Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-12-17T09:10:21-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

Dentro da cabeça do Banco Central

17 de dezembro de 2020
9:10
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

A crise provocada pela pandemia do coronavírus trouxe consigo uma série de problemas que vão além da saúde. Mas eu me arrisco a dizer que nenhum economista esperava que encerraríamos o ano preocupados com a volta da inflação.

O risco era justamente o contrário. Com o fechamento da economia e a paralisação da atividade, o país chegou a flertar com a deflação, que é igualmente perigosa.

Mas a injeção de dinheiro na veia da população com os programas do governo ajudou a economia a se recuperar mais rapidamente — embora não tenha sido uma retomada em “V” como alardeou a equipe do ministro Paulo Guedes.

O problema é que o remédio trouxe efeitos colaterais, com um forte aumento na procura por bens no momento em que a indústria produzia menos.

O resultado desse descasamento entre oferta e demanda você sente hoje no bolso, com o aumento de preços em uma série de produtos.

A grande dúvida agora é se esse choque da inflação é temporário ou não. Um aumento da taxa básica de juros (Selic) em 2021 pelo Banco Central é quase certo, só não se sabe quando a alta vai começar e de quanto será.

É por isso que os investidores acompanham de perto a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação pelo Banco Central na manha de hoje. Trata-se de uma oportunidade de saber o que se passa “dentro da cabeça” da autoridade monetária.

Enquanto isso, o clima segue positivo no exterior, o que pode contribuir para a bolsa seguir no rali de alta e se aproximar das máximas históricas. A Jasmine Olga conta para você tudo o que deve movimentar os mercados nesta quinta-feira.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa fechou em alta de 1,5%, aos 117.860 pontos, maior patamar desde 24 de janeiro, após o Congresso Nacional aprovar o orçamento para 2021. O mercado também reagiu positivamente à sinalização do BC dos EUA de que as taxas de juros permanecerão baixas até 2023 e com a expectativa da aprovação um novo pacote de estímulos econômicos. O dólar subiu 0,3%, a R$ 5,10.

EMPRESAS

 Em mais um sinal de que está cada vez mais recuperada dos efeitos da pandemia, a Azul já projeta operar mais de 90% da sua capacidade doméstica em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 Na disputa acirrada no comércio eletrônico, o Magazine Luiza anunciou ontem uma nova estrutura organizacional, que visa o fortalecimento do marketplace da companhia. Veja como ficou a divisão entre os principais executivos da varejista.

 Na fila de IPOs (oferta pública de ações) para 2021, a Guararapes Painéis entrou com pedido para abrir o capital e lançar as suas ações na B3. Saiba mais sobre a companhia.

ECONOMIA

 O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou ontem que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus poderá começar em fevereiro de 2021 caso os laboratórios cumpram todas as etapas burocráticas até o fim deste ano.

Enquanto isso, o Brasil ultrapassou a marca de 7 milhões de infectados por covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 70.574 novos casos e 936 mortes pela doença, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

pessimismo com os papéis

Ação da ExxonMobil cai mais de 4% após notícia sobre investigação nos EUA

Gigante do setor energético supervalorizou um ativo-chave da bacia permiana, segundo denúncia; dia é de queda nos mercados

perspectivas para o país

‘É preciso formar profissionais com espírito empreendedor’, diz fundador da Embraer

Ozires Silva diz que a Embraer tem capacidade para se manter competitiva mesmo diante de um cenário adverso que reúne a pandemia da covid-19 e a frustração com o fim do acordo com a Boeing

entrevista

‘Acredito que ainda vale a pena investir no Brasil’, diz presidente da General Motors na AL

Em entrevista, Carlos Zarlenga afirma que o tamanho do mercado brasileiro ainda é atrativo para investimentos no setor

Prévia operacional

Vendas de incorporação da JHSF crescem 228,5% em 2020; prévias fortes impulsionam ações

Segmento de incorporação teve vendas contratadas de R$ 1,2 bilhão em 2020; ações da companhia reagem positivamente

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta sexta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies