Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
O sexto mais rico do mundo

Amancio Ortega, o ‘bilionário invisível’ que saiu do zero para criar a Zara

Primeira fotografia do bilionário espanhol foi publicada apenas em 1999 no balanço da Inditex, dona da rede de lojas Zara, presente em 96 países e com 7 mil lojas

Natalia Gómez
Natalia Gómez
14 de julho de 2019
5:52 - atualizado às 14:29
Amancio Ortega, dono da Zara
Ortega também investe em imóveis e tem outros bilionários como "inquilinos" - Imagem: Shutterstock

Depois da escola, um menino de 12 anos entra em uma loja com sua mãe para comprar comida, contando com a boa vontade do comerciante para vender fiado, mas sai de mãos vazias. Desta vez, o vendedor se nega a fazer negócio sem receber dinheiro em troca. Neste momento, o menino decide que está na hora de largar os estudos e começar a trabalhar. Esta cena poderia ser parte da história de qualquer criança pobre do mundo, mas foi o começo da jornada do empresário espanhol Amancio Ortega, fundador da rede de roupas Zara e atualmente o sexto homem mais rico do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Aquilo me deixou destroçado... Isso não vai acontecer com a minha mãe nunca mais. Ficou muito claro: a partir daquele dia eu iria começar a trabalhar para ganhar dinheiro e ajudar em casa. Abandonei os estudos, deixei os livros e comecei a trabalhar em uma fábrica de camisas”, conta o empresário no livro “Así es Amancio Ortega, el hombre que creó Zara”, de Covadonga O’Shea.

A promessa foi bem mais longe do que ele poderia imaginar. Segundo a revista Forbes, sua fortuna é avaliada em US$ 62,7 bilhões no ranking de bilionários de 2019, o que faz dele o varejista mais rico do mundo.

  • Esta reportagem faz parte da série especial Rota do Bilhão, que conta a trajetória dos 10 homens mais ricos do mundo. Quem são? Como vivem? Como ficaram bilionários? E que lições você pode aprender com eles? Veja todas as histórias neste link.

Nascido em 28 de março de 1936, em León, na Espanha, Amancio é um dos três filhos de um ferroviário e de uma empregada doméstica. A família deixou a cidade natal e se mudou para La Coruña quando ele ainda era criança, devido ao trabalho do pai, e ali ficou.

Quando o adolescente Amancio decidiu trabalhar, encontrou emprego em uma camisaria chamada Gala, dando início à trajetória de trabalho que o levaria a criar a marca Zara. Anos mais tarde, em 1963, conseguiu iniciar um negócio próprio focado na produção de roupões para mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chamado de Goa Confecciones, o empreendimento contava com a parceria de seus dois irmãos e da sua primeira esposa, Rosalia Mera. A iniciativa foi como o nascimento de muitos pequenos negócios: começou em uma garagem de 80 metros quadrados.

Leia Também

A primeira loja da Zara foi inaugurada mais de uma década depois, em 1975, também em La Coruña. O nome original era Zorba, mas teve que ser alterado porque já existia um café com essa marca na região. A opção Zara foi escolhida por dois motivos bem estratégicos:

  1. A pronúncia é fácil para pessoas de diferentes países;
  2. Ortega queria aproveitar parte do letreiro que já havia comprado para o Zorba. Só precisou comprar um “a” extra.

Bilhões de dólares depois, fica difícil imaginar Ortega precisando fazer economia. Mas quem o conhece de perto relata que ele conserva hábitos humildes. Almoça regularmente no refeitório da empresa, gosta de criar galinhas em sua casa de campo e evita aparições públicas.

Até mesmo sua forma de vestir foi pouco influenciada pela fortuna. Aos 83 anos, ele costuma ser visto sempre com o mesmo modelo: camisa branca, um blazer azul e um par de calças na cor cinza – nenhum deles da Zara –, e quase nunca usa gravata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente da maioria dos donos de empresas, Ortega não tem o costume de trabalhar em um escritório fechado, e prefere circular pelo chão de fábrica e pela área de design da Inditex, o grupo dono da Zara e outros negócios.
Seus hábitos podem ter mudado pouco, mas o seu patrimônio cresceu exponencialmente.

Uma década depois da primeira loja Zara ser aberta, foi criado o grupo Inditex, que reúne a Zara e outras marcas, como Zara Home, Massimo Dutti, Bershka, Pull&Bear, Stradivarius e Oysho.

A opção por diversificar a sua atuação em marcas independentes foi um trunfo de Ortega. Desta forma, ele conseguiu ter várias lojas com propostas diferentes, muitas vezes uma perto da outra, atendendo vários nichos de mercado e multiplicando os lucros.

A internacionalização da Zara foi outro passo importante para o crescimento do negócio, e começou por Portugal nos anos 1980. Depois foram abertas lojas em Nova York e Paris. Hoje, a Inditex está presente em 96 países e conta com 7 mil lojas, sendo 2.259 lojas da marca Zara. E tudo isso foi feito praticamente sem nenhum investimento em publicidade, pois Ortega não acredita em propaganda para expandir seu negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ortega existe mesmo?

No final dos anos 1990, várias reportagens apontavam a falta de informações sobre o executivo, e o Diário de Notícias de Lisboa chegou a duvidar de sua existência, pois nunca havia sido publicada uma fotografia dele. Nem mesmo a sua idade era sabida. As dúvidas terminaram somente em 1999, quando a sua primeira fotografia foi publicada, no primeiro balanço da Inditex, mas ele continua a ser uma pessoa discreta.

Embora Ortega já fosse um homem rico, foi no início dos anos 2000 que sua fortuna mudou de porte, com a abertura de capital da Inditex na Bolsa de Madri, em 2001. Na ocasião, a empresa captou 2,4 bilhões de euros. Ele continua a ser o acionista majoritário do grupo até hoje, com 60% das ações.

Desde o IPO, o preço da ação se valorizou de forma expressiva, passando de 3,6 euros para quase 25 euros no final de maio de 2019, tendo superado os 35 euros em 2017. As cotações acompanharam o volume de vendas da Inditex, que somente na última década passaram de 10,4 bilhões de euros (em 2008) para 26 bilhões de euros (em 2018).

Fast fashion

A diversificação da Inditex e a internacionalização de suas marcas são dois pilares que explicam a fortuna criada por Ortega. Mas para compreender o seu sucesso é preciso entender também um conceito que é a alma do negócio da Zara: o “fast fashion”. Ele consiste em levar as últimas tendências de moda para as lojas no menor tempo possível, acompanhando de perto o que o consumidor está procurando e comprando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em média, uma criação da Zara consegue chegar até as lojas em duas a três semanas, menos da metade de outras grandes redes, e os pedidos feitos pelas lojas chegam em 48 horas. Outro diferencial da empresa é estar presente em todo o processo, desde a produção até a venda das roupas.

Com isso, a empresa consegue acompanhar as tendências e inclinações da clientela e alimentar a indústria com estes dados, praticamente em tempo real. É assim que a Zara consegue entregar o que o cliente quer, e rápido.

Apesar de ter sido um modelo eficiente até hoje, o fast fashion também pode ser um desafio para a Inditex no futuro, pois as gerações mais jovens têm se mostrado mais preocupadas com questões de sustentabilidade. Segundo uma pesquisa recente da Nielsen, 73% dos millennials (nascidos entre 1977 e 1995) demostraram estar dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.

A forma de lidar com os novos consumidores será decisiva para a companhia no futuro. Vale lembrar que a Zara já foi envolvida em acusações de trabalho escravo no Brasil. Em seu site, a Inditex declara que assume a responsabilidade de assegurar o respeito aos Direitos Humanos em toda a sua cadeia de atuação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto tiver saúde, é de se esperar que Ortega continue a acompanhar de perto o andamento dos negócios. Ele entregou o cargo de presidente da Inditex para Pablo Isla em julho de 2011, mas continua no conselho de administração e ainda participa do dia a dia da empresa.

Investimentos em imóveis

Parte do dinheiro que ganhou no varejo Ortega investiu em outro mercado: o imobiliário. E foi com esses negócios que ele conseguiu transformar alguns dos seus “colegas” no ranking dos bilionários em seus inquilinos. As empresas de Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Larry Page têm alguns de seus escritórios em edifícios que pertencem a Ortega. Um de seus investimentos mais recentes foi justamente a compra da sede da Amazon em Seattle, nos Estados Unidos, por 659 milhões de euros.

Ortega é dono da maior imobiliária da Espanha, que compra, vende e aluga grandes edifícios corporativos na Europa, Estados Unidos e Ásia. Entre seus inquilinos na Espanha estão o Facebook, o Google, a Apple e até a concorrente H&M.

Atualmente, ele vive em La Coruña com a sua segunda esposa, Flora Pérez, com quem é casado desde 2001. A filha do casal, Marta Ortega, é tida como a herdeira mais provável no comando da Inditex, embora ele tenha outros dois filhos do primeiro casamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resumo do perfil do empresário Amancio Ortega

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SAIU DO FUNDO DO POÇO?

Americanas (AMER3) pede fim da recuperação judicial, vende Uni.Co e reduz prejuízo em mais de 90%

26 de março de 2026 - 8:57

A Americanas estava em recuperação judicial desde a revelação de uma fraude bilionária em 2023, que provocou forte crise financeira e de credibilidade na companhia. Desde então, a empresa fechou lojas, reduziu custos e vendeu ativos

AINDA PRECISA VOTAR

A torneira dos dividendos vai fechar? A proposta da Equatorial (EQTL3) que pode mudar a distribuição aos acionistas

25 de março de 2026 - 19:59

Companhia propõe cortar piso de distribuição para 1% do lucro e abre espaço para reter caixa; investidor pode pedir reembolso das ações

ATENÇÃO, ACIONISTA

Dividendos e JCP: Bradesco (BBDC4) anuncia R$ 3 bilhões em proventos; veja quem mais paga aos acionistas

25 de março de 2026 - 19:25

Pagamento anunciado pelo banco será realizado ainda em 2026 e entra na conta dos dividendos obrigatórios

BARATA OU ARMADILHA?

Mesmo a R$ 1, Oncoclínicas (ONCO3) ainda tem espaço para cair mais: o alerta do JP Morgan para as ações

25 de março de 2026 - 17:02

Após tombo de mais de 90% desde o IPO, banco vê espaço adicional de queda mesmo com papel aparentemente “barato” na bolsa; entenda

O QUE FAZER COM AS AÇÕES?

Não é hora de colocar a mão no fogo pela Hapvida (HAPV3): por que o Citi ainda não comprou o discurso de virada da empresa

25 de março de 2026 - 16:09

Apesar de sinalizar uma possível virada operacional e reacender o otimismo do mercado, a Hapvida (HAPV3) ainda enfrenta ceticismo do Citi, que reduziu o preço-alvo das ações

DON'T STOP ME NOW

Mercado Livre (MELI34) anuncia investimento gigantesco no Brasil e tem planos para entrar em novo segmento bilionário, mas há um porém no curto prazo, diz BTG

25 de março de 2026 - 13:37

Com o aumento dos investimentos, as margens continuam comprimidas, então o retorno para acionistas não deve vir no curto prazo, acredita o banco. Entrada no segmento farmacêutico também deve ser gradual, com projeto piloto lançado ainda neste ano

VENCENDO A TURBULÊNCIA

Dividendos extraordinários da Vale (VALE3) baterão à porta do investidor em breve, segundo o BTG

25 de março de 2026 - 12:42

Banco vê espaço para revisões positivas de lucro, impulsionadas por minério mais caro, disciplina de capital e resiliência da demanda chinesa

ATUALIZAÇÃO

iOS 26.4 combina novos emojis, Apple Music mais esperto e verificação de idade em obediência à la Lei Felca

25 de março de 2026 - 11:54

Apple lança update com foco em segurança, entretenimento e acessibilidade, em sintonia com discussões como a Lei Felca

UM NOVO INTERESSADO

Acionista da Oncoclínicas (ONCO3) coloca R$ 500 milhões na mesa — mas, antes, quer derrubar todo o conselho

25 de março de 2026 - 9:06

Fundo minoritário propõe injetar capital novo na operação, mas exige antes reconfigurar a governança da companhia; entenda

AINDA MAIS ENDIVIDADAS

Raízen (RAIZ4), GPA (PCAR3)… pedidos de recuperação de empresas devem piorar em 2026, e corte da Selic não faz nem cócegas na dívida

25 de março de 2026 - 6:25

Empresas já estão renegociando dívidas com credores há muito tempo, mas, para algumas, o fôlego acabou. Guerra e juros altos podem levar a uma piora do cenário corporativo, segundo especialistas consultados por Seu Dinheiro

APOSTA ALTA

Recorde de R$ 57 bilhões: para onde vai o investimento do Mercado Livre (MELI34), que também promete criar de 10 mil empregos no Brasil

24 de março de 2026 - 19:23

Gigante do e-commerce vê espaço para crescer e acelera aportes em logística e serviços financeiros; confira os detalhes do plano

RAIO-X DO CONSUMO

Corrida do varejo no Brasil: quem ganha e quem fica para trás, segundo o BTG

24 de março de 2026 - 18:40

Com base no desempenho do quarto trimestre de 2025, banco destaca quais empresas conseguiram driblar os juros altos e o consumo fraco no final do ano passado

O QUE FAZER COM AS AÇÕES?

Casas Bahia (BHIA3) saiu do “modo sobrevivência” e agora busca virar a chave de vez: vai dar certo? BTG responde

24 de março de 2026 - 17:30

BTG vê avanço operacional e melhora financeira após Investor Day, mas mantém cautela com juros altos e estrutura de capital

“IMPOSTO DO PECADO”

Copa, eleições e imposto indefinido: o que afeta a Ambev (ABEV3) e outras fabricantes de cerveja, segundo o BTG

24 de março de 2026 - 16:04

Ainda não é possível saber qual o tamanho do impacto do Imposto Seletivo sobre cervejas, que ainda não foi regulamentado; efeito sobre a Ambev deve ser neutro 

REAÇÃO AO RESULTADO

Ações do Agibank caem em Wall Street após primeiro balanço desde o IPO. O que incomodou o mercado?

24 de março de 2026 - 14:48

Suspensão temporária no principal motor do negócio resulta em balanço “misto” no 4T25. Vale a pena manter o otimismo com as ações agora?

DESCONTOS DE ATÉ 30%

Depois da chegada de sua marca irmã mais barata, preços da Zara caem; qual o risco para C&A (CEAB3) e Lojas Renner (LREN3)?

24 de março de 2026 - 14:15

Nos últimos dias, diversos vídeos nas redes sociais mostram que a Zara reprecificou diversos produtos. A própria XP verificou, em levantamento, que os itens ficaram 15% mais baratos, com alguns cortes chegando a 30%

PRESSÃO REGULATÓRIA

Sanepar (SAPR11) cai até 7% após Agepar propor repasse de R$ 3,9 bilhões a usuários; entenda o que está em jogo

24 de março de 2026 - 12:37

Mudança de regra pode afetar diretamente as expectativas de retorno e geração de caixa da companhia de saneamento paranaense

REAÇÃO AO BALANÇO

Movida (MOVI3) muda o foco: lucro líquido sobe 64,5% e rentabilidade bate recorde no 4T25; é hora de comprar as ações?

24 de março de 2026 - 11:38

Lucro líquido chegou a R$ 102,3 milhões no período, em meio a estratégia mais focada em rentabilidade e menos dependente de crescimento de frota; veja os destaques do resultado

VEJA OS DETALHES

Um em cada cinco: auditoria ligada à Fictor Alimentos (FICT3) aparece em 113 fundos do entorno do Banco Master

24 de março de 2026 - 11:16

Levantamento com dados da CVM e da Anbima mostra forte presença da UHY em fundos ligados ao ecossistema do Banco Master, além de conexões com a Fictor, vínculos indiretos entre estruturas e indícios de investimentos cruzados entre os veículos

PROVENTOS À VISTA

Mais dinheiro na mesa: Vibra (VBBR3) anuncia R$ 393,5 milhões em juros sobre o capital próprio — ainda dá tempo de entrar?

24 de março de 2026 - 9:38

Data de corte se aproxima e ações devem virar “ex” nos próximos dias; veja o calendário dos proventos da Vibra

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia