🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Oito coisas para procurar em seu assessor de investimentos

Há bons agentes autônomos por aí, gente séria e comprometida em levar resultados para seus clientes. Então, pensei numas heurísticas aqui para tentar ajudar a identificar essa turma, separar o joio do trigo

12 de março de 2019
12:00
Ações negociadas na bolsa de valores
Imagem: Shutterstock

Pela primeira vez, li ontem uma matéria em jornal de grande circulação falando de forma explícita e objetiva sobre o conflito de interesses inerente aos chamados “supermercados financeiros”, esse nome pomposo dado ao que no meu tempo se chamava corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como os quatro leitores deste espaço talvez já saibam, a reportagem de título “Expansão de supermercados financeiros expõe conflitos”, assinada por Vanessa Adachi, Adriana Cotias e Nathália Larghi, trata de um tema caro para mim. Não é coincidência a fundação da Empiricus , uma publicadora de conteúdo totalmente fora da indústria de originação e distribuição de valores mobiliários e, portanto, focada em indicações sem nenhum tipo de conflito de interesses. Acredito de alma na superioridade deste modelo.

Já é difícil pra caramba bater o mercado. Agora, imagina fazê-lo tendo de, ao mesmo tempo, obedecer simultaneamente a uma agenda sub-reptícia de taxas e rebates escondidos. Fica bastante difícil. Por isso, insisto em expor os problemas da indústria conflitada, por vezes não devidamente dimensionados e com ferimentos marcantes para o investidor. No final do dia, ele é o prejudicado, mas como as taxas e os rebates lhe são escondidos, o investidor acaba não percebendo e acha que está tudo bem.

Durante bom tempo, combati praticamente sozinho esse combate em público, afirmando que, embora os “supermercados financeiros” sejam inegavelmente superiores aos bancos tradicionais, eles não eram as fadas que se pintavam nos comerciais de TV. Arquei – e ainda arco – com as consequências disso.

Bancos 2.0

Poderia resumir a crítica da seguinte forma: essas plataformas de investimento são as versões 2.0 dos bancos. Oferecem uma gama maior de produtos e cobram um pouco mais barato (embora ainda bastante caro no geral), o que é ótimo. Jamais poderia tirar-lhes esse relevante mérito. Mas não se livraram da essência do conflito de interesses: quem vende produtos (gerente ou agente autônomo) não poderia estar ligado a sugestões ou sugestionamentos (perdoem o neologismo necessário para transmitir a ideia com um pouco mais de precisão) de investimento, posto que sua remuneração será maior ou menor se vender esse ou aquele produto. Quem parte e reparte fica com a melhor parte. Fica o esclarecimento: não se trata de um problema com as pessoas. Há excelentes gerentes de bancos e agentes autônomos. O ponto central está na natureza da coisa, na estrutura de incentivos, no coração do conflito. Como diz Dan Ariely, exponha o ser humano ao conflito de interesse e, em algum momento, ele vai cair. Todos temos bocas a alimentar e boletos a pagar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Li, portanto, a matéria de ontem com especial interesse e faço questão de aqui, mesmo reconhecendo minha insignificância no mundo, registrar meus parabéns públicos às autoras. Deixo claro: as mesmas críticas tecidas nesta coluna foram também feitas em caráter privado, olhando nos olhos, do top management dos principais supermercados financeiros do Brasil (eu as faria de novo se necessário fosse), de tal modo que me sinto à vontade para repeti-las em público.

Leia Também

Da reportagem em questão, destaco os seguintes trechos:

“Conforme essas plataformas ganham escala, cresce também a discussão sobre o quanto de fato elas se diferenciam dos bancos no quesito independência.”

“O principal questionamento que se faz é quanto ao potencial conflito de interesses criado pela forma como os supermercados são remunerados, o que se aplica também aos chamados agentes autônomos de investimentos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As frases são precisas. Tal como feitas hoje, as plataformas de investimento são apenas uma evolução do mesmo formato bancário; não se tratam de proposição de um novo paradigma sem conflito. Se o agente autônomo recebe mais por vender o produto A do que por distribuir o produto B, então há um incentivo econômico claro para sugestionar a aplicação em A. É rigorosamente a mesma essência do gerente do banco. Não mudou nada na natureza da coisa.

Tenho para mim que, à medida que o mercado caminhar, reduziremos essa dependência dos gerentes e dos agentes autônomos. Teremos mais empresas como a Empiricus e, talvez por mera torcida, espero que a própria Empiricus cresça. Mais relevante ainda possivelmente seja a criação de plataformas de investimento realmente focadas na eliminação do conflito, sejam elas totalmente digitais com apoio de conteúdo independente ou apoiadas no mesmo sistema de remuneração dos grandes gestores de patrimônio, em que o modelo de cobrança fixa por consultoria predomina. Vitreo e Warren são dois exemplos já presentes desse prognóstico.

Oito coisas para procurar

Por enquanto, porém, ainda estamos, de certo modo, condenados ao sistema conflitado. A saída é encontrar a melhor forma de lidar com ele. Pelo menos por um tempo. Felizmente, há bons agentes autônomos por aí, gente séria e comprometida em levar resultados para seus clientes. Então, pensei numas heurísticas aqui para tentar ajudar a identificar essa turma, separar o joio do trigo. Vamos lá.

1 - Procure por gerentes autônomos ou gerentes malvestidos, ou vestidos de maneira despojada – vou escrever no masculino não por sexismo ou coisa parecida, mas por mero hábito; se isso lhe incomoda, peço desculpas, basta trocar “o” por “x”, tipo “autônomxs”. No mercado financeiro, a pessoa mais malvestida da sala costuma ser a mais rica. Sim, é uma evidência empírica – ele está preocupado em ganhar dinheiro e tocar sua grana, não em agradar as pessoas à sua volta, nem precisa provar nada ou impressionar alguém. Lembro da história, talvez seja lenda, não sei, de que o Jorge Paulo andava num Passat meio ferrado, que inclusive teria o salvado de um assalto. O vestido de maneira mais simples (vale aqui diferenciar do malvestido) normalmente é o mais inteligente (não confundir com hipsters, forçadamente descolados, aqueles que ficam três horas em frente ao espelho para fazer o cabelo parecer bagunçado, calçados de happy socks e/ou vestidos de camisas xadrez). Heurística mais certeira: calça jeans e camiseta preta ou branca, não falha, procure por isso. Como antítese, evite principalmente as camisas azuis claras, com calça azul marinho, cinto e sapato marrom. Esse é o uniforme tradiça na Faria Lima. Se você se veste como a média, é bem provável que você adote outros hábitos também medíocres. Questão de personalidade. Hábitos ordinários não vão gerar retornos extraordinários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 - Identifique como a pessoa forma o plural de “milhão”. Se ele falar “milhões”, mau sinal. Todo mundo sabe que o correto é “milhões”. Mas a pessoa que fala “dez milhão” tem a rua correndo nas veias. Ela está por aí conversando e tentando fazer negócio todo dia. Tem ideia de cada valor de mercado por intuição, sem precisar consultar a planilha. Ele tem um sentido das coisas. É a personagem Fat Tony de Nassim Taleb, um negociador nato, um hábil ganhador de dinheiro, “street smart”. Também pode ser um indicador de que ele acha “milhões” singular, parece pouca grana pra ele, o que é ótimo. Chances maiores de que ele mesmo tenha ganhado dinheiro. Desculpe, personal trainer ou nutricionista gordo não rola. Financista pobre não dá também, com todo o respeito. Lembro do Geninho como técnico do Corinthians em 2003: como vai cobrar bom preparo físico?

3 - Peça por transparência. Pergunte ao agente autônomo quanto ele mesmo está levando pela distribuição de cada produto. Se ele não lhe dar, acenda o sinal laranja (chance grande de ele estar lucrando alto na sua cabeça e, por isso, não quer lhe contar). Caso contrário, você mesmo poderá comparar e identificar se ele está alinhado com você. Isso pode diminuir bem o conflito. O sol é o melhor detergente. Breve parêntese: quem mais deveria ficar feliz com as críticas feitas ao conflito inerente a esse tipo de remuneração é justamente o bom agente autônomo. São a transparência, a luz sobre a questão e as críticas gerais que farão com que se diferenciem os bons dos ruins. Nada além da verdade. Não há meritocracia sem transparência radical.

4 - Ele é rico? Já adiantei um pouco disso no ponto 2. E peço desculpas se isso eventualmente soa agressivo ou grosseiro. Mas é a verdade. Esse aqui não é um jogo de estar certo, de ter razão, de ser mais erudito, de conhecer as melhores técnicas econométricas, de saber as razões por trás de uma determinada coisa. Aqui só uma coisa conta ponto no final do dia: ganhar dinheiro. Money talks, BS walks. Se o camarada não ganhou dinheiro pra si, não está 100 por cento habilitado para assessorar o outro. É um monitor de autoescola sem carteira de motorista. Como resumiu Warren Buffett. Wall Street é o único lugar do mundo em que pessoas de Rolls Royce vão pedir conselhos a quem anda de metrô.

5 - Ele é um sobrevivente? Entenda a trajetória de vida do sujeito. Se ele foi criado a leite com pera, sem ter tomado umas porradas da vida e superado aquilo, dificilmente estará preparado para enfrentar uma crise nos mercados. Sucumbirá ao primeiro sinal de estresse, porque coragem e serenidade são virtudes como outras quaisquer, elas são desenvolvidas com a prática. Nesse momento de crise, será justamente quando você mais vai precisar de seu assessor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6 - É preferível que ele seja velho. Aqui temos uma pequena variação do item anterior. O diabo é sábio não porque é diabo, mas porque é velho. Yoda é velho,  Mickey, o treinador do Rocky Balboa, é velho, Sr. Miyagi é velho, Pai Mei, do Kill Bill, também. Todo sábio é velho. Pode pegar em todo arquétipo do herói de mil faces de John Campbell. E não há nada mais valioso no mercado do que sabedoria. Não confundir sábio com herói, que às vezes até morre no final. Não é um espaço de machão isso aqui, de peitar o mercado na marra feito William Wallace. Esclareço: ao falar velho, não trato necessariamente de idade, mas tem que estar há um bom tempo nessa estrada. Ter vivido vários ciclos de alta e de baixa, para poder desenvolver conhecimento tácito e intuição a partir de “pattern recognition”. Garotinhos filhos do bull market estão dispensados. Peles de bunda de neném não estão preparadas para os machucados da impiedosa marcação a mercado. Também a sabedoria está ligada a certo ceticismo, a desconfiar de teses malucas (o que evita erro do tipo 1, de tomar verdadeiro o que é falso, sempre o mais problemático; comprar uma ação ruim tem efeitos muito piores do que não comprar uma ação boa) e refutar os super-heróis do momento (sempre há um eleito para captar bilhões por aí, para logo em seguida entregar boa parte disso). Há vários sábios no mercado financeiro, mas nenhum super-herói.

7 - Exija humildade epistemológica. Se vier com papo de que o economista da casa sabe decompor a inflação norte-americana melhor do que o Fed, discorrer sofisticadamente sobre long x short de US tech stocks ou parecer saber demais de dívidas de mercado emergente mundo afora, fuja. Sinal inequívoco de falta de humildade. Vai exagerar no tamanho das posições e/ou se alavancar estimulado pela autoconfiança. “Eu sei mais do que os outros.” Isso é uma bomba relógio. Segredo nosso: ninguém sabe nada. Acertar uma ou outra coisa aqui dentro já é difícil pacas. Saiba seu lugar no mundo.

8 - Pergunte pelo portfólio pessoal de seu gerente ou agente autônomo, na física mesmo. Se ele não quiser mostrar, mau sinal (ver Transparência). Se ele mostrar e for muito diferente do que ele propõe pra você, péssimo sinal. Regra de ouro de Nassim Taleb: não me diga o que eu devo fazer com meu portfólio, me fale o que você está fazendo com o seu.

Mercado

Mercados brasileiros iniciam a terça-feira dando continuidade ao bom humor da véspera, embora variações sejam bem menos contundentes. A notícia de que Theresa May conseguiu na UE evitar o backstop entre as Irlandas foi, no geral, bem recebida, apesar de haver sérias dúvidas ainda sobre votação do Brexit no Parlamento britânico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por aqui, predomina certo otimismo com reforma da Previdência, após governo se empenhar mais claramente na articulação, Rodrigo Maia formalizar convocação para instalar CCJ amanhã e possibilidade de comissão ser comandada pelo PSL.

Agenda é dominada por indicadores de inflação. IPCA marcou alta de 0,43 por cento em fevereiro, levemente acima das projeções centradas em 0,38 por cento. IGP-M marcou alta de 0,71 por cento em sua primeira prévia mensal, abaixo do 1 por cento esperado. Nos EUA, mercado aguarda inflação ao consumidor.

Ibovespa Futuro apresenta alta de 0,3 por cento, dólar e juros futuros caem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RANCOR ANTIGO

Prisão de Alexandre de Moraes ‘está a caminho’? Elon Musk cita envolvimento do ministro no caso do Banco Master

12 de março de 2026 - 18:40

Briga entre o bilionário e o ministro do STF se estende desde 2024 com investigações sobre a plataforma X

SOBE E DESCE

IPCA sobe 3,81% em 12 meses: veja os alimentos que mais encareceram e os que ficaram mais baratos

12 de março de 2026 - 16:47

Chocolate, batata-doce e café solúvel lideraram as altas do IPCA no período, enquanto arroz, azeite de oliva e frutas registraram as maiores quedas de preço.

LIXO PREMIADO

De HD com Bitcoin a colchão com milhões: essas pessoas jogaram fortunas no lixo de maneiras inusitadas

12 de março de 2026 - 15:49

Estas pessoas jogaram coisas no lixo achando que não valiam nada — e depois descobriram que estavam diante de verdadeiras fortunas

TOUROS E URSOS #262

Guerra no Irã e choque do petróleo: medo da inflação dá fim ao cenário de ‘emoção zero’ para o Copom

12 de março de 2026 - 14:30

Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset e ex-Secretário do Tesouro Nacional, conta como o choque externo chega na inflação, nos juros e no seu bolso

SEGURANDO O REAJUSTE NA UNHA

Não vai sobrar para a Petrobras (PETR4) — por enquanto: governo zera PIS e Cofins do diesel para mitigar alta do petróleo

12 de março de 2026 - 13:46

O objetivo é conter os efeitos da alta da commodity no bolso do consumidor, em meio à escalada das tensões no Oriente Médio

MUDANÇAS NO CONDADO

Mais uma estação do Metrô de SP tem naming rights vendidos — veja quais estações têm seus nomes associados a empresas

12 de março de 2026 - 12:12

No total, já são 13 as estações de Metrô de São Paulo que adotaram o sobrenome de companhias

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Lotofácil 3633 e Quina 6973 fazem juntas 12 novos milionários; Mega-Sena promete R$ 65 milhões para hoje

12 de março de 2026 - 7:20

Lotofácil é dividida entre dois ganhadores. Quina desencanta e sai para bolão com dez participantes. Todas as demais loterias sorteadas pela Caixa Econômica Federal na noite de quarta-feira (11) acumularam.

O CUSTO DO PROGRESSO

A nova corrida da IA: Brasil quer virar polo de data centers — mas há um problema ambiental no caminho

12 de março de 2026 - 6:01

Gigantes da tecnologia anunciam projetos bilionários de data centers no país, mas o consumo massivo de energia e água levanta alertas entre especialistas e ambientalistas

LEALDADE DE OURO

O que levou um dos maiores galãs do cinema a dar uma mala de dinheiro com US$ 1 milhão dentro para cada um de seus melhores amigos

11 de março de 2026 - 15:31

A surpreendente história de como George Clooney transformou gratidão em 14 malas com um milhão de dólares em cada para seus melhores amigos

NO CORAÇÃO DE SP

O que aconteceu com o seu, o meu, o nosso Pacaembu? Shows e ‘tapetinho’ afastam gigantes de São Paulo e concessionária sua a camisa para fechar as contas

11 de março de 2026 - 12:01

O Mercado Livre ganhou os naming rights do estádio com uma proposta de aproximadamente R$ 1 bilhão para explorar o espaço por 30 anos.

COLÍRIO PARA OS OLHOS?

Banqueiros mirins do Goldman Sachs posam para revista — e queimam o filme com a velha-guarda do bancão

11 de março de 2026 - 11:06

Velha guarda de Wall Street diz estar constrangida com o ensaio fotográfico dos jovens banqueiros do Goldman Sachs

TAXA DE GUERRA

Multa e taxa de guerra: conflito no Oriente Médio afeta frigoríficos brasileiros e até 40% das exportações de carne bovina

11 de março de 2026 - 10:05

Com o fechamento do Estreito de Ormuz, as exportações de carne de frango e bovina brasileiras podem ser afetadas com multas por atraso, aumento no custo de combustível e até uma taxa extra para passar pela região

NA TRAAAAAVE!

Mega-Sena 2982, Lotofácil 3632 e outras modalidades encalham, mas nem tudo é má notícia entre as loterias da Caixa

11 de março de 2026 - 7:04

Mega-Sena saiu apenas duas vezes desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (11).

É HOJE!

MacBook Neo, voltado para estudantes, está disponível para compra na Apple Brasil quase pela metade do preço do Pro

11 de março de 2026 - 6:39

MacBook Neo no “precinho” poderá ser comprado no site oficial da Apple a partir desta quarta-feira (11)

ALERTA

Conta de luz pode ficar mais salgada? Aneel vê risco “severo” nas tarifas da Light (LIGT3)

10 de março de 2026 - 17:01

Para diretor, disputa tributária envolvendo créditos de ICMS pode pressionar tarifas nos próximos anos; entenda

OS RICAÇOS

Saverin, Esteves e Lemann: Veja a lista dos maiores bilionários do Brasil  

10 de março de 2026 - 16:50

Também fazem parte da lista de bilionários os irmãos Batista e membros da família Salles

WORLD' BILLIONAIRES 2026

Por que Elon Musk está mais perto do trilhão do que de perder a liderança entre bilionários; veja o top 10

10 de março de 2026 - 15:37

Outro ponto que chama atenção no top 10 dos bilionários é o domínio do setor de tecnologia entre os mais ricos do planeta.

DINHEIRO ESQUECIDO

Brasileiros ainda têm mais de R$ 10 bilhões perdidos nos bancos; veja como consultar e resgatar dinheiro esquecido

10 de março de 2026 - 13:53

Cerca de uma em cada quatro pessoas físicas e jurídicas brasileiras têm direto para resgatar dinheiro esquecido nos bancos

INFLAÇÃO DAS FIGURINHAS

Quase mil figurinhas, 48 seleções e pacote mais caro: o que se sabe até agora sobre o álbum da Copa de 2026, o maior e mais custoso da história

10 de março de 2026 - 12:09

Se as estimativas estiverem corretas, o custo do preenchimento do álbum da Copa de 2026 vai passar de R$ 1.000 — isso sem nenhuma figurinha repetida.

COELINHO NÃO VAI PASSAR FOME

Contrariando o que se poderia imaginar, usuários de canetas emagrecedoras estão consumindo mais chocolate, não menos

10 de março de 2026 - 11:41

Enquanto parte dos usuários das canetas emagrecedoras buscam perder peso, eles engordam as vendas da Lindt, afirma empresa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar