Menu
2020-08-05T16:44:02-03:00
Ricardo Gozzi
Mercados hoje

Ibovespa opera em alta consistente, mas dólar sobe com comentários de Guedes

Petrobras puxa alta da bolsa na esteira do petróleo; ações do Iguatemi impulsionam shopping centers

5 de agosto de 2020
10:36 - atualizado às 16:44
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Ibovespa caminha para o fechamento desta quarta-feira apresentando uma alta consistente em meio à expectativa de que um acordo entre democratas e republicanos em torno de um pacote de estímulo à economia dos Estados Unidos possa ser costurado no Congresso norte-americano ainda esta semana.

Durante a maior parte da manhã, os investidores locais deixaram de lado as preocupações fiscais no Brasil, em especial as discussões referentes à reforma tributária e à prorrogação do auxílio-emergencial, e foram às compras depois de um início de semana ruim no mercado brasileiro de ações.

Entretanto, o índice saiu das máximas e o dólar passou a subir no início da tarde depois de o governo ter sinalizado que pretende insistir na criação de um novo imposto sobre transações eletrônicas, mas a alta seguiu consistente, em linha com Wall Street. Por volta das 16h40, o Ibovespa operava em alta de 1,79%, a 103.026 pontos.

O movimento de alta foi impulsionado principalmente por fatores externos, afirma o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira. "Existe uma possibilidade real de acordo sobre o pacote de estímulo à economia norte-americana", observou ele.

Em termos locais, prosseguiu Vieira, a perspectiva de um novo corte de juro pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) na reunião que termina depois do fechamento do mercado acionário nesta quarta-feira estimulou o Ibovespa a seguir subindo.

A alta do índice é puxada pelo avanço acentuado das ações ON e PN da Petrobras (PETR3 e PETR4). Ambas sobem mais de 6% na esteira da alta do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais por causa da queda nos estoques estratégicos dos EUA.

As ações PN da Gerdau (GGBR4) subiam cerca de 6% com analistas avaliando que a siderúrgica apresentou dados fortes para o segundo trimestre de 2020, considerando-se que o Brasil enfrentou no período o pior momento econômico da pandemia do novo coronavírus até agora.

Já o balanço do Iguatemi (IGTA3) puxou consigo todo o setor de shopping centers. Analistas esperavam um impacto mais forte da pandemia sobre a empresa. Tal entendimento impulsiona os papéis ON do Iguatemi e de seus pares no Ibovespa.

Dólar e juro

O dólar, por sua vez, passou a subir no início da tarde com a proximidade da decisão do Copom e depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, ter afirmado que o governo tem pela frente um esforço de reindustrialização com juros mais baixos, impostos mais simples e câmbio mais alto.

Apesar disso, o déficit maior que o esperado da balança comercial dos EUA e os dados mistos de criação de empregos no setor privado norte-americano impedem a moeda de ir muito além.

Por volta das 16h40, o dólar era cotado a R$ 5,29 (+0,2%).

Os contratos de juros futuros, por sua vez, fecharam em alta acompanhando o dólar apesar da expectativa de um novo corte na taxa Selic ao término da reunião de política monetária do Copom.

Confira os principais vencimentos:

  • Janeiro/2021: de 1,913% para 1,955%;
  • Janeiro/2022: de 2,742% para 2,770%;
  • Janeiro/2023: de 3,763% para 3,810%;
  • Janeiro/2025: de 5,283% para 5,350%.
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

É dia de feira?

Maia diz que meta flexível em 2021 é ‘jabuticaba brasileira”

O governo resolveu abandonar uma meta fixa de resultado primário no ano que vem.

A queridinha de Wall Street

Ações da Tesla, de Elon Musk, sobem forte após recomendação do Goldman Sachs

A forte alta anual dos papéis ganhou ainda mais força depois da inclusão da Tesla no S&P 500, a partir de 21 de dezembro.

em busca de recursos

Empresas do agronegócio se preparam para ir à Bolsa; veja candidatas

Seis empresas do segmento já entraram com o pedido na CVM; setor, que há tempos sustenta o PIB brasileiro, vinha distante das ofertas de ações

OTIMISMO

Guedes admite PIB um pouco abaixo do esperado, mas vê economia voltando

Resultado leva Ministério da Economia a defender fim dos auxílios emergenciais adotados durante a pandemia

efeito pandemia

Crise longe do fim? 6 pontos para entender o PIB do terceiro trimestre

Economia cresceu 7,7% no período, segundo o IBGE, abaixo do esperado pelo mercado financeiro – que ignora o resultado no pregão desta quinta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies