Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-10-12T12:11:45-03:00
Seu Dinheiro na sua manhã

10 notícias para começar o dia bem informado

12 de outubro de 2020
12:04 - atualizado às 12:11
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Algumas das minhas primeiras lições de educação financeira vieram de pensatas do meu avô paterno, que era poeta e dado a frases de efeito: “quem poupa tem”, “sem as vicissitudes do pobre e sem as preocupações do rico”.

Foi ele também o primeiro a investir para mim. Quando eu nasci, ele abriu uma caderneta de poupança na Caixa no meu nome, onde ele depositava uma quantia todo mês. Eu tive acesso a essa grana quando fiz 18 anos e foi com ela - e os trocados que eu havia guardado ao longo dos anos - que eu fiz os meus primeiros investimentos mais sofisticadinhos e paguei a minha pós-graduação em finanças.

No final dos anos 1980, não havia a variedade de produtos financeiros que existem hoje, então fazer uma caderneta de poupança para o seu filho - para quem podia - era “no brainer”. Não tinha muito que pensar. Naquela época ainda vivíamos num Brasil de hiperinflação e de moedas que mudavam de nome toda hora.

Eu também não tive a felicidade de ter aulas de educação financeira na escola. A bem da verdade, antes do nascimento do Real, em 1994, eu não conseguia nem entender como o dinheiro funcionava. É que para uma criança pequena, 10 mil é um número grande, mas 10 mil cruzeiros não valiam nada.

Hoje o mundo é outro. Temos uma moeda estável, inflação controlada e civilizada, juros baixos (ok, isso é recente), além de uma ampla gama de investimentos acessíveis para a pessoa física a apenas um clique de distância. Ninguém mais é obrigado a investir pelos bancões, as fintechs estão aí dominando, e abrir conta numa instituição financeira digital nunca foi tão fácil.

Educação financeira nas escolas ainda é coisa rara, mas você já encontra por aí, mesmo em escolas públicas. E investimento virou assunto de mesa de bar.

Como falar de dinheiro com as crianças no Brasil de hoje? Como ensinar a elas os conceitos mais básicos de finanças pessoais? E como investir para o futuro dos pequenos? O Rafael Lara, o mais novo integrante da equipe do Seu Dinheiro, e que já nasceu nesse novo Brasil, ouviu alguns especialistas no assunto e traz as recomendações nesta matéria.

Obs.: Por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, hoje não teremos a newsletter da noite.

O que você precisa saber hoje

EMPRESAS

• A Rede D’Or São Luiz submeteu à CVM pedido de IPO com oferta primária e secundária de ações. A rede de hospitais pretende levantar R$ 10 bilhões, numa operação que superaria a do Grupo Mateus, maior IPO do ano até agora.

• A Braskem incluiu dois mil imóveis no programa bilionário de compensação financeira pelo fenômeno de afundamento e rachaduras do solo em Maceió (AL). A estimativa de setembro era de 800 imóveis.

• Com alta de mais de 120% neste ano, a ação da Weg é uma das queridinhas da bolsa. A empresa catarinense parece ser à prova de crises, e alçou dez dos seus acionistas ao ranking dos bilionários da Forbes. Mas, afinal, qual o segredo da companhia?

MERCADOS

• O banco americano JPMorgan Chase aumentou sua participação na Raia Drogasil, na esteira do plano de expansão anunciado pela companhia. Por meio de seus veículos de investimento, o banco adquiriu 2,7 milhões de ações ordinárias da rede de drogarias.

• Estamos diante de uma nova bolha das ações de empresas de tecnologia, a exemplo da que estourou no início dos anos 2000? Essa é a discussão que o Richard Camargo traz na sua coluna “Aposente-se aos 40” desta semana.

INVESTIMENTOS

• Apenas 55 de uma amostra de 435 fundos multimercados conseguiram superar o CDI em setembro. O Vinícius Pinheiro conta quais foram as estratégias dos seus gestores para sobreviver a um mês tão difícil em quase todos os mercados.

ECONOMIA

• Os EUA vão elevar a tarifa de importação do alumínio, e o Brasil será um dos 18 países afetados pela medida.

• O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou, em entrevista à GloboNews, que a reforma administrativa não deve ser votada neste ano.

• A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que a instituição está “seriamente” estudando a possibilidade de emitir uma moeda digital.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Procuram-se semicondutores

Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística

O setor deve perder a chance de recuperar mercado no segundo semestre, período em que tradicionalmente se vendem mais carros

Mais uma na bolsa

Investindo no banco de investimentos: BR Partners sobe forte na estreia na bolsa

A BR Partners, banco de investimentos independente, concluiu seu IPO e estreou na bolsa nesta segunda — e a recepção do mercado foi boa

Tela azul

O “selo Buffett” no Nubank, a falha da Coca-Cola com CR7 e uma fraude no setor de tecnologia; confira os destaques da edição #37 do Tela Azul

Richard Camargo, André Franco e Vinícius Bazan comentam os principais assuntos no mundo das techs em papo descontraído e reforçam o convite para o evento que vai revelar as ações de tecnologia mais promissoras do momento

Bola rebola

Show das poderosas: Nubank estreia dueto com Anitta e cala os críticos com primeiro lucro

Fintech que já vale US$ 30 bilhões tem primeiro resultado positivo na história e anuncia contratação da cantora para compor o conselho de administração

Temperatura subindo

Febraban: carteira de crédito continua em expansão e deve registrar melhor índice desde 2013

As concessões de empréstimos devem apresentar crescimento de 4,7% em maio, acumulando aumento de 6,9% nos últimos 12 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies