🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

E agora?

Fundo GGRC11: com prisão dos sócios da gestora, o que pode acontecer aos cotistas?

Conversei com um advogado especializado em mercado imobiliário e de capitais para esclarecer quais os direitos do cotista em diferentes cenários hipotéticos

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
27 de novembro de 2019
5:30 - atualizado às 20:32
Martelo de juiz representando Justiça
Imagem: Shutterstock

Se você é cotista do fundo imobiliário GGR Covepi Renda FII (GGRC11), provavelmente ficou preocupado com a prisão de três sócios da gestora Supernova, responsável pelo fundo, na semana passada, conforme eu já relatei aqui no Seu Dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aparentemente, a fraude da qual eles foram acusados não tem relação com o FII, que investe em galpões logísticos e industriais e tem mais de 55 mil cotistas.

Pelo menos é o que consta nos posicionamentos oficiais da Supernova e da CM Capital Markets, administradora do fundo.

Se este for mesmo o caso, então o cotista pode ficar tranquilo, pois seu patrimônio está preservado.

De acordo com o advogado Carlos Ferrari, sócio da NFA Advogados e especialista em mercado de capitais e ativos imobiliários, a atividade do fundo é desenvolvida essencial e juridicamente pelo administrador, que é a CM Capital Markets.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O gestor tem uma atividade consultiva de recomendação de negócios para o administrador. O proprietário dos ativos é o administrador fiduciário, não o gestor. Ele apenas faz a recomendação dos investimentos”, explica.

Leia Também

A Supernova disse, em nota, que continua operando normalmente. Mas, se em uma situação extrema, uma gestora perde a licença para gerir seus fundos, mesmo assim o cotista fica protegido.

Nesses casos, a administradora fica responsável pela gestão e precisa convocar uma assembleia para a substituição do gestor, explica Ferrari.

Mas os cotistas também têm a prerrogativa de escolher se mantêm ou não os gestores dos seus fundos. Os gestores podem ser substituídos em assembleia, que pode ser convocada com a concordância de, no mínimo, 5% dos cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o pedido for feito durante uma Assembleia Geral Ordinária (AGO), o quórum mínimo cai para de 3%.

O que diz a Supernova

Uma dúvida que pode surgir no cotista neste momento é: e se o fundo GGRC11 estiver envolvido com a suposta fraude em falências de que são acusados os três sócios da Supernova que foram presos?

As investigações apontam que eles teriam participado de esquema de ocultação de patrimônio de empresas e seus sócios, bem como atuado na compra e venda de créditos gerados por recuperações judiciais e falências indevidas - isto é, de empresas que tinham patrimônio e não precisariam entrar com pedido de RJ ou falência.

Até o momento, parece que não é o caso. Em nota enviada pela sua assessoria de imprensa na tarde de ontem, a Supernova diz o seguinte:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em nenhum momento as atividades da Supernova Capital ou a gestão do fundo GGR Covepi Renda FII foram objeto de qualquer tipo de investigação ou questionamento. Não há pendências a respeito da legalidade das operações do fundo, nem a respeito de sua estrita adesão a sua política de investimentos.

A gestora tomou conhecimento de que investimentos pessoais de três profissionais que integram seu quadro estão neste momento sob investigação de autoridades policiais. A Supernova Capital informa que não tomou parte nessas operações e que não detém qualquer informação a esse respeito.

A gestora informa ainda que aceitou o afastamento voluntário dos três profissionais de suas funções executivas na Supernova Capital, em vigor pelo menos durante o período de duração das investigações em curso.”

Sobre a gestão do GGRC11, a nota diz ainda que ela “prossegue sob a responsabilidade da mesma equipe, sob a liderança direta e presente do diretor de gestão responsável perante a CVM, Sr. Thiago Figueiredo, e do diretor de crédito, de Sr. Richard H. Sippli.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambos são sócios da Supernova. Eu pedi à assessoria de imprensa uma entrevista com Thiago Figueiredo, que ficou de falar comigo, mas ainda não tive retorno. Assim que conseguirmos conversar, eu informo aqui no Seu Dinheiro.

A administradora CM Capital também informou, em fato relevante publicado no último domingo (24), que “permanecerá realizando as diligências necessárias e novas diligências, e caso necessário, novos fatos poderão ser divulgados”.

E se fosse descoberta uma fraude no fundo?

De qualquer maneira, perguntei ao advogado Carlos Ferrari o que aconteceria na situação hipotética da utilização de um fundo imobiliário para cometer algum tipo de fraude.

Ele me explicou que, num caso como esse, os cotistas não respondem com o próprio patrimônio a qualquer tipo de punição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Ferrari, a prática de fraude extrapola os poderes outorgados ao fundo pelo seu regulamento, ou seja, é passível de punição aos responsáveis assim como qualquer outra prática que vá em desacordo com o regulamento.

Em outras palavras, serão os gestores ou administradores que deverão responder, inclusive com seu patrimônio pessoal, a perdas e punições decorrentes de fraudes na carteira do fundo, dependendo de quem as tiver cometido.

Perguntei a Ferrari, ainda, sobre a possibilidade de haver perda patrimonial ou de rentabilidade ao fundo em decorrência de uma possível fraude. Ele respondeu que, nesse caso, os responsáveis pela fraude teriam que ressarcir os cotistas financeiramente pelas suas perdas.

“Não tivemos nenhum caso até hoje de fundo imobiliário que tenha tido alguma impontualidade em razão de fatores que não fossem de mercado. A estrutura é bastante segura e eficiente para o cotista”, diz o advogado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perceba, porém, que nesse caso se trata de lidar com questões judiciais, que podem ser de lenta resolução. O tempo pode funcionar aqui como um risco adicional para o cotista, ainda que seus direitos estejam garantidos.

Vale lembrar ainda que, de uma maneira geral, os investidores que se sentirem lesados em razão de decisões de investimento das instituições financeiras podem fazer denúncias para a ouvidoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou até, em certos casos, recorrer ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) da B3, que também cobre operações com fundos imobiliários negociados em bolsa, como eu explico nesta matéria.

Riscos

Mesmo com todas essas proteções ao cotista e o posicionamento tranquilizador da gestora e da administradora, o investidor deve avaliar sua posição com bastante cuidado, se estiver considerando permanecer ou entrar no fundo neste momento.

Embora os preços das cotas tenham recuado quase 6% na segunda, ontem elas subiram 2,53%. É preciso considerar a possibilidade de uma flutuação mais forte nos preços por algum tempo, principalmente se surgirem fatos novos negativos para a gestora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É preciso considerar, ainda, que a Supernova tem apenas um produto relevante, que é justamente o GGRC11, e que dos cinco sócios, três estão sendo investigados por fraude e foram presos na operação do Ministério Público de Goiás.

Além disso, como a investigação corre em segredo de Justiça, temos muito pouca informação sobre o caso.

Pessoalmente, também considero que a gestora está pecando na sua comunicação com o público. Embora as prisões tenham ocorrido na última quinta-feira (21), a administradora só se manifestou por fato relevante no domingo (24) e o comunicado ao mercado da Supernova só foi divulgado na segunda (25). Ontem houve o envio de nota à imprensa.

Confira a íntegra da nota da Supernova à imprensa

A Supernova Capital vem a público comunicar os investidores, parceiros de negócios, colaboradores e o mercado em geral a respeito de suas operações como gestora de fundos de investimentos imobiliários em condições de absoluta normalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestão do fundo GGR Covepi Renda FII prossegue sob a responsabilidade da mesma equipe, sob a liderança direta e presente do diretor de gestão responsável perante a CVM, Sr. Thiago Figueiredo, e do diretor de crédito, de Sr. Richard H. Sippli. Esse conjunto de profissionais responde desde de 2018 pelas operações, pela concepção e execução da estratégia de investimentos que tem permitido ao fundo apresentar resultados consistentes para nossos cotistas e boa liquidez para a negociação das cotas em bolsa, sendo este um dos dez fundos imobiliários mais negociados na B3 em 2019, com um incremento de mais de 45 mil cotistas neste período em que a gestão assumiu o fundo.

Todas as informações existentes sobre as atividades de gestão estão de posse do administrador do fundo, assim como as demonstrações financeiras do fundo foram auditadas e aprovadas sem ressalvas pela KPMG, bem como estão sempre integralmente de posse das autoridades reguladoras do mercado de capitais. Consultas e esclarecimentos a dúvidas podem ser feitas a qualquer tempo. Transparência e conformidade permanecem sendo valores essenciais de nossa gestão.

Em nenhum momento as atividades da Supernova Capital ou a gestão do fundo GGR Covepi Renda FII foram objeto de qualquer tipo de investigação ou questionamento. Não há pendências a respeito da legalidade das operações do fundo, nem a respeito de sua estrita adesão a sua política de investimentos.

A gestora tomou conhecimento de que investimentos pessoais de três profissionais que integram seu quadro estão neste momento sob investigação de autoridades policiais. A Supernova Capital informa que não tomou parte nessas operações e que não detém qualquer informação a esse respeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestora informa ainda que aceitou o afastamento voluntário dos três profissionais de suas funções executivas na Supernova Capital, em vigor pelo menos durante o período de duração das investigações em curso.

A Supernova Capital reafirma seu compromisso irrevogável com o respeito às leis e regulamentos vigentes, bem como com a promoção de um mercado de capitais cada vez mais justo, eficiente, transparente e confiável para todos os participantes.

Richard H. Sippli | Diretor de Crédito
Thiago Figueiredo | Diretor de Gestão
Supernova Capital

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CONDENADOS PELO STF

Penas menores para Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro? Câmara dos Deputados aprova redução; confira o que acontece agora

10 de dezembro de 2025 - 10:33

O texto original previa anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e dos acusados de tentativa de golpe de Estado, mas trecho foi retirado

PRÊMIOS ACUMULADOS

Mega-Sena 2949 acumula e vai a R$ 38 milhões, enquanto Timemania salta para R$ 64 milhões; veja as loterias da Caixa

10 de dezembro de 2025 - 9:59

Hoje é dia de sorteios da +Milionária (R$ 11 milhões), da Quina (R$ 600 mil) e da Lotomania (R$ 1,6 milhão); amanhã entram em cena a Mega-Sena e a Timemania.

NA MIRA DO FISCO

Câmara aprova regras mais rígidas contra devedor contumaz; texto vai para sanção de Lula

10 de dezembro de 2025 - 7:21

Quando a Fazenda identificar um possível devedor contumaz, deverá enviar notificação e conceder prazo de 30 dias para pagamento da dívida ou apresentação de defesa

NAS ENTRELINHAS

O corte da Selic vem aí? Resposta do Copom estará nas entrelinhas do comunicado desta Super Quarta

10 de dezembro de 2025 - 6:02

Na última reunião do ano, mercado espera mudanças sutis no comunicado do comitê para consolidar apostas de cortes nos juros já em janeiro

CARO ASSIM?

Estes brinquedos já custam quase o mesmo que um smartphone da Samsung; veja a comparação

9 de dezembro de 2025 - 17:10

Modelos premium de Barbie, Lego e itens colecionáveis chegam ao varejo com preços que rivalizam com eletrônicos

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad crava: votação de projeto contra devedores contumazes deve acontecer nesta terça (9); ministro tenta destravar pauta fiscal

9 de dezembro de 2025 - 14:03

Haddad vê clima favorável na Câmara para avançar em medidas que reforçam a arrecadação e destravam o Orçamento de 2026

VALENDO!

CNH sem autoescola aprovada: veja como será o novo processo e quanto você vai economizar

9 de dezembro de 2025 - 12:18

As novas regras da CNH sem autoescola, agora dentro do programa CNH do Brasil, reduzem custos, flexibilizam aulas e ampliam o acesso à habilitação

QUEM QUER PROVENTOS?

Com dividendos no radar, Prio (PRIO3) é a queridinha do BTG Pactual, mas preço-alvo cai

9 de dezembro de 2025 - 11:21

A atualização veio na esteira do Investor Day, quando a petroleira forneceu mais detalhes sobre o momentum operacional e as prioridades

SEM MULTAS

Como vai funcionar a renovação automática da CNH para quem é bom motorista

9 de dezembro de 2025 - 10:30

Novas regras da CNH incluem renovação automática para bons condutores, provas mantidas, instrutores autônomos e queda de até 80% no custo da habilitação

CORTAR GASTOS

'Não devemos ficar em berço esplêndido, temos de fazer um esforço fiscal maior', diz Alckmin

9 de dezembro de 2025 - 10:05

“Nós estamos num momento importante, com 5,4% de desemprego, o menor da série histórica, e com 4,4% de inflação, caindo, isso é raro”, afirmou o vice-presidente

LOTERIAS HOJE

Mega-Sena 2949 distribui R$ 20 milhões hoje, mas Timemania rouba a cena e dispara para R$ 61 milhões; veja os prêmios das loterias da Caixa

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Confira os valores oferecidos pela Mega-Sena, Timemania, +Milionária, Lotofácil e demais modalidades da Caixa nos sorteios desta terça (9) e quarta-feira (10)

A nova compra do Itaú (ITUB4), que envolve cartões de Casas Bahia (BHIA3), GPA (PCAR3) e Assaí (ASAI3)

8 de dezembro de 2025 - 17:06

O maior banco privado do país adquiriu as participações de três varejistas na Financeira Itaú CBD; entenda a operação

MAIS RICOS DO QUE NUNCA

O ano dos bilionários: nunca houve tantos super-ricos quanto em 2025, e eles nunca foram tão endinheirados

8 de dezembro de 2025 - 14:20

Os quase 3 mil bilionários do planeta concentram fortunas de US$ 15,8 trilhões; alta é decorrente do crescimento das empresas ligadas à inteligência artificial

PARA QUEM QUISER TENTAR A SORTE

Loterias da Caixa: Quina sorteia R$ 7,5 milhões nesta segunda; Timemania, com R$ 61 milhões, lidera premiações da semana

8 de dezembro de 2025 - 9:48

Com dezembro avançando e a Mega da Virada no horizonte, prêmios se acumulam e movimentam apostadores de todo o país

ANOTE NO CALENDÁRIO

Super Quarta no radar: EUA e Brasil decidem juros em semana de IPCA; confira a agenda econômica dos próximos dias

8 de dezembro de 2025 - 7:02

O calendário também conta com publicação de dados dos Estados Unidos de meses anteriores, já que a paralisação do governo norte-americano interrompeu a divulgação de indicadores importantes

Representante dos EUA diz que compromissos comerciais da China estão ‘indo na direção certa’

7 de dezembro de 2025 - 16:51

O fluxo entre os dois países já caiu cerca de 25%, afirma o representante comercial dos EUAZ. “Provavelmente precisa ser menor para que não sejamos tão dependentes uns dos outros”

FICOU PRA PRÓXIMA

Mega-Sena: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 20 milhões

7 de dezembro de 2025 - 11:05

Quarenta e dois apostadores acertaram a quina e vão receber, cada um, R$ 42.694,24

DINHEIRO NO BOLSO

Renda da população deve continuar subindo no curto prazo: isso é bom ou ruim para a economia? Veja qual o impacto na inflação e nos juros

7 de dezembro de 2025 - 10:31

Mesmo com desaceleração da atividade econômica, renda deve continuar em alta; no entanto, isso não preocupa tanto os economistas

SINAIS SÃO BONS

XP vê início dos cortes da Selic em março, mas não descarta começo mais cedo: sinais são positivos, e um dado atrapalha

7 de dezembro de 2025 - 9:38

Com a desaceleração da inflação e valorização do câmbio, BC pode começar ciclo de cortes da Selic, mas gastos do governo ainda preocupam

Ao Cade, entidades se posicionam contra fusão Petz (PETZ3) e Cobasi, que criaria gigante de R$ 7 bilhões

6 de dezembro de 2025 - 16:29

Além disso, alegam que a fusão Petz-Cobasi eleva em 35% o risco de fechamento de pet shops de bairro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar