🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Qual é o melhor seguro para comprar agora? As pessoas mudam?

Eu me defino liberal. Isso tanto na esfera econômica quanto no escopo dos costumes. O liberalismo não é, para mim, apenas uma prescrição de política econômica. Trata-se também de uma filosofia moral e de uma proposta ética que valoriza o indivíduo e suas escolhas acima de grupos específicos (de qualquer natureza) ou do interesse do Estado.

15 de abril de 2019
10:58 - atualizado às 13:33
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

“Deixe os mortos enterrarem seus mortos.” Segundo o Evangelho de Mateus, capítulo 8, versículo 22, essa teria sido a resposta de Jesus ao pedido de um homem que, antes de segui-Lo, gostaria de sepultar seu pai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é a única passagem dentro do Evangelho de Mateus em que Jesus parece desafiar o conceito mais tradicional de família. No capítulo 12, versículos 48-50, há outro trecho interessante.

Avisado da presença de sua mãe e de seus irmãos quando falava à multidão, Jesus teria respondido: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. Apontando para todos os presentes, completaria: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos”.

Juntando os dois momentos, vê-se Jesus valorizando o indivíduo acima dos grupos e das instituições, ao mesmo tempo em que alarga o conceito de família.

De acordo com Jacob Neusner no livro “A Rabbi Talks with Jesus”, há algumas situações em que Cristo flerta com desafios ao Quarto Mandamento, que comanda honrar pai e mãe. Contardo Calligaris tem posição semelhante e identifica certa confusão naqueles que ligam a valorização da família (em seu conceito estrito) ao Cristianismo — o tema foi alvo de parte de sua palestra na sexta-feira à noite, a que assisti com grande interesse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interpretações

Talvez sejam interpretações duras com as quais não necessariamente eu concorde. Mas, de certo, há algo pertinente aí: Jesus parecia ser liberal e universalista. Valorizava a vocação e as liberdades individuais, acima de grupos e instituições. O Deus cristão é para todos, não somente o Deus de um povo ou de outro, o que inclusive é uma novidade diante de religiões mais antigas.

Leia Também

Se você conecta os pontos, nota certa contradição nos autoproclamados cristãos nacionalistas. O cristianismo é necessariamente universal. Também não acho que possa haver liberal nacionalista, porque, para um liberal de fato, o indivíduo está acima do Estado-nação.

Eu me defino liberal. Isso tanto na esfera econômica quanto no escopo dos costumes. O liberalismo não é, para mim, apenas uma prescrição de política econômica. Trata-se também de uma filosofia moral e de uma proposta ética que valoriza o indivíduo e suas escolhas acima de grupos específicos (de qualquer natureza) ou do interesse do Estado. Como tal, precisa ser universal, tanto para fronteiras geográficas quanto para humanitárias.

Assim me declaro um liberal/liberal; não liberal com ressalvas. Para mim, dentro da lei, do respeito à rês-pública e da capacidade de também enxergar seus limites a partir da liberdade e do território do outro, vale tudo. Sempre com proteção, é claro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tentativa deste texto é de ligar a discussão do liberalismo com a necessidade de se ter proteções no portfólio. E, mais especificamente, com qual proteção você deve montar agora.

O encontro

Começamos o dia com a notícia de que Paulo Guedes se encontra hoje com Jair Bolsonaro. Ao que parece, será a conversa para “consertar tudo”, nas palavras do ministro, em referência, claro, à decisão do final da semana passada de impedir o aumento do preço do diesel.

Conforme falei no grupo de Telegram dos assinantes da série Palavra do Estrategista na sexta-feira à tarde, acredito numa resolução para o caso específico. Tomada de forma intempestiva e atabalhoada, a decisão encontraria, cedo ou tarde, alguma solução menos dura à Petrobras.

É curioso como a proposta de selar a paz entre o liberalismo de Guedes e o intervencionismo de Bolsonaro tenha acontecido justamente no Domingo de Ramos. O jumento em que Jesus entra montado em Jerusalém é um símbolo de humildade e pacifismo, em oposição ao cavalo, mais opulento e beligerante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema, para mim, não é tanto a questão em si — de novo, acho que haverá solução melhor para a Petrobras do que aquela com a qual fomos dormir na sexta-feira. E, sim, acho que as ações podem ter aberto uma interessante oportunidade de compra.

Contudo, resgate-se uma fonte de preocupação importante, de origem e essência desse governo: o quanto a conversão liberal do presidente Jair Bolsonaro é, de fato, para valer? Seria ele realmente fiel aos preceitos do liberalismo ou carregaria ainda as raízes intervencionistas do velho Bolsonaro? Conseguimos mesmo abandonar a fé em deuses antigos e registrar-nos no paganismo do livre mercado?

Dificuldades

A dificuldade é grande, porque saímos do modelo desenhado para a Petrobras, já bastante complexo e em si uma cama de Procusto, para modelarmos o homem. E, me desculpem, o homem é “imodelável”.

Não estamos aqui no campo da racionalidade econômica estrita. Não se trata de perguntar quanto o congelamento do preço do diesel anunciado na sexta-feira interfere no modelo de fluxo de caixa descontado para o preço-alvo de Petrobras — ali em torno de 35 reais por ação. O questionamento subjacente e relevante me parece ser: as pessoas mudam?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro que uma ou outra coisinha na superfície podemos alterar. Melhora daqui, piora dali, troca seis por meia dúzia em adereços estéticos. Mas e a essência? Podemos mudar a nossa alma?

Não tenho resposta.

Otimismo

No geral, sigo otimista com o momento do ciclo nos mercados brasileiros. Para mim, trata-se mais de uma imposição das condições materiais do que propriamente da convicção pessoal do presidente. Com efeito, era justamente essa a tese do que chamei de “O Segundo Mandato Temer”, em que, a despeito de quem fosse o rosto a compor a foto presidencial junto à faixa diagonal verde e amarela cruzando o peito, necessariamente veríamos o pêndulo político-econômico-social migrando do espectro da esquerda intervencionista para a direita liberal.

Mesmo depois da trapalhada de sexta, reitero o diagnóstico. Contudo, o acontecimento serviu para lembrar-nos do óbvio (tudo é óbvio depois que acontece): este governo é frágil. Seja pelo ímpeto do presidente, seja pela sua falta de convicção, seja pela sua falta de conhecimento em economia (acompanhada de sua pronta capacidade de agir sobre economia sem consultar quem conhece), seja pela resistência do Congresso em aceitar a “nova política” (seja lá o que isso queira dizer), seja pelo temor de que o ministro da Economia, cedo ou tarde, antes ou depois da Previdência, venha a se cansar das destemperadas ingerências políticas ou da relação pitoresca (para usar um eufemismo) com o Congresso — ele próprio parece saber de seu temperamento mercurial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual decisão pragmática tomar diante desse contexto?

A resposta parece passar por um portfólio mais líquido, mais diversificado e com mais proteções, ainda que inclinado ao otimismo com ativos de risco.

A ideia é colocar pouco dinheiro (aquele que você topa perder) e saber que, isoladamente, envolve bastante risco (toda opção fora do dinheiro envolve alto risco). Ao mesmo tempo, por mais contraditório que possa parecer, significa importante redução de risco quando considerado dentro de um portfólio com grande posição em Bolsa e em juros longos, conforme temos defendido. A defesa aqui é a mesma de sempre: foco na gestão do portfólio como um todo, no “asset allocation”, não somente neste ou naquele ativo em particular. É justamente a alocação de recursos diligente, diversificada e balanceada que vai gerar uma sólida construção patrimonial no longo prazo. O resto é tentativa irresponsável de ressurreição financeira, em ramos do paganismo charlatão.

Mercados

Mercados iniciam a semana próximos do zero a zero. Há grande expectativa sobre resultado de reunião entre Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a questão do aumento do diesel, ao mesmo tempo em que se repercute novo dado abaixo do esperado da atividade doméstica — IBC-Br apontou queda de 0,73 por cento, contra expectativa de recuo de 0,31 por cento. IGP-10, por sua vez, marcou inflação de 1 por cento em abril, acima do 0,87 por cento projetado. Relatório Focus completa a agenda macro brasileira. Nos EUA, sai Empire State Index.

Vencimento de opções sobre ações pode trazer dose adicional de volatilidade ao segmento Bovespa, bem como notícias sobre a tramitação da reforma da Previdência na CCJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa Futuro sobe 0,3 por cento; dólar e juros futuros avançam ligeiramente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
REFÚGIO MILIONÁRIO

Quer ser vizinho do Bill Gates? Veja quanto custa a casa colocada à venda pelo fundador da Microsoft

10 de fevereiro de 2026 - 15:37

Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo

BC INDEPENDENTE

Em ano eleitoral, Motta blinda autonomia do BC e descarta aumento de impostos para 2026

10 de fevereiro de 2026 - 14:04

O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC

CEO CONFERENCE 2026

Com recordes no Ibovespa e dólar em queda, Haddad cutuca mercado: “quem não acreditou na gestão perdeu dinheiro”

10 de fevereiro de 2026 - 12:15

Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo

SÓ DEU ELA

Lotofácil começa semana com 2 vencedores mais perto do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões hoje

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.

POLÍTICA MONETÁRIA

Presidente do BC prega cautela nos juros e fala sobre Master: “não há regra que proíba captar acima do CDI”

9 de fevereiro de 2026 - 17:16

Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica

QUEM PAGA A CONTA

FGC deve votar proposta para recuperar R$ 50 bilhões perdidos com o caso Master, diz jornal

9 de fevereiro de 2026 - 10:00

A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.

LOTERIAS

Com R$ 47 milhões em jogo, Mega-Sena promete o prêmio mais alto da semana, mas outras loterias também oferecem valores milionários

9 de fevereiro de 2026 - 7:36

Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.

TAÇA VAZIA

Crise do vinho na Argentina: consumo cai mais de 20% — e o principal motivo não é a economia do país

8 de fevereiro de 2026 - 16:03

Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa

DINHEIRO NO BOLSO

JHSF (JHSF3), BTG Pactual (BPAC11) e outras quatro empresas distribuem dividendos esta semana; veja quem pode receber

8 de fevereiro de 2026 - 15:06

Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3

ENTRE JUROS E ELEIÇÕES

Estrangeiro impulsiona Ibovespa, mas institucional não compra a tese e foge da bolsa brasileira; entenda o desânimo dos investidores

8 de fevereiro de 2026 - 13:16

Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões

LOTERIAS

A sorte saiu da sala: loterias encalham, e prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 47 milhões; confira os sorteios da segunda-feira

8 de fevereiro de 2026 - 11:02

A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608

FUTUROLOGIA

Utopia ou distopia? Como seria a vida sem trabalho nem dinheiro sugerida por Elon Musk

8 de fevereiro de 2026 - 9:57

Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências

SORTE GRANDE

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões neste sábado; confira como apostar

7 de fevereiro de 2026 - 17:02

Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta

TORNOZELEIRA ELETRÔNICA?

MP denuncia Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, por esquema de propinas; valor pago por varejistas é de R$ 1 bilhão

6 de fevereiro de 2026 - 11:25

Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica

BRILHOU SOZINHA

Mega-Sena desencalha, sai pela 1ª vez desde a Mega da Virada e vencedor leva mais de R$ 141 milhões sozinho; Lotofácil tem dezenas de ganhadores

6 de fevereiro de 2026 - 7:03

Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.

SOB ESCRUTÍNIO

Por que Fictor entrou na mira da Polícia Federal após tentativa frustrada de comprar o Banco Master

5 de fevereiro de 2026 - 18:22

Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação

ADEUS, BRASIL?

Fugindo da instabilidade? Brasil é o país que mais perdeu milionários em 2025

5 de fevereiro de 2026 - 14:26

Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025

EXPLOSÕES SOLARES

Sol entra em fase rara de explosões e Terra passa a ser monitorada de perto

5 de fevereiro de 2026 - 11:53

Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.

INDESTRUTÍVEL

Guerras nucleares, raios gama ou asteroides caindo do céu: esse é o único animal que sobreviveria ao fim do mundo

5 de fevereiro de 2026 - 10:28

Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados

ROUBOU A CENA

Lotomania faz 3 milionários, mas seriam 5 se…; Lotofácil acumula e Mega-Sena pode pagar mais de R$ 140 milhões hoje

5 de fevereiro de 2026 - 7:32

A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar