O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A pesquisa encomendada pela Folha e divulgada nesta quinta-feira (8) aponta que Nunes tem 23% das intenções de voto, contra 22% de Boulos
Uma nova pesquisa sobre a intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo mostra que o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), segue empatado tecnicamente com o deputado Guilherme Boulos (PSOL) na disputa das eleições municipais.
O levantamento, realizado pelo Datafolha e divulgado nesta quinta-feira (8), aponta que Nunes tem 23% das intenções de voto, contra 22% de Boulos.
Segundo a pesquisa, o cenário é de estabilidade em relação à rodada anterior, feita há um mês. O atual prefeito e o deputado federal haviam marcado 24% e 23%, respectivamente. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, a diferença mínima configura empate técnico.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparecem empatados em terceiro lugar, ambos com 14% das intenções de voto.
Na sequência, vêm a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), pontuando com 7% e 4%, respectivamente.
Em seguida, aparecem João Pimenta (PCO), com 2%, e Altino (PSTU), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os eleitores que dizem votar em branco ou nulo são 11%, enquanto 3% não responderam.
Leia Também
A pesquisa também analisou um cenário em que Datena deixa a corrida eleitoral. Nesse caso, o prefeito Ricardo Nunes lidera com 26%, à frente de Boulos com 24%.
Já o influenciador Pablo Marçal aparece em terceiro lugar, com 14% das intenções de voto, seguido por Tabata, com 9%, e a pré-candidata do Novo, pontuando 5%.
O levantamento eleitoral também considerou a intenção de voto espontânea, quando o eleitor declara o voto sem ver uma lista de nomes. Nesse cenário, Boulos segue à frente com 14%, seguido por Ricardo Nunes com 10%, Marçal e Datena (3%) e Tabata (2%).
O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na última terça-feira (6) e na quarta (7). A margem de erro do levantamento, encomendado pela Folha de S.Paulo e registrado sob o número SP-03279/2024 na Justiça Eleitoral, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar de liderar as intenções de voto em São Paulo, o deputado federal e candidato à Prefeitura Guilherme Boulos (PSOL-SP) é considerado pelos eleitores menos preparado para lidar com áreas da gestão pública em comparação com seu maior rival na disputa, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Segundo a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (8), Nunes aparece na frente de Boulos numericamente nas nove áreas apresentadas aos entrevistados.
Considerando os 2 pontos porcentuais da margem de erro do levantamento, Nunes lidera em seis das categorias apresentadas, enquanto empata tecnicamente nas outras três.
A pesquisa apontou Boulos à frente na intenção de votos com 33%, ante 25% no atual prefeito.
As dimensões em que o atual prefeito ganha com folga de Boulos são: limpeza urbana, obras públicas, saúde, ordem urbana e segurança pública, transporte público e pavimentação de ruas e calçadas.
Outras três categorias apresentam empate técnico entre os dois candidatos, ou seja, considerando a margem de erro da pesquisa: áreas verdes/lazer e meio ambiente, educação e cultura, turismo e eventos.
LEIA TAMBÉM: A segurança vai unir os dois? Boulos sugere trabalho conjunto com Tarcísio de Freitas se vencer a prefeitura de SP
A pesquisa AtlasIntel ouviu 2.037 pessoas, entre os dias 2 e 7 de agosto. Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-05924/2024, o levantamento tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
O mesmo levantamento perguntou aos eleitores como eles avaliam o desempenho da Prefeitura nas mesmas áreas.
Apesar de os entrevistados considerarem Nunes melhor preparado que Boulos, em todas as categorias, as opções "ruim" ou "péssimo" ganharam das respostas "ótimo" ou "bom".
A pior avaliação da atual gestão foi ordem e segurança pública, com 46% dos entrevistados considerando o desempenho "péssimo" e outros 19% avaliando o trabalho como "ruim".
*Com informações da Folha e Estadão Conteúdo
Licença-paternidade foi instituída no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988. Mesmo com ampliação, benefício seguirá muito aquém do observado em países mais desenvolvidos.
Mesmo sem a confirmação oficial, integrantes do PSD começam a repercutir a escolha do governador de Goiás, em detrimento de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul
O potencial de voto de Lula é um pouco maior e chega a 50%, enquanto Flávio Bolsonaro também tem 48% dos eleitores que admitem votar nele
O equívoco nasce de uma leitura imprecisa do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto menciona, de fato, a necessidade de novas eleições caso a “nulidade” atinja mais da metade dos votos
Apesar da vantagem numérica do petista no primeiro turno entre os moderados, a disputa se acirra em uma eventual rodada decisiva
Decisão do STF limita verbas indenizatórias, suspende auxílios e tenta conter supersalários, embora preserve margem para penduricalhos na magistratura
A pena estipulada pelo TSE foi de 4 anos, retirando o ex-governador da corrida eleitoral deste ano e de 2030
Atual secretário-executivo da Fazenda tem perfil mais técnico e pode assumir a pasta com o desafio de tocar a agenda econômica em ano eleitoral
Além do efeito da bandeira do governo Lula na renda, levantamento mostra que a violência permanece no topo das preocupações dos entrevistados
Especialistas apontam que a observação detalhada da face e do áudio é o primeiro filtro de segurança, mas não é o único
Investigação da PF encontra mensagens do ministro do STF no WhatsApp do banqueiro que apontam para uma relação de pelo menos dois anos
Ex-governador de São Paulo e nome forte no Estado, Geraldo Alckmin também foi lembrado com elogios por Lula pela nova política da indústria brasileira
Os dados mostram também o filho de Jair Bolsonaro numericamente a frente de Lula no segundo turno, apesar da igualdade técnica entre ambos
Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula ainda à frente de Flávio Bolsonaro e Tarcísio no primeiro turno, mas com a menor vantagem da série histórica contra o senador. No segundo turno, cenário indica empate técnico com o filho do ex-presidente e desvantagem contra o governador paulista
O avanço do senador nas intenções de voto para as eleições 2026 ocorre em um momento em que a avaliação do governo Lula segue pressionada
O magistrado é acusado de crime de responsabilidade, suspeição e conflito de interesses na condução do inquérito que apura as fraudes bilionárias
Levantamento mostra Lula à frente em todas as simulações, enquanto a avaliação de seu governo segue em empate técnico, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação; confira quem tem mais chances no embate contra o petista
Apesar da rejeição elevada, Lula mantém vantagem sobre Tarcísio, Flávio, Michelle e outros adversários em todos os cenários; levantamento mostra o petista com 40,2% no primeiro turno e vitórias apertadas no segundo
Bolsonaro pede ao STF para entrar em programa de leitura para redução de pena. Veja como funciona o sistema por meio do qual o ex-presidente tenta reduzir tempo de reclusão
Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras