Menu
2019-06-02T23:34:55-03:00
Marina Gazzoni
Marina Gazzoni
CEO do Seu Dinheiro. É CFP® (Certified Financial Planner). Tem graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais no Instituto Educacional BM&FBovespa. Foi Diretora de Conteúdo e editora-chefe do Seu Dinheiro, editora de Economia do G1 e repórter de O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e do portal IG.
INVESTIDOR-ANJO

Onde estão os tubarões? Conheça as 12 empresas que João Appolinário, dono da Polishop, investiu no Shark Tank

O empresário busca empresas que tragam soluções e sejam lideradas por pessoas que têm o perfil de empreendedor.

3 de junho de 2019
6:01 - atualizado às 23:34
Tubarão
Tubarão - Imagem: Shutterstock

Uma startup tenta vender seu peixe para investidores em busca de dinheiro e orientação dos tubarões para fazer seu negócio decolar. Nada mais é o do que o "pitch", famoso entre as startups que buscam investidores-anjos ou mesmo fundos de venture capital como sócios de seus negócios. A diferença é que tudo é transmitido em um reality show na TV, o Shark Tank. No programa, empresários podem criticar abertamente os empreendedores - ou comprar uma fatia de suas empresas na hora.

Um dos tubarões do programa é João Appolinário, dono da Polishop. Ele já investiu em 14 empresas, fechou duas e investiu R$ 14 milhões nesses negócios (veja lista abaixo).

Um dos motivos para entrar no programa é mudar a imagem do empresário brasileiro. "A imagem do empresariado é muito ruim no país. Aparecem na TV apenas casos negativos, como desvios de recursos do BNDES. A grande maioria dos empresários é gerador de emprego, renda, paga impostos e fomenta o empreendedorismo no Brasil".

Outra razão é poder ajudar os novatos no mundo dos negócios. Filho de um dono de concessionárias de carros no ABC Paulista, Appolinário quis empreender e começar seu próprio negócio.

"Nem todo mundo teve pai empreendedor, como eu, para te dar orientação no começo. O dinheiro é o de menos, o melhor que eu posso fazer é orientar."

Qual empresa vale a pena?

Um primeiro filtro vem da apresentação da empresa, do seu produto e do modelo de negócio. "Você precisa colocar uma simplicidade mesmo em coisas complicadas. Se precisar explicar muito, tem um problema."

Além de uma boa ideia, ele busca empresas com boas lideranças.

"Tem gente que empreende porque cansou de ter patrão. Mas como empreendedor você tem uma responsabilidade que te acompanha o tempo todo. É preciso ter perfil pra isso. Ser empreendedor é ter  atitude, enxergar a oportunidade e aceitar correr risco."

Appolinário fez os investimentos como pessoa física e está constituindo um fundo para agrupar as participações. Os negócios têm estrutura próprio e o empresário e sua equipe auxiliam na parte estratégica.

Veja quais são as empresas do Shark Tank que receberam o investimento de Appolinário. As informações sobre os negócios foram repassados à reportagem pela assessoria do empresário.

Goleiro de Aluguel

É a primeira plataforma de aluguel de goleiros do Brasil, com mais de 3000 alugueis por mês. Plataforma cresce 10% ao mês e tem um e-commerce que conta com patrocínio da marca de luvas esportivas Poker.

Kuba

Empresa de fone de áudio de alto padrão. É um produto de nicho para apreciadores de música. A venda no e-commerce e lojas especializadas empresa cresceu com média de 75% ao mês em 2018.

Getmore

Plataforma de cashback. Já atende clientes como o Next, o banco digital do Bradesco, e a Unilever. O potencial é oferecer os serviços para empresas que busquem sistemas de fidelização.

Sagrado

Padaria gourmet que nasce para entregar pães dentro de condomínios em Alphaville. Tem uma flagship store e está vendendo franquias. A empresa usa matérias-primas importadas da França para fazer seus pães.

Flex interativa

Empresa de realidade aumentada. Entrega solução que mistura o ambiente físico com digital utilizando muita criatividade. Empresa consegue animar desde um rótulo de um produto, até um painel de mídia indoor um anúncio em mídia impressa. Suas animações sempre visam melhorar e transformar a experiência de compra do usuário. Empresa vem crescendo mês a mês e já tem clientes grandes, como a Nestlé.

Mega

Diferencial é entrega de serviços de beleza de salão premium com preços acessíveis. Foco está no treinamento dos profissionais e nos processos bem definidos. Começou com duas lojas e planeja chegar ao fim do ano com 10 salões abertos, no mínimo. As unidades abrem lotadas, as pessoas descobriram que é possível pagar barato e ter cabelo capa de revista. Salão, em breve, vai mudar de nome.

Nutfree

Empresa de alimentos saudáveis sediada em Curitiba. Graças a mentoria e ao investimento é uma empresa hoje dona de uma indústria nova e um crescimento de 160% no seu faturamento. Seus alimentos resolvem o problema de celíacos, diabéticos, hipertensos, veganos e pessoas que buscam alimentação mais saudável.

Rio Claro

Empresa que está desenvolvendo a primeira plantação de lúpulo do Brasil. Graças ao investimento em tecnologia, está perto de conseguir colher a primeira safra de lúpulo no hemisfério sul do mundo. O objetivo é fornecer lúpulo para microcervejarias, empresas farmacêuticas e industrias de dermocosméticos.

Vale Formoso Jabuticabas

A empresa vende jabuticabas que são oriundas de plantas recuperadas com infraestrutura de plantio restaurada. Esta empresa busca encontrar valor nos ativos que já existem em pequenas fazendas, afim de criar novas linhas de receita em propriedades pequenas.

Poppin

Date app, aplicativo de namoro com mais de 500 mil usuários. Foi o primeiro a fazer links entre pessoas e eventos e assim aumentar as chances de um encontro. Agora trabalham para tornar mais interativa a forma de utilizar o aplicativo.

Moradigna

Empresa que promove pequenas reformas em casas de comunidades de baixa renda, a fim de minimizar problemas de insalubridade e saneamento básico.

Projer

Empresa que desenvolveu um equipamento para ser utilizado em cadeirinha de bebês. As soluções buscam aumentar a segurança e prevenir que os pais esqueçam seus filhos dentro do carro. Este equipamento aciona o alarme do carro e buzina para que chame a atenção. Além disso, sensores avisam se a temperatura ou o som do carro estão inadequado para o bebê.

Vídeo: Por dentro da Polishop

Apesar de investir em novas empresas, o grande negócio de Appolinário é mesmo a Polishop. Veja vídeo abaixo sobre a empresa:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Mais uma opção

Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V

Neste domingo, Anvisa se reunirá para tratar de pedidos para uso de vacinas CoronaVac e a da AstraZeneca/Oxford

Seguro obrigatório

Pagamento de indenizações do DPVAT passa a ser feito pela Caixa

Banco agora é o responsável pela gestão dos recursos do seguro e pelo pagamento das indenizações. A medida começa a valer a partir desta segunda-feira

Sinal verde

Bolsonaro não deve mais barrar a Huawei no leilão do 5G no Brasil

Segundo fontes do Palácio do Planalto e do setor de telecomunicações, o banimento da empresa chinesa provocaria um custo bilionário com a troca dos equipamentos

Impasse

Guedes monta operação ‘apara arestas’ para manter Brandão à frente do Banco do Brasil

Por enquanto, o presidente do BB está no “limbo” na avaliação de funcionários do próprio banco, sem uma manifestação pública do presidente e de Guedes

IPO

Espaçolaser pode arrecadar até R$ 3 bilhões em estreia na B3

Maior rede de clínicas de depilação do País lançou ontem sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês)

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies