Menu
2019-12-26T14:36:26-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência CMA, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico.
Livros de cabeceira

Literatura dos bilionários: cinco dicas de leitura de Bill Gates

Bill Gates, fundador da Microsoft e homem mais rico do mundo, dá cinco dicas de livros para 2020 — e duas das obras possuem tradução para o português

24 de dezembro de 2019
12:23 - atualizado às 14:36
Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft
Imagem: Blog Bill Gates

O homem mais rico do mundo, Bill Gates, tem algumas marcas registradas. Dono de uma fortuna de mais de US$ 110 bilhões, o fundador da Microsoft é conhecido por seu trabalho filantrópico, seu fanatismo pelo tenista Roger Federer e por sua tradicional lista natalina de recomendações de livros.

Em 2019, a estante de Gates foi dominada por obras de ficção, como ele mesmo admite. "Não foi uma decisão consciente, mas, aparentemente, eu fui atraído por histórias que me permitiram explorar outros mundos".

Nos últimos meses, o bilionário leu "Um cavalheiro em Moscou", de Amor Towles; "O efeito Rosie", de Graeme Simsion; e a coletânea de contos "Breves entrevistas com homens hediondos", de David Foster Wallace — livros elogiados, mas que não entraram na lista final.

Gates também destaca que ainda está terminando "Atlas de Nuvens", do britânico David Mitchell — um livro "incrivelmente inteligente, mas um pouco difícil de acompanhar".

Dito tudo isso, vamos às cinco recomendações de livros de Bill Gates para 2020. Infelizmente, apenas duas das obras indicadas possuem tradução oficial para o português:

Um Casamento Americano, de Tayari Jones

Um casamento americano, de Tayari Jones, livro recomendado por Bill Gates

Gates diz que a obra foi recomendada por sua filha, Jenn. Jones conta a história de um casal negro do sul dos Estados Unidos cujo casamento é destroçado por um incidente horrível de injustiça.

"Jones é uma escritora tão boa que consegue fazer você criar empatia por ambos os personagens principais, mesmo depois de um deles tomar uma decisão difícil", diz o bilionário. "O tema do livro é pesado, mas provocante, e eu fui sugado pela história trágica de amor entre Roy e Celestial".

These Truths, de Jill Lepore

These Truths, de Jill Lepore, livro recomendado por Bill Gates

"Lepore conseguiu o que era aparentemente impossível em seu último livro: cobriu toda a história dos Estados Unidos em apenas 800 páginas", diz Gates, destacando que a escritora optou deliberadamente por uma narrativa com múltiplos pontos de vista para conduzir seu texto — o que, segundo o fundador da Microsoft, resultou no relato mais honesto e inflexível da história americana.

Growth: From Microorganisms to Megacities, de Vaclav Smil

Growth, de Vaclav Smil, livro recomendado por Bill Gates

Smil é um dos autores favoritos de Gates, e essa obra, que trata de crescimento — em todos os sentidos — era uma das mais aguardadas pelo bilionário, que diz esperar por novos livros do escritor com a mesma ansiedade que algumas pessoas sentem antes do lançamento de filmes da série Star Wars.

"Como sempre, eu não concordo com tudo que ele diz, mas Smil permanece como um dos melhores pensadores dedicados à documentação do passado e visualização das coisas num aspecto mais amplo", escreve o fundador da Microsoft.

Prepared: What Kids Need for a Fulfilled Life, de Diane Tavenner

Prepared, de Diane Tavenner, recomendação de Bill Gates

"Como quaisquer pais e mães sabem, preparar os filhos para a vida após o colegial é uma jornada que muitas vezes é longa e difícil", diz Gates, ao afirmar que o livro de Tavenner, uma educadora renomada dos Estados Unidos, oferece um guia muito útil para atravessar esse processo da maneira mais "suave e frutífera possível".

Por que nós dormimos, de Matthew Walker

Por que nós dormimos, de Matthew Walker, recomendação de Bill Gates

Gates diz ser um leitor assíduo de livros a respeito do comportamento humano, e essa obra foi uma das "mais interessantes e profundas" desse ano. "Walker me persuadiu a mudar meus hábitos noturnos para aumentar minhas chances de ter uma boa noite de sono. Se a sua resolução de ano novo é ser mais saudável em 2020, os conselhos dele são um bom início".

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

seu dinheiro na sua noite

E essa Black Friday em ano de crise, vai dar bom?

Estamos prestes a viver uma Black Friday num ano de forte crise, em que as pessoas ficaram confinadas em casa. Definitivamente não é o melhor dos cenários para uma data tão voltada para o consumo. Por outro lado, foi na internet que a Black Friday ganhou força no Brasil, e o e-commerce deu um enorme […]

alta de 32% no ano

Parte da desvalorização maior do real se deve à dívida, diz presidente do BC

Roberto Campos Neto lembrou que o encerramento do ano é, tradicionalmente, um período de mais remessas de recursos ao exterior

fim do dia

O rali continua: Ibovespa deixa Wall Street de lado e sobe quase 20% em novembro

Ações de CVC e siderúrgicas lideram alta do índice. Dólar cai com fluxo e divulgação do dado das contas externas e juros recuam de olho em fiscal

Em pleno calendário eleitoral

Senado aprova mudanças na Lei de Falências

O projeto amplia o financiamento a empresas em recuperação judicial, permite o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e possibilita aos credores apresentar plano de recuperação da empresa

Olha o Gol

Boeing 737-8 Max é autorizado a retornar operações no Brasil pela Anac

A informação é vista com bons olhos pela Gol, que é a única credenciada a operar o modelo no Brasil.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies