Menu
2018-10-04T14:08:51-03:00
Luis Ottoni
Luis Ottoni
Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduando em negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou nas editorias de economia nos portais G1, da Rede Globo, e iG.
Sob incertezas políticas

Venda de veículos cai em setembro mas sobe no ano

Segundo Anfavea, venda de veículos caiu 14,3% em setembro mas subiu 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado

4 de outubro de 2018
13:55 - atualizado às 14:08
Carros empilhados
Venda de veículos automotores cresceu 4,5% em setembro comparado ao mesmo mês do ano passado - Imagem: shutterstock

A venda total de veículos automotores caiu 14,3% em setembro mas subiu 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, divulgou a Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira, 4.

Ao todo, foram vendidos 213.339 veículos.

Para chegar aos resultados, a associação reuniu o número de emplacamentos dos veículos de todo o país.

'Efeito calendário'

A proximidade com as eleições e a incerteza política do país, consideradas efeito-calendário', afetaram nas vendas. No acumulado ano, de janeiro a setembro, a produção das montadoras cresceu 10,5% ante ao mesmo período de 2017.

As exportações de veículos brasileiros recuou 23,6% em setembro na comparação com agosto. Nesse caso, os mesmos efeitos que afetam a política doméstica tiveram impacto nos números, mas, de acordo com o presidente da Anfavea, Antônio Megale, a crise da argentina foi o que mais afetou.

Atualmente, a Argentina é o destino de até 80% das exportações de veículos brasileiros.  No mês passado, o país vizinho respondeu por apenas 50% desses números.

Tendências

A Anfavea também elevou a projeção de veículos em 13,7% comparado com 2017, para 2,546 milhões de unidades. Anteriormente, a associação previa expansão de 11,7%.

Na terça-feira, 2, a  Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) também divulgou uma queda de 15% no número de veículos em setembro.

 

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Sem pessoa física

Modelo de abertura de capital da Aura Minerals pode ser replicado

Modelo de esforços restritos, inaugurado no Brasil pela companhia produtora de ouro, só permite a entrada de fundos na abertura de capital

Conselho da Cosan aprova reorganização societária com holding única

A partir da consolidação da nova estrutura, os acionistas da própria Cosan, da CZZ e da Cosan Log vão passar a deter ações da holding, que continuará sendo controlada pela Aguassanta, veículo de investimento da família de Rubens Ometto

Tributação

Vamos entrar com aumento de imposto sobre dividendos, diz Guedes

Ministro também disse que marcos regulatórios podem ser aprovados em “60 a 90 dias”

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

coronavírus no brasil

Brasil passa da marca de 1,5 milhão de casos confirmados de covid-19

Do total de infectados até o momento, 868.372 já se recuperaram

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements