Menu
2019-06-14T09:53:37-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
fala maia

‘É preciso entender que o relator foi ao limite’, diz Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao Estado que votar reforma no plenário depende da capacidade de mobilização dos líderes partidários

14 de junho de 2019
9:10 - atualizado às 9:53
Rodrigo Maia
Rodrigo Maia - Imagem: André Dusek/Estadão Conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, disse que o relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP), foi "ao limite" no seu parecer.

Na quinta-feira, 13, o relatório do projeto foi apresentado na comissão especial, depois de muita expectativa criada. Agora, os olhos de todos se voltam para a votação da reforma na comissão e no plenário da Câmara dos Deputados.

Conforme contou o Eduardo Campos por aqui, no cenário menos agradável, o texto só começa a ser debatido em plenário em agosto. De qualquer forma, Maia agora faz uma avaliação do que aconteceu ontem na comissão. Confira os principais trechos da entrevista.

Como o sr. avalia o parecer que foi apresentado à comissão?
Foi uma demonstração de capacidade de articulação do relator. Aprovar um texto não depende das suas convicções, mas da capacidade do relator de construir maioria. Acho que fez isso muito bem.

Qual o risco de desidratação a partir de agora? Falam em mexer ainda mais no texto, o que pode reduzir a economia em mais R$ 150 bilhões?
Não acredito. Espero que todos compreendam que o relator foi ao limite. Qualquer mudança será uma sinalização ruim e vai reduzir a possibilidade de o Brasil voltar a crescer, gerar empregos e reduzir os juros básicos para um patamar histórico, na faixa dos 5% ao ano (hoje, está em 6,5% a.a.).

É possível votar no plenário antes do recesso de julho?
Eu gostaria. Vai depender da capacidade de mobilização dos líderes partidários com os seus deputados para encerrar o debate até o dia 25. Agora é garantir o que está no texto e trabalhar para construir o acordo com os governadores para que Estados e municípios voltem à reforma.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

seu dinheiro na sua noite

A vingança das sardinhas

Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você. No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como […]

balanço

Pix movimenta R$ 11,8 bilhões na primeira semana de operação

Volume considera as transações realizadas entre o dia 16 de novembro, início da ferramenta, até ontem, dia 22

ainda não é oficial

Biden deve nomear Janet Yellen como secretária do Tesouro, diz jornal

Se confirmada pelo Senado, Janet Yellen será a primeira mulher a assumir a função; bolsas subiram com a notícia

fim do dia

Tudo para cima: Ibovespa fecha em alta com vacina de Oxford 70% eficaz, enquanto risco fiscal pressiona dólar e juros

Principal índice da B3 fecha no maior patamar desde 21 de fevereiro e acumula ganhos de 14% em novembro. Paralisia com reformas e crescente dívida pública instigam alta da moeda americana

Corrida contra o tempo

Moody’s: vacinação em massa tem potencial significativo de melhora do PIB global

Hoje foi a vez da AstraZeneca, que seguiu as farmacêuticas Moderna e Pfizer nas semanas anteriores, todas com eficácia na casa dos 90%.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies