O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Como não podia ser diferente, o objetivo dos bancos é alcançar a liderança nas operações realizadas no mercado de capitais no mercado brasileiro
A combinação das operações do Banco do Brasil com o suíço UBS nas áreas de banco de investimentos e corretora de valores formará um negócio maior do que a soma de cada uma das partes individualmente.
A promessa foi feita por executivos dos dois bancos, que comentaram a associação em uma entrevista coletiva realizada na manhã de hoje.
Para fazer essa conta na qual 1 + 1 será maior do que 2 fechar, os bancos apostam na união da força do Banco do Brasil no mercado brasileiro com a experiência global do UBS.
Como não podia ser diferente, o objetivo dos bancos é alcançar a liderança nas operações realizadas no mercado de capitais, como a coordenação de ofertas de ações e títulos de dívida, como debêntures e bônus no exterior, além de negócios de fusões e aquisições.
"Essa combinação é única no mercado brasileiro e traz uma proposta de valor bastante diferenciada", afirmou Sylvia Coutinho, responsável pelas operações do banco suíço no Brasil.
Até a aprovação do casamento pelos órgãos reguladores, que deve levar de seis a nove meses, as instituições seguem operando de forma independente, mas devem avançar no que for possível para agilizar a combinação, segundo a executiva.
Leia Também
"Existe uma complementaridade óbvia entre as nossas aptidões e as do UBS", disse Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil.
O BB já conta com atuação no mercado de capitais, inclusive com uma participação maior do que o UBS – exceto em negócios de fusões e aquisições.
Eu diria até que a associação seria de pouca serventia para o banco brasileiro, não fosse o ganho de agilidade ao levar um negócio altamente competitivo como o de banco de investimentos para fora das amarras de uma empresa pública.
"Essa parceria é um movimento muito claro no caminho da privatização", disse Novaes, cuja posição favorável à venda da participação da União no BB à iniciativa privada é conhecida.
Os executivos não falaram em projeções de receita da joint venture, cujo nome ainda não foi definido. Eu pedi para os bancos me enviarem as comissões geradas nos nove primeiros meses deste ano, para ter uma ideia do tamanho que esse negócio teria hoje. Assim que recebê-las eu atualizo este texto.
O potencial do mercado, porém, é inegável. As captações de recursos pelas empresas brasileiras no mercado de capitais doméstico e externo atingiram R$ 335,1 bilhões nos nove primeiros meses de 2019, alta de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Anbima.
Junto com os negócios de banco de investimento e pesquisa, a corretora do UBS entrará no negócio com o BB. A associação, porém, terá como foco apenas os clientes institucionais. Ou seja, não resolve um velho problema do Banco do Brasil, que é a falta de uma corretora própria para atuar com os clientes de varejo.
Mas o vice-presidente de negócios de atacado do BB, Márcio Hamilton, disse que o atual modelo de atuação do banco, que conta com um "pool" de corretoras em seu home broker, atende bem os clientes e deve continuar assim.
As operações de gestão de fundos de investimento e fortunas também ficaram de fora da associação.
O Banco do Brasil tem planos de selar um casamento na área de fundos com outro parceiro estrangeiro, que tenha uma atuação complementar à do banco e escala internacional, segundo o presidente do BB. O negócio, porém, só deve sair no ano que vem.
Com aumento do valor de referência do Gás do Povo, governo brasileiro tenta mitigar efeitos da guerra dos EUA e de Israel contra o Irã
Sequência de filme que marcou a cultura pop nas última décadas, ‘O Diabo Veste Prada 2’ chega aos cinemas brasileiros nesta semana; confira quem é a Miranda Priestly na ‘vida real’
Há espaço para aceleração dos cortes da Selic no segundo semestre, mas por ora Copom deve continuar com a mesma cautela, diz Rafaela Vitória
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 28 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Em relatório anual, fundo afirma que bancou garantias, fez empréstimos e ainda viu indicador de liquidez cair abaixo do nível recomendado
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros com mais de 18 anos, o; prazo vai até dia 6 de maio
Declaração de Magda Chambriard vem em meio a discussões no Congresso sobre uso de receitas do petróleo para reduzir tributos
Dividendos acima de R$ 50 mil recebidos por pessoas físicas passaram a ser tributados em 10% a partir deste ano
Motoristas terão 200 dias para pagar os valores e poderão recuperar os pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Levantamento também indica ritmo de forte expansão do mercado logístico, impulsionado pelo e-commerce
Mega-Sena 30 anos tem regras parecidas com as da Mega da Virada: prêmio não acumula e 90% do dinheiro é destinado a quem acertar as seis dezenas; veja os detalhes do sorteio especial
Índice acelera de 0,44% em março para 0,89% em abril, e qualitativo preocupa: alimentação e transportes pressionam; saiba o que pode acontecer com a Selic daqui para frente
Companhia avalia incorporar parte de ativo que hoje está nas mãos da controladora; entenda o que está em discussão
Lotofácil 3671 acumula e Lotomania 2917 é a única a pagar o prêmio principal na rodada de segunda-feira (27) das loterias da Caixa
De acordo com o conselheiro da Casa Branca, o nível de concentração das quatro maiores companhias reduz a concorrência e cria condições para a formação de preços
Mercado ilegal, uso sem acompanhamento médico e incidência de doenças graves acendem alerta das autoridades sobre canetas emagrecedoras como Mounjaro e Ozempic
Pensando em homenagear a mãe, britânico pretende correr 32 maratonas em 32 dias para angariar fundos para pesquisa
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa. Agora ela paga mais do que todas as outras juntas.
Ninguém levou o prêmio máximo no concurso 3.000; entenda quanto você precisa investir para aumentar as probabilidades — e por que o custo dispara
Decisões no Banco Central e no Federal Reserve (Fed) dividem atenções com IPCA-15 e PIB dos EUA; confira tudo o que irá rolar nos mercados na próxima semana