🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Qual é o melhor seguro para comprar agora? As pessoas mudam?

Eu me defino liberal. Isso tanto na esfera econômica quanto no escopo dos costumes. O liberalismo não é, para mim, apenas uma prescrição de política econômica. Trata-se também de uma filosofia moral e de uma proposta ética que valoriza o indivíduo e suas escolhas acima de grupos específicos (de qualquer natureza) ou do interesse do Estado.

15 de abril de 2019
10:58 - atualizado às 13:33
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

“Deixe os mortos enterrarem seus mortos.” Segundo o Evangelho de Mateus, capítulo 8, versículo 22, essa teria sido a resposta de Jesus ao pedido de um homem que, antes de segui-Lo, gostaria de sepultar seu pai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é a única passagem dentro do Evangelho de Mateus em que Jesus parece desafiar o conceito mais tradicional de família. No capítulo 12, versículos 48-50, há outro trecho interessante.

Avisado da presença de sua mãe e de seus irmãos quando falava à multidão, Jesus teria respondido: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. Apontando para todos os presentes, completaria: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos”.

Juntando os dois momentos, vê-se Jesus valorizando o indivíduo acima dos grupos e das instituições, ao mesmo tempo em que alarga o conceito de família.

De acordo com Jacob Neusner no livro “A Rabbi Talks with Jesus”, há algumas situações em que Cristo flerta com desafios ao Quarto Mandamento, que comanda honrar pai e mãe. Contardo Calligaris tem posição semelhante e identifica certa confusão naqueles que ligam a valorização da família (em seu conceito estrito) ao Cristianismo — o tema foi alvo de parte de sua palestra na sexta-feira à noite, a que assisti com grande interesse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interpretações

Talvez sejam interpretações duras com as quais não necessariamente eu concorde. Mas, de certo, há algo pertinente aí: Jesus parecia ser liberal e universalista. Valorizava a vocação e as liberdades individuais, acima de grupos e instituições. O Deus cristão é para todos, não somente o Deus de um povo ou de outro, o que inclusive é uma novidade diante de religiões mais antigas.

Leia Também

Se você conecta os pontos, nota certa contradição nos autoproclamados cristãos nacionalistas. O cristianismo é necessariamente universal. Também não acho que possa haver liberal nacionalista, porque, para um liberal de fato, o indivíduo está acima do Estado-nação.

Eu me defino liberal. Isso tanto na esfera econômica quanto no escopo dos costumes. O liberalismo não é, para mim, apenas uma prescrição de política econômica. Trata-se também de uma filosofia moral e de uma proposta ética que valoriza o indivíduo e suas escolhas acima de grupos específicos (de qualquer natureza) ou do interesse do Estado. Como tal, precisa ser universal, tanto para fronteiras geográficas quanto para humanitárias.

Assim me declaro um liberal/liberal; não liberal com ressalvas. Para mim, dentro da lei, do respeito à rês-pública e da capacidade de também enxergar seus limites a partir da liberdade e do território do outro, vale tudo. Sempre com proteção, é claro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tentativa deste texto é de ligar a discussão do liberalismo com a necessidade de se ter proteções no portfólio. E, mais especificamente, com qual proteção você deve montar agora.

O encontro

Começamos o dia com a notícia de que Paulo Guedes se encontra hoje com Jair Bolsonaro. Ao que parece, será a conversa para “consertar tudo”, nas palavras do ministro, em referência, claro, à decisão do final da semana passada de impedir o aumento do preço do diesel.

Conforme falei no grupo de Telegram dos assinantes da série Palavra do Estrategista na sexta-feira à tarde, acredito numa resolução para o caso específico. Tomada de forma intempestiva e atabalhoada, a decisão encontraria, cedo ou tarde, alguma solução menos dura à Petrobras.

É curioso como a proposta de selar a paz entre o liberalismo de Guedes e o intervencionismo de Bolsonaro tenha acontecido justamente no Domingo de Ramos. O jumento em que Jesus entra montado em Jerusalém é um símbolo de humildade e pacifismo, em oposição ao cavalo, mais opulento e beligerante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema, para mim, não é tanto a questão em si — de novo, acho que haverá solução melhor para a Petrobras do que aquela com a qual fomos dormir na sexta-feira. E, sim, acho que as ações podem ter aberto uma interessante oportunidade de compra.

Contudo, resgate-se uma fonte de preocupação importante, de origem e essência desse governo: o quanto a conversão liberal do presidente Jair Bolsonaro é, de fato, para valer? Seria ele realmente fiel aos preceitos do liberalismo ou carregaria ainda as raízes intervencionistas do velho Bolsonaro? Conseguimos mesmo abandonar a fé em deuses antigos e registrar-nos no paganismo do livre mercado?

Dificuldades

A dificuldade é grande, porque saímos do modelo desenhado para a Petrobras, já bastante complexo e em si uma cama de Procusto, para modelarmos o homem. E, me desculpem, o homem é “imodelável”.

Não estamos aqui no campo da racionalidade econômica estrita. Não se trata de perguntar quanto o congelamento do preço do diesel anunciado na sexta-feira interfere no modelo de fluxo de caixa descontado para o preço-alvo de Petrobras — ali em torno de 35 reais por ação. O questionamento subjacente e relevante me parece ser: as pessoas mudam?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro que uma ou outra coisinha na superfície podemos alterar. Melhora daqui, piora dali, troca seis por meia dúzia em adereços estéticos. Mas e a essência? Podemos mudar a nossa alma?

Não tenho resposta.

Otimismo

No geral, sigo otimista com o momento do ciclo nos mercados brasileiros. Para mim, trata-se mais de uma imposição das condições materiais do que propriamente da convicção pessoal do presidente. Com efeito, era justamente essa a tese do que chamei de “O Segundo Mandato Temer”, em que, a despeito de quem fosse o rosto a compor a foto presidencial junto à faixa diagonal verde e amarela cruzando o peito, necessariamente veríamos o pêndulo político-econômico-social migrando do espectro da esquerda intervencionista para a direita liberal.

Mesmo depois da trapalhada de sexta, reitero o diagnóstico. Contudo, o acontecimento serviu para lembrar-nos do óbvio (tudo é óbvio depois que acontece): este governo é frágil. Seja pelo ímpeto do presidente, seja pela sua falta de convicção, seja pela sua falta de conhecimento em economia (acompanhada de sua pronta capacidade de agir sobre economia sem consultar quem conhece), seja pela resistência do Congresso em aceitar a “nova política” (seja lá o que isso queira dizer), seja pelo temor de que o ministro da Economia, cedo ou tarde, antes ou depois da Previdência, venha a se cansar das destemperadas ingerências políticas ou da relação pitoresca (para usar um eufemismo) com o Congresso — ele próprio parece saber de seu temperamento mercurial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual decisão pragmática tomar diante desse contexto?

A resposta parece passar por um portfólio mais líquido, mais diversificado e com mais proteções, ainda que inclinado ao otimismo com ativos de risco.

A ideia é colocar pouco dinheiro (aquele que você topa perder) e saber que, isoladamente, envolve bastante risco (toda opção fora do dinheiro envolve alto risco). Ao mesmo tempo, por mais contraditório que possa parecer, significa importante redução de risco quando considerado dentro de um portfólio com grande posição em Bolsa e em juros longos, conforme temos defendido. A defesa aqui é a mesma de sempre: foco na gestão do portfólio como um todo, no “asset allocation”, não somente neste ou naquele ativo em particular. É justamente a alocação de recursos diligente, diversificada e balanceada que vai gerar uma sólida construção patrimonial no longo prazo. O resto é tentativa irresponsável de ressurreição financeira, em ramos do paganismo charlatão.

Mercados

Mercados iniciam a semana próximos do zero a zero. Há grande expectativa sobre resultado de reunião entre Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a questão do aumento do diesel, ao mesmo tempo em que se repercute novo dado abaixo do esperado da atividade doméstica — IBC-Br apontou queda de 0,73 por cento, contra expectativa de recuo de 0,31 por cento. IGP-10, por sua vez, marcou inflação de 1 por cento em abril, acima do 0,87 por cento projetado. Relatório Focus completa a agenda macro brasileira. Nos EUA, sai Empire State Index.

Vencimento de opções sobre ações pode trazer dose adicional de volatilidade ao segmento Bovespa, bem como notícias sobre a tramitação da reforma da Previdência na CCJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa Futuro sobe 0,3 por cento; dólar e juros futuros avançam ligeiramente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

LOTERIAS

Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada

20 de dezembro de 2025 - 15:33

O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada

ORÇAMENTO 2026

Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026

20 de dezembro de 2025 - 8:40

Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública

HOMENAGEM

Silvio Santos vira nome de rodovia em São Paulo — e o trecho escolhido não foi por acaso

19 de dezembro de 2025 - 16:29

Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas rebatiza trecho da Rodovia Anhanguera, entre São Paulo e Jundiaí, em homenagem ao comunicador e empresário

DECISÃO EXTREMA DEMAIS?

Banco Central se precipitou com a liquidação do Banco Master? TCU dá 72 horas para o regulador se explicar

19 de dezembro de 2025 - 15:20

O Tribunal de Contas da União requer esclarecimentos do Banco Central sobre a decisão de liquidar o Banco Master; entenda

NATAL 2025

Inflação da ceia de Natal 2025 surpreende e reforça a importância de pesquisar preços

19 de dezembro de 2025 - 11:38

Estudo da FGV aponta variação quase nula nos itens natalinos em 12 meses; alimentos básicos recuam, proteínas seguem em alta e presentes voltam a encarecer após dois anos de alívio

O PRAZO É HOJE

Prazo para quitar a segunda parcela do décimo terceiro (13º) termina hoje; saiba como calcular

19 de dezembro de 2025 - 9:21

Data limite se encerra nesta sexta-feira (19); empresas que atrasarem podem ser multadas; valor é depositado com descontos de INSS e Imposto de Renda

POR POUCO

Loterias da Caixa batem na trave às vésperas da Mega da Virada e prêmios sobem ainda mais

19 de dezembro de 2025 - 7:13

A noite de quinta-feira (18) foi movimentada no Espaço da Sorte, com sorteios da Lotofácil, da Mega-Sena, da Quina, da Timemania e da Dia de Sorte

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar