O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A semana conta ainda com a publicação da balança comercial mensal da zona do euro e do Japão, fluxo cambial do Brasil, IBC-Br e muitos outros indicadores

Após uma semana menos turbulenta na agenda econômica, os investidores agora vão lidar com uma série de indicadores de peso nos próximos dias. O destaque é a decisão de juros nos Estados Unidos, em meio à expectativa de que o Federal Reserve (Fed) inicie um ciclo de cortes, que pode ser o gatilho para a Selic cair por aqui.
A decisão de política monetária do Fed não vem sozinha: Brasil, Reino Unido e Japão também definem suas taxas a partir da quarta-feira (17). Até lá, não vão faltar dados econômicos para o mercado digerir, começando pela divulgação, na segunda-feira (15), da balança comercial de julho da zona do euro.
Por aqui, o destaque fica por conta da tradicional publicação do Boletim Focus do Banco Central (BC) e da divulgação do índice de atividade econômica (IBC-Br) de julho.
Enquanto isso, os investidores do Japão estarão no offline: o país conta com um feriado nacional do Dia do Respeito ao Idoso.
Na terça-feira (16), os holofotes se voltam para a divulgação da taxa de desemprego de julho no Reino Unido e no Brasil, além da balança comercial de agosto do Japão.
No dia seguinte (17), a temperatura começa a subir nas bolsas com a Super Quarta, como o mercado costuma chamar a data na qual as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos coincidem.
Leia Também
A expectativa pelo início do ciclo de cortes pelo Fed impulsionou os principais índices durante a última semana, e o anúncio pode fazer Wall Street voltar a registrar novos recordes.
Por aqui, a expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha o nível da taxa Selic, que atualmente encontra-se em 15% ao ano.
Enquanto o mercado se prepara para as decisões dos bancos centrais, a agenda econômica da quarta-feira (17) conta ainda com um discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), e com a publicação do fluxo cambial estrangeiro no Brasil.
Já na quinta-feira (18), os investidores acompanham a decisão de juros do Banco de Inglaterra (BoE) e do Banco do Japão (BoJ). Mas, assim como na véspera, a agenda econômica inclui outros dados de peso, com destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos Estados Unidos e o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto no Japão.
Finalmente, chega a sexta-feira (19). Depois de uma semana agitadíssima, os participantes do mercado acompanham a coletiva de imprensa do BoJ e um encontro do Eurogrupo.
Achou que a agenda econômica está com muitos indicadores importantes nos próximos dias? Pois esse é apenas o começo: há ainda outros dados que ficam no radar dos mercados. Para você acompanhar os principais eventos que prometem agitar as bolsas nos próximos dias, o Seu Dinheiro preparou uma lista dos destaques.
Vale ressaltar que todos os horários das tabelas são de Brasília. Confira:
Segunda-feira (15):
| Hora | País | Evento | |
|---|---|---|---|
| Todo o dia | Japão | Feriado do Dia do Respeito ao Idoso | |
| 6:00 | Zona do Euro | Balança Comercial de julho | |
| 8:25 | Brasil | Boletim Focus | |
| 9:00 | Brasil | Índice de atividade econômica (IBC-Br) de julho | |
| 9:30 | Estados Unidos | Índice Empire State de Atividade Industrial de setembro | |
Fonte: investing.com
Terça-feira (16):
| Hora | País | Evento | |
| 3:00 | Reino Unido | Taxa de Desemprego de julho | |
| 6:00 | Zona do Euro | Produção Industrial de julho | |
| 6:00 | Zona do Euro | Percepção Econômica ZEW de setembro | |
| 9:00 | Brasil | Taxa de Desemprego de julho | |
| 9:30 | Estados Unidos | Vendas no Varejo de agosto | |
| 20:50 | Japão | Balança Comercial de agosto | |
Fonte: investing.com
Quarta-feira (17):
| Hora | País | Evento | |
|---|---|---|---|
| 3:00 | Reino Unido | Índice harmonizado de preços ao consumidor (IHCP) | |
| 4:30 | Zona do Euro | Discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) | |
| 6:00 | Zona do Euro | Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto | |
| 8:00 | Brasil | Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de setembro | |
| 14:30 | Brasil | Fluxo Cambial Estrangeiro | |
| 15:00 | Estados Unidos | Decisão do Fomc, o Copom norte-americano, sobre taxa de juros | |
| 15:00 | Estados Unidos | Projeções Econômicas do Fomc, o Copom norte-americano | |
| 15:30 | Estados Unidos | Coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed | |
| 18:30 | Brasil | Decisão do Copom sobre taxa de juros (Selic) | |
Fonte: investing.com
Quinta-feira (18):
| Hora | País | Evento | |
|---|---|---|---|
| 4:10 | Zona do Euro | Discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) | |
| 8:00 | Reino Unido | Decisão do Banco de Inglaterra (BoE) sobre a taxa de juros | |
| 9:30 | Estados Unidos | Pedidos por Seguro-Desemprego | |
| 9:30 | Estados Unidos | Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia de setembro | |
| 20:30 | Japão | Índice de Preços ao Consumidor (CPI na sigla em inglês) de agosto | |
| 23:30 | Japão | Decisão da taxa de juros do Banco do Japão (BoJ) | |
Fonte: investing.com
Sexta-feira (19):
| Hora | País | Evento | |
|---|---|---|---|
| 3:00 | Reino Unido | Vendas no varejo de agosto | |
| 3:30 | Japão | Coletiva de Imprensa do Banco do Japão (BoJ) | |
| 7:00 | Zona do Euro | Encontro do Eurogrupo | |
Fonte: investing.com
O QUE BOMBOU
Conteúdo Empiricus
ATENÇÃO, ESTUDANTES!
Conteúdo BTG Pactual
MERCADO IMOBILIÁRIO
PROGRAMAS SOCIAIS
NOVIDADES NO ENTRETENIMENTO
SALÁRIO DE CEO?
DOM PEDRO ESTARIA EM CHOQUE?
SOLIDÃO? QUE NADA!
AGENDA MENSAL DOS BENEFÍCIOS
OLHE PARA CIMA
PRÓXIMO GRANDE SUCESSO?
POLÍTICA MONETÁRIA
O QUE OS GRINGOS VEEM
MÁQUINA DE MILIONÁRIOS
REPÕE A INFLAÇÃO
CACHÊ BAIXO
CARDÁPIO AMPLIADO
NO FUTURO...