Menu
Rodolfo Amstalden
Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)
Rodolfo Amstalden
Sócio-fundador da Empiricus e autor do Programa de Riqueza Permanente
2020-01-20T18:46:56-03:00
VIVER DE RENDA É POSSÍVEL

Aposente-se aos 40 (ou o mais rápido possível)

Isso pode parecer utópico à primeira vista, mas é uma filosofia de investimentos amparada em regras bem realistas. E digo mais: com uma boa quantidade de casos de sucesso.

15 de dezembro de 2019
6:02 - atualizado às 18:46
Homem anda de moto com roupa esportiva
Aposentadoria precoce - Imagem: Shutterstock

Nestes tempos gélidos de reforma da Previdência, você pode estar preocupado com sua aposentadoria. Afinal, se depender do governo, você vai se aposentar cada vez mais velho e receber uma mixaria.

E se eu te disser que você pode se aposentar aos 40 anos (ou o mais rápido possível) e viver de renda numa boa?

Isso pode parecer utópico à primeira vista, mas é uma filosofia de investimentos amparada em regras bem realistas. E digo mais: com uma boa quantidade de casos de sucesso.

Lá nos Estados Unidos esse movimento ganhou até um nome quente: FIRE (Financial Independence, Retire Early). É isso mesmo que a tradução sugere: independência financeira e aposentadoria precoce.

Antes de tudo, peço que abra a sua cabeça sobre o que significa se aposentar jovem.

Eu mesmo achava que era coisa de vagabundo querer se aposentar com 40 anos.

Mas o conceito de aposentadoria aqui foge do senso comum.

Não se trata de acordar meio-dia, nem de ficar assistindo sessão da tarde de cueca e moletom, zerando a lata de Pringles.

É deixar de trabalhar como um escravo e não precisar mais de um emprego de merda só para ter um salário que pague as contas.

Quem consegue ter dinheiro para isso, geralmente, continua trabalhando. A diferença é que só faz o que gosta.

Pode até ser que trabalhe 14 horas por dia. Mas certamente será em algo que lhe dá prazer. E com a autonomia de decidir viajar na quinta-feira com a família para um fim de semana prolongado.

Isso pode parecer um sonho distante. Mas não é.

Se você tem até 30 anos e começar a trabalhar pela sua liberdade financeira agora, pode de fato se aposentar aos 40.

Se você é mais velho, talvez tenha esse privilégio aos 50 ou 60 anos. Mas, sem dúvidas, em dez anos você pode alcançar uma riqueza suficiente para viver de renda e passar longe da fila do INSS.

Como?

Eu trabalho há quinze anos com investimentos e acredito que existe uma maneira de ficar rico: com disciplina e paciência.

Sou um sujeito bem pé no chão, principalmente quando se trata de dinheiro.

Não acredito em fórmulas milagrosas ou retornos garantidos.

Para conquistar sua independência financeira, você precisa criar uma rotina de investimentos. Terá de estudar para aprender a escolher empresas boas e pensar no longo prazo. Simples assim.

Esse é o caminho para não depender mais de um salário no fim do mês.

Eu venho aplicando essa tese há um bom tempo. Os resultados que tive até agora mudaram a minha vida e a dos leitores que seguem o meu programa de geração de riqueza permanente.

A partir de hoje, vou compartilhar esses conhecimentos com os leitores do Seu Dinheiro em uma coluna dominical gratuita.

O economista Richard Camargo, que escreveu junto comigo os livros “De quanto você precisa para se aposentar” e “O pequeno livro da grande renda”, também ocupará este espaço.

Ao longo das próximas semanas, eu e o Richard vamos explicar a nossa metodologia e trazer alguns exemplos concretos. Também vamos indicar investimentos adequados para quem pensa a longo prazo.   

O meu propósito é além de ganho financeiro. Estou falando de uma mudança de vida para quem deseja trabalhar apenas no que gosta, fazer seu próprio horário e não ser escravo do dinheiro.

Espero poder contribuir para você alcançar seus objetivos.

Antes de me despedir, deixo três perguntas e agradeço se puder me responder no e-mail [email protected]

  1. Quantos anos você tem?
  2. Com quantos anos você quer ser aposentar?
  3. Qual o maior obstáculo que o separa deste objetivo?

No próximo domingo, volto para explicar como você pode começar o seu projeto de aposentadoria precoce.

Um abraço!

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

3º trimestre

Tesla: 5 números do balanço que surpreendeu o mercado

2020 tem sido um ano e tanto para as ações da montadora, que acumula uma alta superior a 420% e que pode fechar o seu primeiro ano no azul

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

2020 é o novo ‘ano dos IPOs’?

Se um viajante do tempo contasse à Julia de março ou abril que, bem antes do fim do ano, as bolsas americanas já teriam se recuperado e ultrapassado os patamares anteriores à crise, o Ibovespa já teria retornado ao patamar dos 100 mil pontos e que 2020 seria um grande ano de aberturas de capital […]

no zero a zero

Ibovespa zera ganhos no fim com queda em NY em meio à incerteza sobre estímulos

Dólar também encerra dia no zero a zero, demonstrando cautela dos investidores sobre pacote de ajuda à economia dos Estados Unidos, e juros futuros sobem com temor fiscal. Após pregão, saiu a notícia de que autoridades americanas estão mais próximas de um acordo

Dia de euforia

Bitcoin quebra recorde em reais e supera a marca dos R$ 70 mil

A moeda também rompeu a máxima do ano em dólar, cotada a mais de US$ 12 mil

Recorde

Arrecadação tem melhor resultado mensal em 6 anos

O resultado representa um aumento real (descontada a inflação) de 1,97% na comparação com o mesmo mês de 2019

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies