🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Felipe Alves
Felipe Alves
Redator do Grupo Empiricus. Colabora com os portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Trabalha com marketing digital e estratégias de conteúdo desde 2021.
SD Select

Desemprego é bom para a Bolsa? O que esse economista albanês-americano escreveu pode te dar muito lucro em 2024

Na última semana, dados de desemprego nos EUA deixaram investidores menos otimistas; entenda por que e como se aproveitar disso em 2024.

Felipe Alves
Felipe Alves
9 de janeiro de 2024
16:19
curva de phillips desemprego eua ações payroll bolsa
(Imagem: Freepik/Montagem Felipe Algves) -

Dentre todos os elementos da economia mundial, existe um fator que agora, em 2024, é um dos mais importantes para que o Fed comece a cortar as taxas de juros nos EUA — o que pode fazer as ações ao redor do mundo dispararem: a taxa de desemprego.

É um conceito bastante simples de entender, que você vai aprender agora, em apenas cinco minutos de leitura, mas que a imensa maioria dos investidores não compreende em sua totalidade — ou sequer sabe que isso existe.

Essa é a métrica para qual o Fed olha com mais cautela quando pensa em iniciar ou não um ciclo de corte de juros.

Simplesmente porque o Fed está esperando que a economia dos EUA “esfrie” — ou seja, que a taxa de desemprego aumente. É isso que todo o mercado também está esperando.

Sim, pode parecer contraintuitivo, mas em muitos casos, é exatamente isso que acontece: o aumento do desemprego pode ser bom para as ações.

Se você dedicar apenas cinco minutos do seu tempo para entender por que isso ocorre, sua vida financeira em 2024 será muito mais fácil.

Você poderá entender, com mais facilidade, manchetes como essas aqui — que impactam diretamente no desempenho da sua carteira de ações.

Payroll: EUA criam 216 mil vagas de emprego em dezembro, mais que o esperado
(Fonte: InfoMoney)
Investidores esperam o payroll de mau humor
(Fonte: Money Times)

Sem mais enrolação, vamos ao que interessa: se você quer ter a chance de ganhar mais dinheiro em 2024, continue lendo para entender por que o desemprego pode impactar positivamente sua carteira.

Entenda o que é a Curva de Phillips

Tudo começa em 1958, quando um economista albanês-americano chamado A. W. Phillips apresentou para a comunidade científica um artigo explicando a relação que ele havia encontrado entre desemprego e inflação.

Depois de analisar os dados da economia do Reino Unido entre 1861 a 1957, Phillips descobriu que havia uma correlação negativa entre a inflação e o desemprego.

Em outras palavras, ele viu uma tendência: no curto prazo, quando o desemprego aumenta, a inflação cai, e vice-versa.

Isso gerou a famosa Curva de Phillips.

Curva de Phillips
Gráfico que mostra a inflação, no eixo y, e a taxa de desemprego, no eixo x. Repare que, conforme o desemprego vai aumentando (quando você caminha para a direita no gráfico), a inflação tende a diminuir. Fonte: ResearchGate

Segundo essa teoria, quando o desemprego está alto, os salários tendem a estagnar ou diminuir, reduzindo os custos para as empresas. Isso pode eventualmente levar a menores pressões inflacionárias, já que os custos de produção diminuem.

Em outras palavras, cria-se todo um círculo de esfriamento da economia.

Quando há um excesso de trabalhadores (alto desemprego), a oferta de mão de obra supera a demanda, o que coloca pressão para baixar os salários.

Isso causa queda no consumo, e os fornecedores precisam ajustar os preços a essa nova realidade. Claro, isso tudo é tendencial, mas tal raciocínio tem fundamentos macroeconômicos por trás.

Em outras palavras, se o desemprego aumenta, os salários diminuem e os preços finais tendem a cair

Hoje em dia, sabemos que a relação entre inflação e desemprego é muito mais complexa — e novas teorias surgiram para explicar como se dá essa relação, muitas vezes somando às contribuições de Phillips.

Mas em determinados cenários, a boa e velha Curva de Phillips ainda é suficiente para entendermos o que pode acontecer com a economia daqui pra frente — e é exatamente esse o caso de 2024.

Se tudo sair como o Fed espera, algumas ações podem explodir de preço já em 2024. E aqui vai um spoiler: você vai receber acesso gratuito a uma lista completa de recomendações, no fim deste texto.

Se quiser ver o material agora, basta clicar neste link ou no botão abaixo.

A trajetória dos juros nos EUA depende do fator desemprego — e você pode ganhar dinheiro com isso

Antes de continuarmos, é preciso deixar uma coisa clara: na opinião de muitos analistas, é loucura não ter ações e outros ativos de risco na sua carteira em 2024.

Claro, 2023 foi um ano muito positivo para diversos ativos ao redor do mundo. Veja só a valorização que alguns índices e ativos entregaram no último ano:

  • S&P 500: +24%
  • Ibovespa: +20%
  • Nasdaq: +43%
  • Ifix: +16+%
  • Bitcoin +160%

No último caso, o investimento apenas em Bitcoin poderia ter mais do que dobrado uma parte do seu patrimônio. Cada R$ 1.000 investidos na criptomoeda no começo do ano se tornaram R$ 2.600 no final do período.

É claro, retornos passados nunca são garantia de retorno futuro. Mas todos esses ativos sofrem influência direta da taxa de juros americana — e, consequentemente, da taxa de desemprego.

E mesmo que 2023 tenha sido um ano bom, os EUA ainda não começaram seu ciclo de corte de juros, diferentemente do Brasil. Ou seja: ainda há bastante espaço para as ações subirem.

Para entender como isso funciona e ter a chance de transformar o que você aprendeu sobre a Curva de Phillips em dinheiro no seu bolso, é importante entender o que o Fed está fazendo na economia americana.

Desde a pandemia, o mundo inteiro sofreu com aumento da inflação. Isso teve diversas causas: guerra entre Rússia e Ucrânia, expansão da liquidez (dinheiro disponível na economia) exagerada por parte dos bancos centrais etc.

Com isso, as autoridades monetárias do mundo todo se viram obrigadas a combater a inflação.

Mas a verdade é que existem poucas coisas que os bancos centrais podem fazer. Já sabemos — e os brasileiros sabem bem disso — que congelamento de preços ou troca desenfreada de moedas não funciona.

Aumento do desemprego pode ajudar o Fed a cortar a taxa de juros

Controlar a inflação é um trabalho delicado, que deve levar em conta diversos fatores, como oferta e demanda em diferentes setores da economia, taxa de câmbio — e, obviamente, a taxa de desemprego.

Isso porque a principal arma dos bancos centrais contra a inflação é a mesma: a taxa básica de juros.

Agora vamos unir todas as explicações. Se você chegou até aqui, parabéns.

Provavelmente, mais da metade das pessoas que começaram a ler este texto, não chegaram até o final.

Poucas pessoas têm a dedicação necessária para entender qualquer conceito mais avançado de economia e finanças — e você é uma dessas pessoas.

O Fed e todos os bancos centrais seguem uma diretriz parecida na hora de controlar a inflação: subir a taxa de juros.

Isso tem diversas explicações:

  • Com uma taxa de juros maior, o custo do crédito também aumenta; as pessoas e as empresas tomam menos empréstimos, o que tende a reduzir a pressão de demanda nos preços.
  • Taxas de juros mais altas também tornam os investimentos mais caros para as empresas. Isso pode desacelerar os gastos com investimentos, reduzindo a demanda por bens de capital e, consequentemente, ajudando a conter a inflação.
  • Taxas de juros mais altas podem tornar os depósitos bancários mais atraentes, incentivando as pessoas a manter mais dinheiro nos bancos. Isso pode ajudar a controlar a oferta de dinheiro em circulação, impactando indiretamente a inflação.

E um dos principais fatores, que tem a ver com desemprego: com o aumento dos juros, o desemprego tende a aumentar, por conta desses últimos elementos: as empresas investem menos, os investidores institucionais tomam menos risco etc.

Veja como se posicionar da melhor forma e sair na frente do mercado

Agora o ciclo se fecha: com o aumento do desemprego, segundo a tendência da Curva de Phillips, a inflação tende a diminuir.

E é exatamente isso que o Fed espera. Ele quer que o desemprego aumente, para que a inflação possa diminuir, dando espaço para o ciclo recomeçar: os juros vão poder cair e as empresas vão poder tomar mais risco, a economia começa a ficar aquecida novamente…

…e as ações dessas empresas tendem a disparar.

Agora, obviamente, só vai ganhar dinheiro com isso quem conseguiu comprar antes de tudo isso acontecer.

É importante ter em mente também que o mercado sempre tenta antecipar os eventos do futuro.

Ou seja, se os dados de desemprego começarem a ficar mais positivos, o preço das ações tende a subir antes mesmo que o Fed inicie o corte de juros.

Por isso o importante é se posicionar agora, nas mais diversas classes de ativos, enquanto as manchetes continuam assim:

Payroll: EUA criam 216 mil vagas de emprego em dezembro, mais que o esperado
(Fonte: InfoMoney)
Investidores esperam o payroll de mau humor
(Fonte: Money Times)

Agora, você já tem plenas condições de entender por que essas manchetes são tão importantes.

Você nem precisa ler o que está escrito na segunda matéria para entender por que os “investidores esperam o payroll de mau humor”. Você já sabe como esses dados impactam as ações.

Tudo isso com apenas uma leitura de cinco minutos.

Agora, o Seu Dinheiro quer oferecer mais do que isso. E de graça.

Gratuito: veja quais são os melhores ativos para comprar em janeiro

Todos os meses, os analistas da Empiricus Research disponibilizam um relatório recomendando os melhores investimentos nas mais diversas classes de ativos: ações, fundos imobiliários, criptomoedas, ações pagadoras de dividendos…

E o relatório com as indicações de janeiro de 2024 já está disponível para qualquer pessoa interessada.

Isso porque a Empiricus Research liberou o acesso a esse relatório como cortesia. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma forma com a casa de análise para poder conhecer todas as indicações.

Você não precisa sair por aí sozinho garimpando os ativos. Os analistas da Empiricus já estão fazendo isso pra você — de graça — todos os meses.

Eles já fizeram 99% do trabalho. O 1% que resta cabe a você: clicar no link abaixo e resgatar seu acesso as carteiras, sem pagar nada.

Trata-se de mais uma leitura de alguns minutos — que pode colocar muito dinheiro no seu bolso em 2024.

Basta seguir as recomendações dos analistas com responsabilidade e esperar.

Compartilhe

SD Select

‘Nunca fiquei esperando ser convidada’: ‘Chefonas’ de estatais brasileiras comentam cenário e falam sobre papel da mulher no mercado; confira

28 de abril de 2024 - 8:00

Ex-líderes de empresas como Petrobras (PETR4) e Caixa estarão presentes em novo evento gratuito do Market Makers

Macro Summit

‘O jogo de cartas está sendo redistribuído, e ele traz uma boa mão para o Brasil’: Marcos Troyjo, ex-presidente do Banco do BRICS, comenta o cenário geopolítico atual

20 de abril de 2024 - 8:00

Tendências globais na nova geopolítica é o tema do quarto painel do Macro Summit 2024

Macro Summit Brasil

‘Yield no Brasil e ações de tecnologia nos EUA’: para gestor, essa é a combinação vencedora para se ter na carteira de investimentos; entenda

17 de abril de 2024 - 16:00

José Rocha, da Dahlia Capital, e Mariana Dreux, da Itaú Asset, falaram sobre o cenário macroeconômico e seus investimentos preferidos para o momento no Macro Summit Brasil

SD Select

Aposta ousada: relatório ‘elegeu’ ação ‘mal falada’ como a melhor para abril – e até agora acertou

14 de abril de 2024 - 10:00

Empresa passava por turbulências mas mesmo assim foi bancada por recomendações profissionais

SD Select

VISC11, BTLG11, XPML11 e KNCR11 foram os fundos imobiliários mais recomendados para abril; veja o ranking

13 de abril de 2024 - 14:00

Money Times buscou carteiras recomendadas de algumas das maiores instituições financeiras e casas de análises do país – veja os fundos imobiliários mais mencionados

SD Select

Stuhlberger ‘arrependido’, Lula ‘com sorte’ e ‘bolha na China’: confira o ‘resumão’ do Macro Summit

12 de abril de 2024 - 17:07

Evento que reuniu grandes nomes do mercado financeiro brasileiro ocorreu entre os dias 9 e 11 de abril; veja os melhores momentos

SD Select

Vale (VALE3), Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Weg (WEGE3) estão entre as ações mais recomendadas de abril; saiba mais

12 de abril de 2024 - 14:04

Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, pesquisou 10 carteiras recomendadas e compilou as ações mais mencionadas; confira também recomendações na íntegra

SD Select

Ao vivo, hoje, às 18h: Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e Felipe Miranda analisam cenário macro e oportunidades de investimentos; assista

11 de abril de 2024 - 13:55

Encontro encerra o Macro Summit Brasil 2024, evento promovido pelo hub de conteúdos financeiros Market Makers – veja como assistir

SD Select

‘O Brasil está no rumo certo ou não?’ é o tema de abertura do Macro Summit, evento que reúne grandes nomes do mercado; assista gratuitamente

9 de abril de 2024 - 15:00

Macro Summit Brasil, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, conta com a presença de alguns dos maiores economistas, investidores e analistas do país

Conteúdo SD Select

Debate de alto nível: o que fazer antes de ouvir as recomendações da Verde Asset, Kapitalo e Vista Capital

2 de abril de 2024 - 8:00

Prepare-se para o Macro Summit Brasil com curso gratuito de investimento em ações; veja como se inscrever

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar