Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-04-20T15:28:11-03:00
Estadão Conteúdo
REUNIÃO DO G20

Macron sobre acordo de Paris: ‘compete a Bolsonaro esclarecer as coisas’

Ele disse que futuro das negociações de Mercosul e UE dependem se o Brasil vai aceitar o acordo de Paris

2 de dezembro de 2018
8:38 - atualizado às 15:28
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro - Imagem: Fotos: Shutterstock

O presidente da França, Emmanuel Macron, reiterou a jornalistas neste sábado que o futuro das negociações entre o Mercosul e a União Europeia depende do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ele disse que o bloco europeu não negocia com países que queiram deixar o acordo climático de Paris.

"Não me compete pronunciar aqui sobre as intenções do Bolsonaro", disse o francês na entrevista, após o encerramento na cúpula do G20. "Compete ao presidente Bolsonaro quando quiser esclarecer as coisas. O que eu disse da minha parte é que a França não apoiará acordo com quem não respeita o Acordo de Paris."

Macron ressaltou que "não pode pedir aos europeus, à indústria, à agricultura e aos atores econômicos que façam esforços indispensáveis neste momento de transição e ao mesmo tempo que façam acordos com países que violam estas mesmas obrigações".

Nesta sexta-feira, Macron sinalizou que Bolsonaro pode ser um obstáculo para um acordo entre União Europeia e Mercosul, com negociações que já se arrastam por 20 anos. Bolsonaro respondeu em seguida ressaltando que não fará acordos que prejudiquem o Brasil. "Sujeitar automaticamente nosso território, leis e soberania a colocações de outras nações está fora de cogitação", escreveu o presidente eleito nas redes sociais.

Macron acrescentou que disse ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, que, dentro do Mercosul, uma conversa direta com a Casa Rosada pode prosperar.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Blink!

Qual a expectativa para CASH3? O que esperar de Cosan a partir do IPO da Raízen? Confira as respostas do Felipe Miranda na nova edição do Blink!

Em mais uma edição do seu vídeo de ‘rapidinhas’, o CIO da Empiricus fala sobre as expectativas em relação a diversos tickers e responde outras dúvidas dos seus seguidores

DESTAQUES DA BOLSA

Minério de ferro volta a subir e as ações da Vale e das siderúrgicas acompanham

O avanço do aço na China é sinal de boas notícias, o que anima os investidores por aqui.

do campo para a bolsa

AgroGalaxy (AGXY3) estreia em queda de 24%, após precificar ações no piso em IPO

Empresa de agronegócio já havia reduzido substancialmente o tamanho da oferta; analistas apontam risco de a companhia ser espremida por fornecedores

Temores atrapalham recuperação

Setor da construção é como uma Ferrari com freio de mão puxado, diz presidente da CBIC

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o recorde de alta nos custos de materiais é um dos principais problemas no setor

VIAGEM AO ESPAÇO

Jeff Bezos foi ao espaço e você pode ganhar dinheiro com isso; descubra como

O Bilionário e fundador da Amazon fez um passeio de 10 minutos no espaço e isso pode te render dinheiro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies