Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

MAIS LIDAS: O que você vai ser quando crescer?

Na época em que frequentei a faculdade de jornalismo, o diploma era obrigatório para quem quisesse exercer a profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Como o ofício não exige muito mais do que curiosidade e boa redação, sempre achei que esse requisito não passava de uma burocracia desnecessária. De todo modo, só […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Na época em que frequentei a faculdade de jornalismo, o diploma era obrigatório para quem quisesse exercer a profissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o ofício não exige muito mais do que curiosidade e boa redação, sempre achei que esse requisito não passava de uma burocracia desnecessária.

De todo modo, só consegui o registro para atuar como jornalista depois de enfrentar os quatro anos da faculdade.

A obrigatoriedade do diploma só caiu em 2009, por uma decisão do STF. Mas não representou o fim da burocracia.

Se eu desejasse, por exemplo, me unir a um grupo de amigos para criar uma agência de notícias, ainda dependeria de uma autorização oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tutela ao empreendedorismo, que não se restringia ao jornalismo, felizmente chegou ao fim. Pelo menos para as 287 atividades que agora podem ser exercidas sem a necessidade de um aval prévio do Estado.

Leia Também

ALERTA DE SEGURANÇA

Apple envia alerta de spyware para usuários de iPhone — e ignorar não é uma opção

PRIMEIRA CANETA GENÉRICA

Anvisa aprova duas novas canetas de semaglutida, inclusive a primeira genérica do Brasil; confira a lista completa de medicamentos aprovados

A reportagem do Eduardo Campos sobre a medida da "liberdade econômica" do governo conseguiu a proeza de ser a mais lida do Seu Dinheiro pela segunda semana consecutiva.

Como já é tradição por aqui, antes de você curtir as favoritas da audiência, recomendo a leitura da entrevista que a Marina Gazzoni fez com o Eduardo Gouveia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O homem que criou os programas de fidelidade Multiplus e Livelo e comandou a Cielo contou para a nossa editora tudo sobre o novo (e promissor) negócio no qual está investindo.

Falando em bom investimento, agradeço aos leitores que foram ligeiros e já me mandaram suas opiniões sobre Os Jogadores, o meu novo livro. Você pode encontrá-lo nas principais livrarias ou receber diretamente em casa.

Veja as 5 notícias mais lidas da semana:

1 - Mais de 280 profissões podem ser exercidas sem autorização do Estado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 - Nada de Bitcoin: criptomoeda que subiu 330% em 2019 tem outro nome

3 - Larry Page, o bilionário que criou o Google, ama carros voadores e tem o salário de US$ 1

4 - Bolsonaro fala em privatizar Correios, mas diz que medida passa pelo Congresso

5 - Procon notifica Gol sobre promoção de passagem a R$ 3,90

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 17 de agosto de 2026 - 7:28
energia aneel open energy 17 de agosto de 2026 - 6:31
nassim taleb (1) 16 de agosto de 2026 - 7:30
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 15 de agosto de 2026 - 12:29
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 15 de agosto de 2026 - 6:09
Milagroso Ervas Mounjaro medicamento anvisa (1) 14 de agosto de 2026 - 16:08
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 14 de agosto de 2026 - 16:00
salário mínimo 2026 14 de agosto de 2026 - 12:06
14 de agosto de 2026 - 11:22
Máquina de milionários das loterias em manutenção. Lotofácil, Quina, Mega-Sena. 14 de agosto de 2026 - 6:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar