez de participações no México e na China para se concentrar na Europa

FUSÕES E AQUISIÇÕES

brMalls avalia fusão com operadora privada de shopping centers

Combinação parcial de portfólios pode resultar na criação de um dos maiores nomes do setor

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements