A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, fará um lançamento histórico em parceria com a Nasa neste sábado, às 16h22, pelo horário de Brasília. É a primeira vez que um foguete projetado e fabricado por uma empresa privada, o Falcom 9, irá ao espaço como parte de uma missão da Nasa.
Anteriormente, o lançamento estava previsto para a última quarta feira, 27 de maio, mas teve de ser adiado devido ao mau tempo no Centro Espacial Kennedy na Flórida. No momento, estavam presentes o presidente Donald Trump com a primeira dama e o vice-presidente Mike Pence.
O destino dos astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley é a Estação Espacial Internacional, onde a cápsula Crew Dragon chegará 20 horas após o lançamento. Se você quiser assistir a este momento histórico ao vivo, você pode acessar ao site da Nasa e acompanhar a live ou assistir através da SpaceX, no seu canal do youtube .
Sonho de bilionário
A Space Exploration Technologies Corp., chamada comumente de SpaceX foi fundada em 2002, por Elon Musk e sua vontade de colonizar Marte. Que? Isso mesmo. O bilionário sul africano tinha o sonho de baratear as viagens para o espaço e conseguir levar os seres humanos para o planeta vermelho. Cada um com seus sonhos, baby.
A empresa desenvolveu a família de veículos de lançamento Falcon e a família de nave espacial Dragon. Em uma outra parceria com a Nasa, a SpaceX envia suprimentos básicos para a Estação Espacial Internacional (ISS).
A SpaceX acumula algumas conquistas nos seus 18 anos de funcionamento: foi a primeiro foguete com combustível líquido a orbitar a Terra. Outro destaque foi conseguir reutilizar um foguete em 2017, o Falcon 9, a realização pode baratear as viagens ao espaço.
Em 2017, o sucesso no lançamento do Falcon Heavy foi mais um passo para a exploração espacial. Quando lançado, o foguete não tripulado carregava um Tesla Roadster rumo a Marte. No mesmo ano, Musk anunciou que a SpaceX foi contratada para um atendimento particular, levando os contratantes para dar uma 'voltinha' em torno da Lua, um passo para o tão cobiçado turismo espacial.
Corrida espacial bilionária
Diferente dos anos 70, onde a Guerra Fria liderada por Rússia e Estados Unidos levaram o homem à Lua, agora a corrida espacial tem novos protagonistas. Desta vez, a iniciativa privada formada por bilionários correm entre si para colocar o homem de novo no espaço.
Os principais avanços vem da SpaceX que conseguiu progressos notáveis nos últimos anos e ainda tem um contrato de US$ 500 mi para construir uma rede de satélites para fornecer internet para a Terra inteira. Além da pretensão de colonizar Marte, o novo papai na área deseja ele mesmo ir até o planeta vermelho assim que as condições para a viagem forem possíveis.
Um pouco mais modestos, Jeff Bezzos e Richard Branson também estão na corrida. Branson, fundador da Virgin Galactic, deseja também começar o turismo espacial. No começo de 2019, a companhia foi ao espaço pela primeira vez com o modelo VSS Unity. Já o atual homem mais rico do planeta também criou sua própria empresa, a Blue Origin. Seus voôs teste tem obtido sucessos nos últimos anos e já realizou parceria com a Nasa para carga de suprimentos. A empresa mira ir à Lua em 2023.