Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Cabo de guerra na taxa de juros

A pressão para o Banco Central cortar mais a taxa de juros é alta diante do desaquecimento da economia na quarentena. Por outro lado, o aumento das despesas públicas - e do rombo fiscal - pesa contra. É um cabo de guerra de forças antagônicas pela definição da Selic. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A pressão para o Banco Central cortar mais a taxa de juros é alta diante do desaquecimento da economia na quarentena. Por outro lado, o aumento das despesas públicas - e do rombo fiscal - pesa contra. É um cabo de guerra de forças antagônicas pela definição da Selic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A visão do economista José Júlio Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV IBRE e ex-diretor do BC, é de que o endividamento do país impede taxa de cair além de 3% ao ano.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa subiu 1,51%, aos 78.990,29 pontos, na sexta-feira. O dólar à vista recuou 0,38%, a R$ 5,2369. 

SEU DINHEIRO PREMIUM

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Não se deixe enganar pelo feriado prolongado: a bolsa terá uma semana cheia pela frente, com tensões políticas, noticiário corporativo agitado e agenda econômica carregada. O panorama do que esperar na semana para a bolsa é exclusivo para leitores Premium. Libere aqui seu acesso.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pílula que reúne diversos investimentos, negociações para paz e a escala 6×1: o que você precisa ler hoje

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Devoradores de estrelas (Michelin): o que a extinção de um prêmio de sustentabilidade diz sobre a gastronomia?

INVESTIMENTOS

 O coronavírus vai afetar o mercado imobiliário? Saiba como conseguir lucros com imóveis e fundos imobiliários.

 No mundo inteiro as pessoas estão temendo por suas aposentadorias. O colunista Richard Camargo conta o porquê - e te diz o que você pode fazer

ECONOMIA

 O presidente Jair Bolsonaro discursou ontem para manifestantes que pedem o fechamento do Congresso e disse: “não iremos negociar nada”. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e outras lideranças políticas condenaram a atitude do chefe do Executivo.

 O Brasil tem 38,6 mil casos de coronavírus e 2,4 mil mortes registradas, segundo o Ministério da Saúde.

 A crise deve tirar o receio do Banco Central de reduzir a Selic, mas o rombo fiscal pode impedir a taxa abaixo de 3%, segundo o ex-BC José Júlio Senna. Em entrevista exclusiva, o economista levanta dúvidas a respeito do caráter temporário das despesas do governo, aprova parte do Orçamento de Guerra e vê investidor temeroso quanto à bolsa.

 O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que levará em conta diversos fatores na próxima reunião do Copom. Além da deterioração da atividade econômica, ele citou o gasto fiscal para sair da crise, o panorama para a retomada das reformas, a volatilidade do mercado financeiro e a saída de recursos do país.

 O mercado financeiro prevê que a Selic vai terminar o ano a 3% e o dólar a R$ 4,80, segundo o Boletim Focus, do BC, em edição publicada há pouco. A publicação também mostra uma redução nas estimativas para inflação e PIB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 O agronegócio é o setor que vai sair da crise com mais oportunidades, segundo a Frente Parlamentar de Agricultura. 

 A Argentina anunciou uma série de medidas para assistência a empregadores e trabalhadores das pequenas e médias empresas. O pacote inclui o pagamento de uma complementação no salário dos trabalhadores do setor privado.

EMPRESAS

 O conselho da AES Tietê rejeitou a proposta de fusão feita pela Eneva. Saiba o que pode acontecer com as empresas.

 O esforço das ações do BNDES hoje está nos setores aéreo, automotivo, varejo (excluído o segmento de alimentação), e elétrico, segundo o presidente da instituição, Gustavo Montezano. O banco avalia incluir novas prioridades 

 O setor aéreo deve sofrer impactos da crise atual pelo menos até o fim de 2023, segundo a consultoria Bain & Company. O estudo diz que fabricantes de aeronaves devem registrar uma queda significativa em suas produções nos próximos cinco anos.

 Funcionários das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil votam hoje uma proposta de corte de 30% na jornada de trabalho e nos salários, além de um novo programa de suspensão de contratos.

IMPOSTO DE RENDA

 A conta do Leão em detalhes: veja como a Receita Federal calcula o imposto de renda devido e o valor das restituições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 O Guia Definitivo do Imposto de Renda: aproveite o feriadão para preencher sua declaração e se livrar desta obrigação antes de a quarentena acabar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial com o desenho de um homem segurando um guarda chuva enquanto setas vermelhas apontam para ele, simbolizando o hedge dos investimentos 20 de maio de 2026 - 19:58

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um hedge bom, barato e que está funcionando 

20 de maio de 2026 - 19:58
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um homem de camisa azul misturando ouro e commodities em uma tigela. Há outros investimentos ao redor dele, e ele está em uma cozinha 20 de maio de 2026 - 8:45
Uma mesa de escritório antigo. Em cima há um computador de barriga e uma gelatinha com um grampeador dentro. 19 de maio de 2026 - 8:50
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 19 de maio de 2026 - 7:22

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ruído político, curva de juros aberta e um mercado mais cauteloso

19 de maio de 2026 - 7:22
18 de maio de 2026 - 8:18
banco do brasil bbas3 lula ação balanço 15 de maio de 2026 - 6:45
Imagem mostra um centro de distribuição com caminhões à sua frente, e uma estrada dourada levando até o ativo logístico. À direita estão troféus de primeiro lugar 14 de maio de 2026 - 8:55
Copa do Mudo, Brasil, Futebol, Seleção, Bola 13 de maio de 2026 - 19:52

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Jogando de igual para igual com as big techs

13 de maio de 2026 - 19:52
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 13 de maio de 2026 - 8:43
12 de maio de 2026 - 8:54
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel 12 de maio de 2026 - 7:23
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia