A vida das farmácias além do álcool em gel
O aviso na entrada da farmácia aqui perto de casa deixava claro: “não temos álcool em gel”. Ainda assim, o lugar estava lotado, com pessoas fazendo estoques de antigripais, vitaminas e até lenços de papel. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Como você deve imaginar, a cena aconteceu logo no começo da pandemia […]

O aviso na entrada da farmácia aqui perto de casa deixava claro: “não temos álcool em gel”. Ainda assim, o lugar estava lotado, com pessoas fazendo estoques de antigripais, vitaminas e até lenços de papel.
Como você deve imaginar, a cena aconteceu logo no começo da pandemia da covid-19. Menos de dois meses depois eu voltei à mesma farmácia e, para minha surpresa, estava praticamente vazia — e com álcool em gel no estoque.
Em uma primeira análise, era de se esperar que as redes de drogarias estariam entre as principais ganhadoras da crise do coronavírus.
O problema é que elas também sentiram os impactos das medidas de restrição à circulação, ainda que numa escala menor que outros ramos do varejo.
No meio da pandemia, duas empresas estrearam na B3 depois de captarem recursos de investidores em ofertas públicas de ações (IPO, na sigla em inglês): Pague Menos e d1000, do grupo Profarma.
O desempenho das novatas até aqui tem deixado a desejar (para dizer o mínimo). Já a veterana Raia Drogasil vem navegando bem pelo conturbado ano e acumula uma alta de pouco mais de 15%.
Leia Também
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
Agora com a perspectiva cada vez mais próxima de uma vacina para a covid, o que esperar das três redes de farmácias listadas na B3?
Os analistas da XP Investimentos fizeram uma análise do setor e apontaram suas ações favoritas. A Jasmine Olga conta para você quais são.
MERCADOS
• Os mercados interromperam o rali de novembro com a volta dos ruídos políticos: o dólar subiu e o Ibovespa caiu. Além de uma natural realização de lucros, declarações do presidente Jair Bolsonaro incomodaram os investidores.
• Foi dia de mais uma estreia na B3 - e de um setor muito específico. O que não impediu as ações da Aeris de dispararem 17% em seu primeiro pregão. Veja no que a empresa atua e quais os planos da companhia com o dinheiro captado no IPO.
• Cuidado com promessas de lucro garantido e sem risco em vídeos e redes sociais. De olho nos influenciadores digitais, a CVM esclareceu em quais situações a recomendação de investimentos nas redes sociais pode exigir registro na autarquia.
ECONOMIA
• Subiu, mas não empolgou. As vendas no comércio varejista registraram um aumento de 0,6% em setembro, de acordo com o IBGE. A expectativa dos analistas era para um avanço de 1,4%. Confira os dados completos.
•A Anvisa autorizou a retomada do estudo da vacina contra o coronavírus que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, conhecida como CoronaVac.
EMPRESAS
• Bolsa de Valores ‘só para baixinhos’? A rede de clínicas de depilação Espaçolaser, que tem a apresentadora Xuxa como sócia, entrou com pedido de IPO na CVM. Será que vai empolgar ou ficar no ‘beijinho, beijinho, tchau, tchau’?
• O combustível vai ficar mais caro. A Petrobras anunciou que fará um reajuste de 6% no preço da gasolina e 5% no do diesel. A alta acompanha a valorização das cotações internacionais do petróleo, como você lê nesta matéria.
COLUNISTAS
• O velho virou o novo na bolsa? A queda recente das ações de tecnologia e a retomada dos papéis “esquecidos”, como bancos e petroleiras, retomou a discussão sobre as empresas de crescimento e “valor”. O Felipe Miranda diz o que espera para ambos os grupos na coluna de hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
O CPI virou o voto de Minerva do Fed: o que o dado pode revelar sobre os próximos passos dos juros nos EUA?
8 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de setembro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY
O cenário está cada vez mais difícil para os bancos, mas ainda existem boas oportunidades para investir
4 de setembro de 2026 - 7:02O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O back to basics na bolsa, o quebra-quebra corporativo e o que mais mexe com o mercado hoje
3 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo?
2 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como a IA mexe com o futuro da Vale, a guerra no Oriente Médio e a relação entre Moraes e Vorcaro: o que mexe com seu bolso hoje
2 de setembro de 2026 - 8:06O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Internacionalização de negócios, pêndulo eleitoral e alta do petróleo: confira tudo o que agita os mercados hoje
1 de setembro de 2026 - 8:37DÉCIMO ANDAR
O elevador mudou de direção: o mau humor já está no preço dos fundos imobiliários?
30 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A pescaria do Tesouro Direto, a virada do Ibovespa em agosto e o evento do Fed nos EUA: o que você precisa ler hoje
28 de agosto de 2026 - 8:21SEXTOU COM O RUY
Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
28 de agosto de 2026 - 7:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO