Nos dias atuais, a tecnologia é uma grande aliada no dia-a-dia e conquista os usuários pela sua capacidade de realizar tarefas simples de forma rápida e prática. Os carros da Tesla, do excêntrico bilionário Elon Musk, são conhecidos pela possibilidade de destrancar o veículo sem chaves, usando apenas um aplicativo de celular. A dispensa da necessidade do uso de chaves pode até ser tentadora, mas nem sempre funciona da forma correta.
Nesta quarta-feira (04), o servidor utilizado pelo aplicativo da empresa apresentou problemas e deixou muita gente trancada para fora do seus veículos de seus veículos.
A saída encontrada pelos clientes da marca foi recorrer ao Twitter para reclamar. “Tesla, seu servidor está desconectado para manutenção e estamos trancados para fora do carro. Qual é sua estimativa de tempo?”, questionou um usuário, que posteriormente disse que o servidor voltou a funcionar normalmente após três horas e meia.
O bloqueio por aplicativo não é a única opção disponível. Os carros da Tesla também possuem chaves. Uma das recomendações da empresa é que os clientes andem sempre com a chave, para casos onde o smartphone apresente algum defeito. A empresa de Elon Musk confirmou que o servidor do app apresentou problemas, e disse que os defeitos foram solucionados rapidamente.
O bloqueio inteligente é apenas uma das tecnologias dos carros da Tesla. A empresa também investe em veículos autônomos e desde 2016 está desenvolvendo um chip de direção automática. Há algum tempo, Elon Musk está prometendo veículos totalmente autônomos, nos quais será possível, segundo ele, até dormir no assento frontal enquanto o veículo guia sozinho. Atualmente, os carros da empresa ainda precisam de intervenção humana e não são considerados totalmente autônomos de acordo com os padrões da indústria. Empresas como a Alphabet, dona do Google, e o Uber, também apostam em carros autônomos.
*Com Estadão Conteúdo