Você provavelmente já ouviu a frase que diz: "o trabalho é a sua segunda casa". De fato, é no ambiente profissional que passamos a maior parte do nosso dia, e isso pode dizer muito sobre nossos hábitos e nossa qualidade de vida.
Minha avó sempre dizia que a vida é uma só e é muito curta para perder tempo com coisas que te fazem mal. E quando estamos falando de trabalho, essa máxima se encaixa perfeitamente com os conselhos de um dos homens mais ricos do mundo. Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e que acumulou uma fortuna invejável de mais de US$ 80 bilhões, tem uma ideia muito clara sobre como viver uma vida feliz: trabalhar com as pessoas que gosta.
Você pode até pensar "ah, mas é muito fácil trabalhar com quem você gosta com uma fortuna no banco e uma empresa na mão". Mas saiba que essa ideia de Buffett não vem de hoje.
A primeira vez que o magnata falou em relações profissionais foi em uma palestra de 1998 para estudantes de MBA da Universidade da Flórida. Lá, Warren Buffett foi questionado sobre o que ele faria para viver uma vida mais feliz se tivesse uma segunda chance.
A resposta do bilionário foi essa: "a maneira de fazer isso é fazer algo que você possa desfrutar a vida inteira e estar associado às pessoas que você gosta. Eu trabalho apenas com as pessoas que eu gosto".
Warren Buffett também disse que negaria a proposta de ganhar US$ 100 milhões com uma pessoa que faz seu estômago revirar. "É muito parecido com casar por dinheiro".
Se você parar para refletir, são grandes as chances de você estar desenvolvendo algum tipo de relação tóxica dentro do seu trabalho, seja mantendo um cliente que você não gosta ou trabalhando para um chefe que é uma péssima pessoa.
Aí você deve estar pensando: "mas o que meu bolso tem a ver com isso?". Esse tipo de relação profissional não afeta apenas a sua qualidade de vida fora do trabalho, mas também o seu desempenho profissional e suas chances de se desenvolver financeiramente.
Pensando em termos financeiros, Warren Buffett também já deu alguns conselhos sobre relações profissionais. Em uma conversa de 2017 com o bilionário Bill Gates, na Columbia University, o magnata afirmou que "você se moverá na direção das pessoas com as quais se associa. Portanto, é importante associar-se com pessoas que são melhores que você".
Um pouco de ciência
Você pode até pensar que as palavras de Buffett não passam de "blá-blá-blá" e que isso não se aplica ao seu desenvolvimento. Um estudo da Universidade de Harvard, por exemplo, apontou que não desenvolver amizades íntimas é tão prejudicial à saúde quanto fumar.
Além disso, outras pesquisas também apontaram que cada vez mais os relacionamentos são fatores decisivos para a nossa saúde. É aquela ideia de que somos a média das cinco pessoas mais próximas a nós no dia-a-dia.
Seja por Warren Buffett ou pelas pesquisas, não esqueça que seu sucesso profissional, e sobretudo financeiro, também está relacionado aos seus hábitos e suas relações.
*Com informações da Business Insider.