🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

DÓLAR

Trump tem medo da moeda dos Brics? Por que as ameaças do presidente dos EUA podem surtir efeito oposto ao desejado

Trump repete ameaça de impor sobretaxa de 100% aos países que compõem o Brics se eles insistirem em moeda alternativa ao dólar, mas acaba revelando fraqueza

Ricardo Gozzi
31 de janeiro de 2025
15:20 - atualizado às 15:51
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA).
Donald Trump - Imagem: Official White House/Shealah Craighead

Era noite de quinta-feira (30) em Washington e Donald Trump tinha acabado de confirmar a imposição de sobretaxas ao petróleo do Canadá e do México pelos Estados Unidos. O presidente norte-americano aproveitou então para dar uma esticada de pernas e mexer nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao invés de relaxar e se distrair, no entanto, Trump resolveu publicar em sua conta na Truth Social, rede social da qual é dono e que, aparentemente, só ele usa. A bazuca tarifária de Trump então migrou de alvo e foi apontada para os países que integram o Brics.

“A ideia de que os países do Brics vão se afastar do dólar enquanto olhamos de braços cruzados acabou”, escreveu o presidente norte-americano.

Depois, no melhor estilo copia e cola, Trump repetiu a ameaça feita no fim de novembro do ano passado.

“Nós vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não vão criar uma nova moeda dos Brics nem apoiar nenhuma outra moeda que possa substituir o poderoso dólar. Caso contrário, eles vão enfrentar tarifas de 100%”, escreveu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Freud explica?

Há quem veja Trump como um valentão convicto — ou patológico para os desafetos.

Leia Também

O fato é que a psicologia dispõe de incontáveis estudos que buscam decifrar o comportamento dos valentões.

Existe até divergência quanto a se o praticante do bullying seria vilão ou vítima.

O consenso, porém, é que quem se dedica de maneira permanente à intimidação e à provocação revela (inconscientemente, claro) insegurança e medo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão então é: Trump tem medo de que em relação ao dólar?

Apesar do crescente uso do euro e do renminbi nas transações internacionais, o dólar é, de longe, a moeda mais usada do mundo.

A moeda norte-americana representa mais da metade de todas as alocações em reservas internacionais do mundo, segundo os cálculos mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), referentes ao fechamento do terceiro trimestre de 2024.

Além de compor o grosso das reservas internacionais, o dólar é usado como referência para o comércio exterior.

São raros os casos nos quais as importações e exportações são feitas sem passar pelo dólar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primazia do dólar proporciona uma série de vantagens para os Estados Unidos.

Entre outras coisas, ela permite que o governo norte-americano tome dinheiro emprestado a custos relativamente baixos e imprima dinheiro a rodo sem que a inflação interna dispare.

Além disso, proporciona imenso poder geopolítico a Washington.

O medo de Donald Trump é justamente que os países passem a buscar alternativas ao dólar nas trocas bilaterais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em larga escala, isso tenderia a enfraquecer o dólar e alimentar o dragão da inflação.

A chance de que isso aconteça, no entanto, é baixa — ao menos no curto prazo.

O crescimento do Brics

O acrônimo Bric data de 2001, quando Jim O’Neill, então economista-chefe do banco Goldman Sachs, publicou um relatório sobre o potencial de crescimento de Brasil, Rússia, Índia e China.

Menos de uma década depois, em 2009, as potências emergentes uniram-se em um bloco informal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano seguinte, graças à adesão da África do Sul, o bloco passou a se chamar Brics (o “s” se deve ao nome do país em inglês).

Em meio a novas ampliações a partir de 2023, o grupo passou a abrigar também o Egito, a Etiópia, os Emirados Árabes Unidos, a Indonésia e o Irã — felizmente sem mudar a sigla.

Diante dessa expansão, o Brics abrange atualmente 40% da população mundial e responde por 37% do PIB global, bem como por 26% do comércio.

Uma pedra no sapato de Donald Trump

O que incomoda Trump é que, nos últimos anos, os países do bloco passaram a estudar meios de contornar o dólar em suas transações comerciais e colocaram em pauta a possível criação de uma unidade monetária comum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o Brics pareça disposto a desafiar a ordem global dominada pelos EUA, o efeito mais imediato de uma eventual moeda não seria geopolítico, mas econômico. Isso porque os custos das importações e exportações dentro do bloco diminuiriam.

Simultaneamente, um estudo recente do FMI nota que o fortalecimento do dólar nos últimos anos vem mascarando uma queda lenta, mas constante, da presença da moeda norte-americana nas reservas internacionais.

Há 20 anos, o dólar representava mais de 70% das reservas mundiais. Em 2024, a participação era inferior a 60%.

Daí a dizer que uma eventual moeda do Brics ameaçaria o dólar, como Trump transparece temer, vai um longo caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As transações de commodities como o petróleo, o ouro e o minério de ferro ocorrem em dólar e nada sugere que isso vá mudar em um horizonte previsível.

“Economicamente, não é um problema importante porque a ideia de os países do Brics serem capazes de estruturar uma moeda de reserva alternativa ao dólar americano não é plausível no curto ou no médio prazo", disse Mark Weinstock, especialista em comércio global e professor de economia na Pace University, em entrevista à CBS.

Ao tentar demonstrar força, Trump transparece fraqueza

Donald Trump acha que está sendo feito de bobo pelo Brics.

“Eles que procurem outra nação otária”, escreveu ele na Truth.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão é que, ao tentar demonstrar força, Trump transparece fraqueza diante de um risco de longo prazo.

No X (antigo Twitter), Brad Setser, integrante do Conselho de Relações Exteriores e ex-economista do Departamento do Tesouro dos EUA, escreveu que a postura de Trump não passa uma boa impressão.

De acordo com ele, a ameaça de Trump pode realmente acelerar um afastamento do dólar por parte de outros países.

"Faz parecer que o uso do dólar é um favor aos Estados Unidos", disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Simultaneamente, à medida que os Estados Unidos sob Donald Trump sinalizam um fechamento para o mundo, eles acabam estimulando a ascensão de outros países, avalia o cientista político Alexandre Uehara, da ESPM.

“Ao invés de colocar a América em primeiro lugar, ele está deixando a América sozinha”, disse Uehara ao Seu Dinheiro, em alusão ao slogan de campanha de Trump.

Lula promete reagir

Qualquer que seja o comportamento de Trump em relação ao Brics, os países do bloco se preparam para responder na mesma moeda. É a famosa reciprocidade, tão comum nos meios diplomáticos.

Ontem, em entrevista coletiva em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que seguirá nessa linha no que se refere ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Se ele [Trump] taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA", afirmou Lula.

"Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países", disse o brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

É MUITO BILHÃO

Como o novo pacote de remuneração da Tesla coloca Elon Musk no caminho de se tornar o primeiro trilionário da história

5 de setembro de 2025 - 14:45

Com metas audaciosas e ações avaliadas em trilhões de reais, o CEO da Tesla, Elon Musk, pode ampliar seu império e consolidar liderança em carros elétricos, robótica e inteligência artificial

CHIP CARO

Quanto vale um jantar com Trump? Para Zuckerberg, Cook e figurões do Vale do Silício pode custar bilhões de dólares

5 de setembro de 2025 - 13:40

Executivos das big techs estiveram reunidos na noite de quinta-feira (4) com o presidente norte-americano, que fez questão de reforçar o aviso: em breve o governo norte-americano taxará a importação de semicondutores

A PARADA DA CHINA

“O mundo deve escolher entre a paz e a guerra”, diz Xi Jinping em discurso aberto — mas um microfone capta o que ninguém deveria ter ouvido

3 de setembro de 2025 - 13:38

A quarta-feira (3) foi marcada por um dos maiores desfiles militares que a China já fez e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas Vladimir Putin e Kim Jong-un; enquanto a parada acontecia em Pequim, Trump usava as redes sociais para falar de conspiração

QUEM VAI VENCER?

O quarteto fantástico contra Trump: como Xi, Putin, Modi e Kim articulam o novo eixo que quer tirar os EUA do tabuleiro global

2 de setembro de 2025 - 15:01

Enquanto o republicano enaltece suas relações próximas com os presidentes de China, Rússia e Índia, eles se juntam ao líder norte-coreano para reforçar os planos de uma nova ordem mundial

MALA VAZIA E BOLSO CHEIO

US Open 2025: Mesmo eliminados de maneira precoce, Bia Haddad e João Fonseca embolsaram juntos mais de R$ 3 milhões

2 de setembro de 2025 - 13:13

Enquanto João Fonseca subiu no ranking da ATP, Bia Haddad perderá algumas posições, mas seguirá no Top 30 ao término do US Open 2025

US OPEN 2025

US Open 2025: após bater freguesa, Bia Haddad encara a 9ª melhor do mundo, Amanda Anisimova; veja horário e onde assistir

1 de setembro de 2025 - 10:26

Após vencer a ‘freguesa’ Maria Sakkari, Bia Haddad enfrenta Amanda Anisimova nas oitavas-de-final do US Open

EFEITO TUVALU 2.0

Como uma minúscula ilha do Caribe está aproveitando um bônus acidental da inteligência artificial para faturar milhões de dólares

1 de setembro de 2025 - 9:53

Assim como ocorreu com Tuvalu e o domínio .tv nos anos 1990, Anguilla recorre ao boom da inteligência artificial para capitalizar o domínio .ai, mas com uma estratégia diferente

DECISÃO DO TRIBUNAL

A maioria das tarifas de Trump é ilegal, afirma Tribunal Federal dos EUA. O republicano vai ter que voltar atrás das sobretaxas?

30 de agosto de 2025 - 16:01

Decisão do Tribunal de Apelações dos EUA aponta uso excessivo de poderes de emergência por Trump; entenda o que esperar dos próximos capítulos

VISÃO DOS GRINGOS

Brasil tem muito o que ensinar aos EUA, diz The Economist; para revista, julgamento de Jair Bolsonaro é “lição de democracia”

28 de agosto de 2025 - 13:03

Reportagem de capa da publicação britânica traça paralelo entre os dois países e elogia a postura da Suprema Corte brasileira — também diz que julgamento do ex-presidente será exemplo para o mundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar