Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-06-01T20:17:19-03:00
seu dinheiro na sua noite

O mundo em ebulição

1 de junho de 2020
20:17
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Caro leitor,

Não bastasse uma pandemia mundial que paralisou a economia, tensões políticas no Brasil e o retorno da troca de farpas entre Estados Unidos e China, temos assistido também, nos últimos dias, a intensos protestos nos EUA contra o racismo.

No último fim de semana, às já habituais manifestações em apoio ao governo aqui no Brasil, se somaram protestos antirracistas e a favor da democracia em diversas cidades. Também causaram polêmica, mais uma vez, mensagens antidemocráticas em alguns desses eventos.

Se veremos uma parte 2 de 2013, ainda é cedo para dizer. Mas a sensação é de um mundo em ebulição justamente num período de grande fragilidade política, econômica e social - para não dizer de saúde. E não estou falando apenas do Brasil.

Podemos estar diante do início de um movimento maior de insatisfação, que só tende a piorar na medida em que o desemprego castigar a população, sobretudo os mais pobres, nos países em que a pandemia cobrar um preço mais alto. O componente político também chama a atenção, com a radicalização de certos discursos.

Frente a esse cenário de agitação e uma pitada ainda maior de incerteza, os mercados financeiros tinham tudo para ter um dia de dor de barriga nesta segunda-feira. E no começo do pregão, essa reação negativa até começou a se desenhar, mas logo a situação virou.

Os investidores não passaram o dia totalmente otimistas, mas preferiram reagir, ao menos na bolsa, a certos dados econômicos que não vieram tão ruins quanto o esperado. O Victor Aguiar acompanhou tudo que aconteceu nos mercados e conta essa história nesta matéria.

Empresa solteira procura

Após ser deixada no altar pela Boeing na tentativa de formar uma joint venture, a Embraer está em busca de um novo “amor”. Em teleconferência de resultados nesta segunda-feira, a companhia disse ter um plano estratégico para os próximos cinco anos, envolvendo potenciais novas parcerias. O Victor Aguiar acompanhou o encontro virtual com investidores e analistas e conta tudo que foi falado depois que a empresa divulgou um baita prejuízo no primeiro trimestre.

O que esperar para as varejistas

O Bradescão divulgou hoje suas projeções para o desempenho das ações de varejistas na bolsa daqui para frente - mais precisamente Magalu, B2W, Lojas Americanas, Via Varejo e Mercado Livre, esta negociada na Nasdaq. Após a recuperação dos papéis do setor, os analistas do banco consideram que algumas dessas ações já estão muito perto do preço-alvo, e retiraram suas recomendações de compra, enquanto outras ainda se mostram atrativas. Confira a análise do Bradesco.

Retorno das operações

Fortemente impactados pelas medidas de isolamento social para o combate ao coronavírus, 211 shopping centers já voltaram a operar no país. E nesta segunda, 32 deles reabriram em cidades do interior de São Paulo, na esteira da flexibilização das medidas de isolamento anunciada pelo governo do Estado.

Mudam-se os tempos...

...mudam-se as vontades. E não é só o sentimento afetivo que se transforma: o sentimento financeiro também sofre os seus ajustes. Segundo o Instituto Internacional de Finanças (IIF), o fluxo de capital para emergentes ficou positivo em US$ 4,1 bilhões em maio. Embora a cifra tenha sido menor do que a de abril, o IIF ressaltou que o sentimento do investidor em relação aos países emergentes está diferente. Entenda a mudança.

Brilha, agribusiness

O agronegócio continua a brilhar, mesmo em meio à pandemia. A receita do setor baterá recorde em 2020, beneficiada pela depreciação do real e os preços firmes das commodities. Além disso, com ou sem crise, a demanda por alimentos permanece. Com o bom desempenho do agro e a provável queda do PIB, a participação do setor na economia deve aumentar de 21,4% para 23,6% neste ano. Saiba mais sobre os bons números do campo.

O Centrão com a mão no bilhão

O governo nomeou um indicado do Centrão para comandar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um dos espaços mais cobiçados por políticos, com orçamento de R$ 29,4 bilhões. O movimento faz parte da aproximação de Bolsonaro com parlamentares do grupo, a fim de formar uma base consolidada no Congresso para aprovar projetos e barrar um eventual processo de impeachment do presidente.

Qual o seu videogame favorito?

Jogar videogame pode ser um passatempo interessante para os tempos de quarentena, desde que o console da sua preferência não seja o home broker. Na sua coluna de hoje, Felipe Miranda manifesta preocupação com o fato de que o investidor pessoa física parece às vezes se jogar de cabeça em ações de empresas extremamente arriscadas sem uma análise mais detida sobre se o potencial de ganho realmente existe e compensa. Com isso, esses investidores acabam transformando a bolsa num cassino - coisa que ela não é, mas pode vir a ser, para quem não toma cuidado. Recomendo a leitura (e o alerta) do texto do Felipe!

Um grande abraço e ótima noite!

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

NÚMEROS DA PANDEMIA

Brasil registra 209,9 mil mortes e 8,48 milhões de casos de covid-19

Nas últimas 24 horas, foram notificados 551 óbitos e 33.040 novos diagnósticos de covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde

entrevista exclusiva

Para Figueiredo, da Mauá e ex-BC, as ações no Brasil estão baratas

Sócio fundador da Mauá Capital diz que economia deve se recuperar e a Bolsa terá bom desempenho em 2021, desde que não haja descuido do lado fiscal

SD PREMIUM

Segredos da Bolsa: Semana promete ser agitada com Copom, IBC-Br, Biden e mais…

A semana promete ser agitada, com importantes indicadores no radar e a “mudança de guarda” nos Estados Unidos

Temos vacina!

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford/AstraZeneca

Primeiros profissionais de saúde já foram vacinados em pronunciamento do governador de São Paulo, João Doria

Mais uma recomendação

Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca

Mais cedo, área técnica havia defendido aprovação da CoronaVac

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies