Menu
2019-04-10T10:56:06-03:00
Estadão Conteúdo
menos barris

Opep reduz produção de petróleo em ritmo mais acentuado em março

Em relatório mensal divulgado nesta quarta-feira, organização informou que a produção de seus integrantes caiu 534 mil barris por dia (bpd) no mês passado, para uma média de 30,02 milhões de bpd

10 de abril de 2019
10:55 - atualizado às 10:56
Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) continuou reduzindo sua produção em março e em ritmo mais acentuado do que no mês anterior.

Em relatório mensal divulgado nesta quarta-feira, a Opep informou que a produção de seus integrantes caiu 534 mil barris por dia (bpd) no mês passado, para uma média de 30,02 milhões de bpd. Em fevereiro, o corte na oferta do cartel havia sido de apenas 221 mil bpd.

A queda se deveu principalmente ao resultado da Arábia Saudita, cuja oferta diminuiu 324 mil bpd em março, a 9,794 milhões de bpd. Houve reduções também na produção da Venezuela e Irã, que estão sob sanções dos Estados Unidos, e no Iraque. Por outro lado, Líbia, Congo e Nigéria ampliaram sua produção no último mês.

No fim do ano passado, a Opep e aliados liderados pela Rússia decidiram reduzir sua oferta combinada em 1,2 milhão de bpd durante a primeira metade de 2019, como parte de uma estratégia para conter a produção global excessiva e impulsionar os preços do petróleo. A Opep se responsabilizou por um corte de 800 mil bpd e os aliados, pelos demais 400 mil bpd.

Segundo o documento de hoje, porém, a oferta global teve redução de apenas 140 mil bpd em março, a 99,26 milhões de bpd, uma vez que a produção fora da Opep aumentou 390 mil bpd no mês passado, impulsionada principalmente pelos resultados dos Estados Unidos e do Brasil.

Para o crescimento da demanda global por petróleo deste ano, a Opep cortou sua previsão de 1,24 milhão de bpd para 1,21 milhão de bpd, para o total de 99,91 milhões de bpd.

O documento da Opep também aponta que os estoques comerciais de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sofreram baixa de 18,3 milhões de barris em fevereiro ante o mês anterior, a 2,863 bilhões de barris. O resultado ficou cerca de 7,5 milhões de barris superior à média dos últimos cinco anos - que é uma métrica de estabilidade do mercado de petróleo - e também 7 milhões de barris acima do nível de um ano antes.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Entrevista

‘Desemprego alto e déficit público nos deixam cautelosos’, diz presidente da Whirlpool

CEO da fabricante das marcas Consul e Brastemp diz estar cauteloso para investir em produção e em relação à sustentabilidade da demanda, por conta de desemprego e da situação fiscal

Mercadores da noite

Bolsa, dólar e juros subindo: qual dos três está mentindo?

Quando a Bolsa, o dólar e as taxas de juros estão subindo ao mesmo tempo, um dos três está mentindo – qual deles será e o que fazer?

Infraestrutura

Novo marco legal para ferrovias vai a votação no Senado na próxima semana

Legislação promete organizar regras do setor e permitir novos formatos para a atração de investimentos privados

Telecomunicações

Operadoras cobram transparência do governo na definição da tecnologia 5G

Teles se dizem preocupadas com as “incertezas” relativas ao processo, depois de governo sinalizar banimento da chinesa Huawei

Recorde

Estrangeiros põem R$ 30 bilhões na bolsa brasileira em novembro

Trata-se de recorde de entrada de recursos estrangeiros em um mês, impulsionado pela migração de recursos para bolsas emergentes; movimento por aqui, porém, pode ser passageiro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies