🔴 ESSAS CRIPTOMOEDAS PODEM DISPARAR ATÉ 300 VEZES –  SAIBA COMO INVESTIR

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

IMPOSTOS EM FOCO

Reformas do IR e dos impostos do consumo devem ser votadas nesta semana, diz Haddad; ‘Estamos dando ordem ao caos do sistema tributário’

Durante evento do Itaú BBA, o ministro da Fazenda também comentou sobre gestão de gastos e os esforços do governo atual em perseguir o centro da meta fiscal

Dani Alvarenga
29 de setembro de 2025
12:23 - atualizado às 12:35
IOF VGBL previdência privada
Imagem: Ministério da Fazenda

As reformas tributárias do imposto de renda e dos impostos sobre o consumo devem ser votadas no Congresso nesta semana, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no evento Itaú BBA Macro Day, realizado na manhã de hoje (29).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo evento, Haddad voltou a defender a reforma tributária, avaliando que o imposto para os super-ricos é “razoável e até acanhado em relação à experiência internacional”, além de compensar a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês — uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós [Legislativo e Executivo] estamos botando ordem no caos e trazendo um pouquinho mais de justiça para o nosso sistema tributário”, afirmou Haddad.

O ministro também comentou sobre a receptividade aos projetos e avaliou que a proposta foi “compreendida e bem recebida”. Haddad também relembrou que diversos candidatos à eleição propuseram reformas tributárias e de renda, mas não foram bem-sucedidos.

“Tudo que mexe em estrutura, inicialmente, é complexo. A reforma tributária do consumo está em discussão há 40 anos, e ninguém tinha levado à frente”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chefe da Fazenda aproveitou para agradecer ao Congresso Nacional pelo avanço das pautas. “Eu não tenho lembranças de tantos projetos estruturais que tenham sidos resolvidos pelo Congresso em três anos”, opinou.

Leia Também

Aumento do IOF e o fim de isenções de aplicações financeiras na visão de Haddad

Entre as reformas propostas pelo governo, o aumento do IOF sobre uma série de operações financeiras e a Medida Provisória 1.303/25 — que muda as regras de tributação dos investimentos e tributa as aplicações hoje isentos — abalaram os mercados e estão no centro das discussões sobre a política fiscal do Brasil.

Durante o evento, Haddad ressaltou que o principal objetivo das medidas é compensar a prorrogação da desoneração da folha de pagamento, que reduz a carga tributária da contribuição devida por alguns setores.

O ministro lembrou que a desoneração da folha de pagamento deveria acabar em 2023, porém o Congresso optou por prorrogá-la por mais cinco anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na opinião do chefe da Fazenda, a decisão foi tomada “apesar da demonstração cabal de que ela não tinha rendido frutos para a sociedade brasileira após 11 anos de experiência”, disse.

Haddad também ressaltou que o governo, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), conseguiu uma liminar que estendeu os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao Congresso Nacional. Assim, a decisão sobre a desoneração da folha de pagamento exigia a implementação de outras medidas para compensá-la, atendendo à LRF.

“Tanto a questão do IOF quanto a questão da MP 1.303 são propostas para conseguirmos fechar a conta com a prorrogação de benefícios fiscais, que, no nosso entendimento, não deveria mais existir”, afirmou Haddad.

O ministro também avaliou que, atualmente, há um maior equilíbrio entre receitas e despesas no orçamento federal. “Nós atingimos um equilíbrio fiscal com a receita líquida girando em torno de 19% do PIB. E eu recebi o orçamento com 17% do PIB”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós preferimos o caminho mais difícil de buscar justiça tributária”, opinou. “Essas providências, portanto, foram sendo tomadas no sentido de estabelecer um quadro fiscal um pouquinho melhor para quem vier depois”, afirmou, avaliando que a próxima gestão enfrentará uma situação fiscal mais positiva.

Além disso, Haddad revelou que, na sua visão, as reformas estão criando um ambiente de negócios que vai fazer o Produto Interno Bruto (PIB) potencial aumentar. “O Brasil saiu de 1,5% de crescimento potencial para 2,5%. Na minha opinião, não tem razão para não crescer mais”, opinou.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

Viagem ao centro da meta fiscal e a luta pela gestão de gastos

Durante o evento do Itaú BBA, o ministro da Fazenda também abordou um assunto que tira o sono de muitos investidores locais: a meta fiscal. Haddad reforçou que o governo segue comprometido em perseguir as metas estabelecidas pelo arcabouço fiscal e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Além disso, Haddad destacou que os esforços da Fazenda são para permanecer no centro da meta fiscal, independentemente da margem de tolerância prevista na lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro também ressaltou que a gestão atual não busca alcançar o objetivo com a venda de patrimônio do Estado, uma vez que os bens e recursos, nestes casos, chegam ao fim. “Nós estamos tentando fazer um projeto gradual, mas consistente”, disse.

Já em relação à gestão de gastos, Haddad destacou algumas despesas que vêm pesando no orçamento federal, como os precatórios, as dívidas herdadas, as emendas parlamentares e os programas sociais criados anteriormente sem previsão de receita.

“Alguém lembrou que precisava de uma fonte de financiamento para honrar esses gastos? Agora, quem está sentado na cadeira [do ministério da Fazenda] tem que olhar para essas coisas”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica tem payroll nos EUA, Caged no Brasil, feriado na China e muitos outros indicadores de peso

29 de setembro de 2025 - 7:01

A semana já começa com altas temperaturas, mas é na sexta-feira (3) que os investidores estarão concentrados, quando será publicado o principal relatório de emprego norte-americano

LOTERIAS

Lotofácil e Quina oferecem prêmios milionários hoje, mas outra loteria promete um valor ainda maior

29 de setembro de 2025 - 6:55

Lotofácil não paga o maior prêmio da noite; Dupla-Sena, Quina e Lotomania oferecem prêmios maiores nesta segunda-feira (29)

NIS FINAL 9

Bolsa Família: penúltimo pagamento do mês vai para NIS final 9 nesta segunda (29)

29 de setembro de 2025 - 5:39

O calendário do Bolsa Família de setembro de 2025 chega à penúltima etapa na segunda-feira (29), quando recebem os inscritos com NIS final 9. Os valores podem ser verificados no Caixa Tem, no aplicativo Bolsa Família ou diretamente em terminais de autoatendimento. A Caixa também permite a consulta nas agências, correspondentes Caixa Aqui e casas […]

RELAÇÕES COMERCIAIS EM FOCO

Secretário dos EUA coloca Brasil na lista dos países que precisam ‘consertar’ o comércio

28 de setembro de 2025 - 14:34

Em entrevista publicada no sábado (27), Lutnick mencionou outros três países sobre os quais os EUA ainda esperam concessões

IMPACTOS NO TIJOLO

Setor de construção tropeça no juro alto e corta projeções

28 de setembro de 2025 - 12:47

O recuo das previsões de crescimento da construção também reflete o desaquecimento da economia brasileira como um todo

ADEUS, JUROS ALTOS?

BTG Pactual põe Selic de um dígito no horizonte, mas mantém projeção de 15% em 2025

28 de setembro de 2025 - 10:37

A antecipação de um corte na taxa Selic para dezembro deste ano ainda não está descartada, mas perdeu força

BANCO AO RESGATE

BNDES vai proteger empresas prejudicadas por tarifas de Trump, diz Mercadante

28 de setembro de 2025 - 9:53

O presidente do BNDES avaliou que o Brasil “entrou de gaiato” nas tarifas de Trump e também defendeu a fiscalização das fintechs no Brasil

REDUÇÃO DE CUSTOS

Economia burra? Atitudes que fazem você gastar mais com o carro enquanto acha que está reduzindo custos

28 de setembro de 2025 - 9:15

Descubra como atitudes populares para economizar com o carro podem, na verdade, aumentar seus custos e prejudicar a vida útil do veículo

LOTERIAS

Mega-Sena 2920 faz um novo milionário: sortudo embolsa prêmio de R$ 80 milhões; Quina e Timemania acumulam

28 de setembro de 2025 - 8:54

Essa é a segunda vez no mês de setembro que um sortudo embolsa o prêmio da loteria

NA VISÃO DO MINISTRO

Haddad sai em defesa da reforma tributária e vê abuso de recuperação judicial por setores da economia

27 de setembro de 2025 - 17:27

Em entrevista neste sábado (27), o ministro discutiu medidas para combater a corrupção e fraudes tributárias no Brasil

FALTA POUCO

Petrobras (PETR4) protocola resposta ao Ibama e fica mais perto de explorar a Margem Equatorial

27 de setembro de 2025 - 16:52

O procedimento é a etapa final do processo de licenciamento ambiental para exploração do bloco

NA CARTEIRA

É hora compra de comprar LVBI11? Santander diz que sim e revela FIIs favoritos

27 de setembro de 2025 - 15:33

Apesar de recomendar compra para o LVBI11, o banco ainda prefere outros dois fundos do segmento de galpões

MULHERES NO TOPO?

Mulheres CEOs duram menos tempo no cargo do que homens, mostra levantamento

27 de setembro de 2025 - 12:57

O estudo também revela que as mulheres têm menos acesso aos cargos que tradicionalmente servem de trampolim para o posto de CEO

NOSTALGIA LUCRATIVA

Do streaming ao toca-discos: por que o vinil ainda move fortunas

27 de setembro de 2025 - 12:14

Taylor Swift, Lady Gaga e outros nomes mostram que o vinil não é só música: é objeto desejo, marketing e um formato que movimenta bilhões no mundo

MERCADO CRIPTO

De Apple, Tesla (TSLA) e Coinbase para o Nubank (ROXO34): conheça o novo diretor de criptomoedas do banco digital

27 de setembro de 2025 - 10:09

O novo executivo se dedicará a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da plataforma Nubank Cripto

ENERGIA EM FOCO

Conta de luz terá alívio em outubro: Aneel reduz bandeira tarifária

27 de setembro de 2025 - 9:36

Com a piora nas expectativas de chuva, os brasileiros viram a bandeira tarifária ser elevada para vermelha patamar 2 em agosto deste ano

LOTERIAS

Lotofácil 3497 faz um novo milionário, e Mega-Sena pode pagar R$ 80 milhões neste sábado (27); confira os sorteios do dia

27 de setembro de 2025 - 8:43

Os fornos da fábrica de milionários estão começando a aquecer: neste sábado, seis loterias sorteiam prêmios chamativos

UBERIZAÇÃO

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 170% no Brasil em 10 anos, diz BC; mas condições de trabalho não são das melhores…

26 de setembro de 2025 - 18:23

Pesquisa do BC revela que taxa de desemprego no país aumentaria entre 0,6 e 1,2 ponto percentual sem os aplicativos

CIÊNCIA APLICADA

Cacio e Pepe: a física por trás do molho perfeito que mereceu o prêmio Ig Nobel

26 de setembro de 2025 - 11:49

Pesquisadores europeus levaram o Ig Nobel de Física de 2025 ao decifrarem a fórmula da cremosidade do cacio e pepe

O ESQUENTA JÁ COMEÇOU

Black Friday 2025: Pesquisa da Locaweb revela as marcas que já estão na mira dos consumidores

26 de setembro de 2025 - 10:21

Samsung, Apple, Electrolux, Nike e Adidas estão entre os nomes mais vigiados no pré-Black Friday

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar