Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Tentando segurar o câmbio

BC da Argentina adota resolução limitando financiamentos em pesos a exportadoras

Na prática, a medida força essas companhias a vender dólares para custear suas atividades diárias no país vizinho

Peso argentino
Peso argentino - Imagem: Shutterstock

Em meio aos contínuos avanços do dólar sobre a moeda local, o Banco Central da República Argentina (BCRA) adotou nesta quarta-feira uma resolução determinando, com vigência imediata, que entidades financeiras no país só poderão desembolsar novos financiamentos em pesos a empresas categorizadas como "grandes exportadoras" se obtiverem autorização prévia do BCRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na prática, a medida força essas companhias a vender dólares para custear suas atividades diárias no país vizinho.

Segundo a resolução do BCRA, são consideradas "grandes empresas exportadoras" aquelas em que exportações representem ao menos 75% das vendas totais nos últimos 12 meses e que mantenham um volume total de financiamentos obtidos em pesos no conjunto do sistema financeiro superior a 1,5 bilhão de pesos.

Caso a empresa se enquadre no primeiro critério, mas não no segundo, ela poderá receber novos financiamentos em moeda local na medida em que, com as novas entradas, não supere o limite de 1,5 bilhão de pesos.

O economista-chefe da consultoria Ecolatina Argentina, Matias Rajnerman, aponta que a resolução afeta principalmente exportadoras de produtos agrícolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Lamentavelmente, essa medida chega tarde", ele escreve em sua conta no Twitter. "Principalmente porque a saída da colheita grossa de soja é no segundo e no terceiro trimestres, assim que quase todos os gastos em pesos argentinos já foram feitos. Ademais, ainda que a colheita fina, de trigo e milho, seja no encerramento do ano, a campanha já começou."

Leia Também

PARA OS INFORMAIS

Desenrola Adimplentes: veja como vai funcionar o programa que contempla os bons pagadores

ANVISA

Anvisa determina recolhimento de lote de repelente após reprovação em teste

Rajnerman avalia que as restrições impostas pelo BCRA, "como com quase todas as medidas intervencionistas que tomou" o governo do presidente Mauricio Macri, "se tomam com 'medo', a conta-gotas e em momentos em que o seu principal impacto chega tarde".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
29 de junho de 2026 - 6:57
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 29 de junho de 2026 - 6:18
Confira os números da Quina de São João. 28 de junho de 2026 - 14:23
Quina de São João. 28 de junho de 2026 - 13:31
Imóveis, vista aérea de prédios na cidade 27 de junho de 2026 - 14:00
26 de junho de 2026 - 9:30
suplemento alimentar anvisa (1) 25 de junho de 2026 - 14:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar