🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

NOVAS CARTAS

Trump anuncia tarifas de 30% sobre importações da União Europeia e do México a partir de agosto; veja os motivos

Déficits comerciais não foram a única razão mencionada pelo presidente norte-americano, que enviou cartas às líderes da UE e do país latino-americano

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
12 de julho de 2025
12:22 - atualizado às 12:28
Donald Trump agenda climática
O presidente norte-americano Donald Trump. - Imagem: Divulgação Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (12), uma nova leva de tarifas para seus parceiros comerciais no âmbito da sua guerra comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novas cartas publicadas em sua rede social Truth Social, o republicano impôs uma taxação de 30% às importações dos países da União Europeia e do México aos EUA a partir de 1º de agosto.

O mercado já estava na expectativa por estes anúncios, que se seguem a outras elevações tarifárias, como a taxação de 35% às importações do Canadá e de 50% aos produtos brasileiros.

  • VEJA MAIS: As recomendações dos especialistas que participaram do evento “Onde Investir no 2º Semestre” já estão reunidas em um e-book gratuito; baixe agora

Tarifa à União Europeia se justifica pelo déficit comercial

Em carta endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, Trump alega que o motivo da taxação é o desequilíbrio comercial entre a UE e os Estados Unidos. A correspondência segue o padrão de outras cartas enviadas pelo presidente elevando as tarifas de outros países.

"Nós tivemos anos para discutir nossa relação comercial com a União Europeia e concluímos que devemos nos afastar desses grandes e persistentes déficits comerciais de longo prazo engendrados por suas políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de recíproco", escreveu o líder norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tarifa imposta de 30% sobre os produtos europeus será aplicada separadamente das tarifas setoriais, e os bens transbordados (enviados a outro país, de tarifas menores, e depois aos EUA) ficarão sujeitos à tarifa mais alta, diz a carta.

Leia Também

Segundo Trump, a taxação de 30% ainda é "bem menor" que a necessária para eliminar o déficit comercial dos EUA com a UE. O presidente ressaltou ainda que empresas europeias que quiserem transferir sua produção para os Estados Unidos não terão os produtos feitos em solo americano tarifados. Além disso, o país está disposto a facilitar a vinda dessa produção.

Finalmente, o presidente diz que a UE deve permitir a entrada livre de produtos norte-americanos no bloco para corrigir tais déficits comerciais e que, se os europeus decidirem retaliar com a elevação de tarifas, tal valor será somado à tarifa anunciada de 30% sobre a importação dos seus produtos.

Trump termina a carta mostrando-se aberto à negociação, mas deixando claro que a tarifa de importação dos produtos europeus pode ser ajustada para baixo ou para cima, a depender da relação comercial dos Estados Unidos com a UE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o México, maior justificativa é o tráfico de fentanil

No caso do México, o déficit comercial que o país latino-americano tem com os Estados Unidos não foi a única justificativa para a imposição da tarifa de importação de 30%.

Em carta endereçada à presidente mexicana Claudia Sheinbaum, Trump alega que, embora esteja ajudando os Estados Unidos na segurança da fronteira, o México ainda não fez o bastante para combater o narcotráfico e frear a entrada de fentanil em solo norte-americano.

Vale lembrar que Trump já havia imposto uma tarifa de 25% a produtos mexicanos, canadenses e chineses sob a justificativa de que estes países não estavam combatendo a entrada de fentanil nos EUA.

"Apesar do nosso sólido relacionamento, você irá recordar que os Estados Unidos impuseram tarifas ao México para lidar com a crise de fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pelo fracasso do México em impedir os cartéis, que são integrados pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a face da Terra, de despejarem essas drogas no nosso país", escreveu Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E continuou: "O México ainda não parou os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico. Obviamente, eu não posso deixar isso acontecer!"

  • Leitores do seu Dinheiro podem ter acesso gratuito à série Palavra do Estrategista, com recomendações que já renderam mais de 200% do Ibovespa; veja como

Assim como no caso da UE e de outros países tarifados, Trump frisou que as tarifas de 30% serão aplicadas separadamente às tarifas setoriais já impostas, que produtos transbordados para fugir à taxação estarão sujeitos à maior tarifa e que empresas mexicanas que decidirem transferir a produção para os EUA terão sua entrada facilitada no país e sua produção em solo norte-americano livre de tarifas.

A possibilidade de redução das tarifas, no entanto, não ficou condicionada a negociação ou redução do déficit comercial dos EUA, mas sim ao sucesso do México em combater a entrada de fentanil em solo norte-americano.

União Europeia pode retaliar

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em comunicado que a imposição de tarifas “interromperiam” a cadeia de suprimentos essencial transatlântica e não descartou medidas retaliatórias à política comercial de Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela ainda afirmou que o bloco econômico, formado por 27 países da Europa, deve continuar as negociações com os Estados Unidos para um acordo, reforçando o compromisso com o “diálogo”.

“Poucas economias no mundo igualam o nível de abertura e adesão à União Europeia a práticas comerciais justas. A UE tem priorizado consistentemente uma solução negociada com os EUA, refletindo nosso compromisso com o diálogo, a estabilidade e uma parceria transatlântica construtiva”, disse von der Leyen.

“Seguimos prontos para continuar trabalhando em direção a um acordo até 1º de agosto. Ao mesmo tempo, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger os interesses da UE, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário”, acrescentou.

*Com informações do Money Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PARALISAÇÃO

Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’

13 de outubro de 2025 - 10:59

Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024

ACORDO DE PAZ

A guerra em Gaza acabou, diz Trump. Entenda o que está por trás da negociação que pôs fim ao conflito de dois anos

13 de outubro de 2025 - 9:46

Após dois anos de conflito, Trump sela cessar-fogo entre Israel e Hamas e tenta consolidar legado diplomático no Oriente Médio

OLÉ

Argentina sai na frente do Brasil e anuncia projeto de data centers com a OpenAI, dona do ChatGPT

12 de outubro de 2025 - 17:46

Projeto da OpenAI em parceria com a argentina Sur Energy prevê investimentos de até US$ 25 bilhões na região da Patagônia

VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO?

China reage à ameaça de tarifa de 100% de Trump: “Não queremos uma guerra tarifária, mas não temos medo de uma”

12 de outubro de 2025 - 12:13

A troca de acusações ameaça atrapalhar um possível encontro entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping e acabar com a trégua de uma guerra comercial 

VIAGEM À ITÁLIA

Lula tem encontro marcado com o papa Leão 14 nesta segunda-feira (13)

12 de outubro de 2025 - 10:45

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política

AMEAÇOU E CUMPRIU

Trump anuncia nova tarifa de 100% sobre importações da China, por postura ‘hostil’ e ‘sem precedentes do país asiático

10 de outubro de 2025 - 18:34

Ameaças de tarifas e críticas à China feitas por Trump na tarde desta sexta já haviam azedado os mercados em Wall Street

NA MESA COM OS EUA

Ministro brasileiro conversa com Marco Rubio e diz que delegação vai aos EUA negociar tarifaço

9 de outubro de 2025 - 16:34

Presidente Lula afirma que a conversa entre os dois inicia uma nova fase da relação comercial do Brasil com o país norte-americano

NA MADRUGADA DE NATAL

Como era o avião da Embraer (EMBR3) que Putin admite ter abatido no Cazaquistão

9 de outubro de 2025 - 16:30

Entenda o modelo de avião da Embraer (EMBR3) abatido pela Rússia no Cazaquistão, que deixou 38 mortos e gerou repercussão internacional

PAZ (IM)PERMANENTE?

Enfim, o cessar-fogo: Hamas declara fim da guerra com Israel sob garantias internacionais

9 de outubro de 2025 - 16:28

Em um discurso nesta quinta-feira (9), o chefe do Hamas afirmou que o grupo chegou a um acordo que visa a encerrar a guerra

NO AGUARDO

EUA: Fed diz que riscos para emprego justificam corte de juros, mas cautela com inflação continua a afetar opinião dos diretores

8 de outubro de 2025 - 19:00

Taxa de desemprego nos EUA atingiu o maior patamar em quase quatro anos, enquanto a inflação se afasta da meta de 2%

NA TRAVE

Quem são os brasileiros que chegaram mais perto do Prêmio Nobel até hoje

5 de outubro de 2025 - 10:15

Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura”

PAUSA NO EMBATE

Suprema Corte dos EUA mantém Lisa Cook no Fed até julgamento no início do ano que vem

2 de outubro de 2025 - 12:30

Audiência só ocorrerá em janeiro de 2026; até lá, a diretora indicada por Biden permanece no cargo em meio à disputa com Donald Trump

ERA DOS 100 MILHÕES

Taylor Swift faz história com mais de 100 milhões de álbuns vendidos — e “The Life of a Showgirl” promete ampliar recorde

2 de outubro de 2025 - 9:28

Primeira mulher a ultrapassar 100 milhões de álbuns certificados nos EUA, Taylor Swift lança nesta sexta “The Life of a Showgirl”, já recordista em pré-saves

PARARAM AS MÁQUINAS

Shutdown nos EUA: governo é paralisado pela 1ª vez desde 2019 e divulgação de dados é adiada; o que acontece agora?

1 de outubro de 2025 - 14:03

Divulgação dos dados do payroll, previstas para a sexta, foi adiada para o fim do shutdown, quando o Congresso deverá entrar em acordo sobre o Orçamento

TESTANDO A SORTE

Apostador sortudo encontra bilhete esquecido e ganha quase R$ 100 milhões na loteria (e teria perdido tudo se fosse no Brasil)

1 de outubro de 2025 - 13:48

Ele havia esquecido o bilhete premiado de loteria no fundo de um casaco e só o encontrou seis meses depois, por causa de uma onda de frio

OBRA DE LUXO

Banheiro de US$ 1 milhão em Los Angeles provoca polêmica nos EUA

29 de setembro de 2025 - 10:51

Moradores acusam a prefeitura de gastar demais em uma obra simples, enquanto a cidade corta orçamento de bombeiros e ainda depende de banheiros químicos em parques

NO TOPO DO MUNDO

O caminho ao Canadá: vistos, cidadania, desafios e estratégias para brasileiros

29 de setembro de 2025 - 8:16

Especialistas detalham o caminho, os custos e as estratégias para brasileiros que planejam imigrar para o Canadá em meio a novas regras e um cenário mais competitivo

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO...

“Você está demitido”: Trump volta a colocar Powell sob a sua mira

28 de setembro de 2025 - 15:41

Recentemente, uma decisão da Suprema Corte indicou que o presidente dos EUA não tem autoridade para destituir autoridades do Fed à vontade

FALTA MENOS DE UM ANO...

Copa do Mundo 2026: anfitriões fogem do costume e anunciam três mascotes — mas não é a primeira vez que isso acontece

28 de setembro de 2025 - 11:22

Copa do Mundo 2026 surpreende com três mascotes oficiais, representando Canadá, Estados Unidos e México. Mas, embora seja raro, essa não é a primeira vez que o torneio tem mais de um personagem símbolo

UM PASSO PARA TRÁS

Argentina recua no desmonte do ‘cepo cambial’ e volta a impor restrição à compra de dólar

26 de setembro de 2025 - 19:45

O controle argentino é um conjunto de controles às negociações do dólar que historicamente manteve a moeda americana em nível artificial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar