🔴 META: ATÉ R$ 3.000 POR DIA COM 2 OPERAÇÕES – CONHEÇA O INDICADOR X

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2024

Com apoio de Lula, João Campos lidera intenções de voto no Recife; veja quem é o candidato de Bolsonaro na capital pernambucana

Além de Bolsonaro, Campos vai enfrentar candidatos apoiados pela governadora Raquel Lyra na disputa pela reeleição na prefeitura do Recife

O presidente Lula e João Campos, prefeito do Recife
O presidente Lula e João Campos, prefeito do Recife - Imagem: Ricardo Stuckert / PR

Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições, o prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) é apontado em todas as pesquisas como o grande favorito no Recife.

Somados, os outros cinco pré-candidatos que tentam desbancá-lo, hoje, não atingem o percentual do atual prefeito, que foi, no pior cenário até agora, de 57,3%, de acordo com pesquisa Atlas/CNN Brasil (PE-05351/2024), divulgada no dia 26 de abril.

Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Campos vai enfrentar candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Em razão da vantagem, João Campos vem costurando os principais apoios partidários. O último foi o União Brasil, na última semana.

De acordo com a Coluna do Estadão, tal apoio deve gerar a adesão do PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin na campanha de Elmar Nascimento à Presidência da Câmara dos Deputados.

Lula e João Campos

O principal apoio, naturalmente, porém, é do presidente Lula, aliado político antigo da família de Campos, com quem se realinhou recentemente.

João é filho de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco (2007-2014) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula 2, e bisneto de Miguel Arraes.

Mesmo com o presidente como cabo eleitoral, João Campos não deve ceder a vice na chapa para o PT. O prefeito já é apontado como um dos candidatos ao governo de Pernambuco em 2026.

Por isso, o mais provável é que haja a formação de uma chapa pura, com outro nome do PSB assumindo o governo se João Campos, eventualmente reeleito, precisar deixar o cargo para a próxima campanha.

A expectativa é que a decisão seja tomada ao final do prazo das convenções partidárias, que vai de 20 de julho a 5 de agosto.

O último petista à frente da Prefeitura do Recife foi o engenheiro João da Costa, que comandou a gestão municipal de 2009 a 2012.

Caso o PT consiga compor a chapa de João Campos, os nomes petistas mais cotados são os do deputado federal Carlos Veras (PT) e o do ex-vereador Mozart Sales (PT), atualmente assessor especial do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Nem Veras nem Sales são recifenses, mas ambos receberam, no último mês de março e em novembro do ano passado, respectivamente, o Título de Cidadão do Recife.

Atualmente, o PT não comanda nenhuma das 26 capitais e, nos pleitos deste ano, está sem nomes de peso que lideram pesquisas de intenção de voto.

O candidato de Bolsonaro

Outros cinco pré-candidatos participam da corrida pela preferência do voto dos mais de 1,2 milhão de eleitores recifenses contra João Campos.

Com 21,4% das intenções de voto na pesquisa Atlas, o segundo nome é o de Gilson Machado Neto (PL), que foi ministro do Turismo entre 2020 e 2022. A candidatura tem o apoio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ainda não tem vice definido.

Empresário, ele deixou a Esplanada em 2022 para ser candidato ao Senado, mas acabou perdendo disputa para Teresa Leitão (PT). Ele ficou em segundo lugar, com 29,55% (contra 46,12% da vencedora).

Outros pré-candidatos contra João Campos

Dani Portela (PSOL) foi o nome escolhido pela Federação PSOL-Rede em Pernambuco para ocupar o lugar de João Campos. A deputada estadual é líder da oposição à gestão da governadora Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Após perder a disputa pelo governo do Estado em 2018, tendo apenas 4,97% dos votos, foi a vereadora mais votada do Recife em 2020 e única deputada do PSOL eleita para a Assembleia dois anos depois.

Na disputa atual, segundo a pesquisa Atlas, Dani tem 4,6% das intenções. Preterido pela federação e com 0,8% da preferência dos eleitores, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede Sustentabilidade), no entanto, publicou em seu Instagram que sua pré-candidatura está mantida.

Alice Gabino (Rede Sustentabilidade), dirigente estadual da Rede Sustentabilidade, e pré-candidata a vice-prefeita do Recife afirmou, em entrevista, que Gadêlha faz o movimento "individualmente".

No entanto, Túlio disse que a decisão não foi individual. Sua pré-candidatura teria sido aprovada no congresso nacional da federação, ainda em abril do ano passado.

E em caso de divergências como esta, onde a decisão estadual difere da nacional, caberá à presidência nacional do partido a resolução do caso. Gadêlha prevê que a situação perdure ainda por algumas semanas.

Quem a governadora vai apoiar

Daniel Coelho (PSD), atual secretário de Turismo de Pernambuco, tem 3% das intenções de voto. Em 2022, Daniel Coelho perdeu a disputa para deputado federal.

Mas pode crescer se a governadora Raquel Lyra apoiar sua candidatura quando houver o lançamento da chapa já que a sigla apoia a gestora estadual. Raquel esteve presente no evento de filiação de Coelho ao PSD, ocorrido em abril onde foi apresentado como pré-candidato à prefeitura do Recife.

Na mesma pesquisa Atlas, o advogado Tecio Teles (Novo) tem 1,8% das intenções de voto. Ele é advogado e fracassou em suas duas tentativas de se eleger vereador, pelo Democratas em 2008 e pelo Novo em 2020.

Simone Fontana (PSTU) é professora de escolas públicas e já disputou oito eleições, sendo três para vereadora (2004, 2012 e 2020), duas para senadora (2010 e 2014), uma para prefeita (2016), uma para governadora (2018) e outra para deputada federal (2022). O nome dela não apareceu no cenário estimulado da pesquisa Atlas.

Confira a lista de pré-candidatos a Prefeitura do Recife em 2024 em ordem alfabética e incluindo o atual prefeito João Campos:

  • Dani Portela (PSOL), deputada estadual
  • Daniel Coelho (PSD), secretário de Turismo
  • Gilson Machado Neto (PL), ex-ministro do Turismo
  • João Campos (PSB), prefeito do Recife
  • Simone Fontana (PSTU), professora
  • Tecio Teles (Novo), advogado

*Com informações do Estadão Conteúdo

Compartilhe

PESQUISA

Governo Lula: 51% aprovam governo, mas desaprovação se iguala à pior marca da gestão do petista

16 de junho de 2024 - 12:31

O instituto Atlas Intel ouviu 3.601 pessoas entre os dias 7 e 11 de junho. A margem de erro é de um ponto porcentual e o índice de confiança é de 95%; confira todos os números.

ACONTECE ESTE ANO

Por que os investidores da bolsa também deveriam prestar atenção nas eleições municipais

14 de junho de 2024 - 6:30

Eleições municipais têm potencial para servir de prévia para 2026, bem como para impactar formação de alianças

PEC das Praias

Inconstitucional. É o que diz juiz do RN sobre taxa para terreno de marinha

11 de junho de 2024 - 16:04

Para o juiz, demarcação dos terrenos de marinha leva em conta informações do Brasil Imperial

GOVERNABILIDADE

Governo de Lula em perigo? Como a crise com o Congresso colocou a gestão do petista em situação “de risco”

10 de junho de 2024 - 18:02

Segundo levantamento, o I-Gov de Lula chegou ao pior patamar registrado ao longo do mandato, atingindo 40,4% em maio

DURANTE VIAGEM A PEQUIM

“O Brasil é a China dos Trópicos”: por que Alckmin usou uma frase criada há 65 anos para descrever a relação entre os dois países

7 de junho de 2024 - 16:33

Em visita a Pequim, o vice-presidente recorreu a uma frase criada pelo sociólogo Gilberto Freire para falar sobre o momento de parceria estratégica com a China

UM DRIBLE NO JABUTI

Vai ou não vai ter taxação das comprinhas da Shein, Shopee e AliExpress? Entenda de uma vez por todas o “jabuti” que será (ou não) votado no Senado hoje

5 de junho de 2024 - 10:27

O projeto de taxar as varejistas estrangeiras uniu parlamentares da oposição e da situação, que pedem uma alíquota de 20% sobre as compras feitas no exterior

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Quem é o melhor padrinho político na eleição para prefeitura de São Paulo? Eleitores de Lula e Bolsonaro reeditam disputa com Boulos e Nunes

1 de junho de 2024 - 16:47

Porém, o levantamento ainda indica que, seja quem for, o apoio dos protagonistas do pleito de 2022 não será capaz de transferir nem metade dos votos aos candidatos apoiados

COM A PALAVRA

Quem irá suceder a presidência na Câmara? Vice-presidente Alckmin elenca 4 “ótimos nomes” — e fala sobre eleições de 2026

1 de junho de 2024 - 14:12

A eleição acontecerá em fevereiro de 2025; como Lira já está em seu 2º mandato, não poderá concorrer novamente

BLUSINHAS MAIS CARAS

Foi pouco? Executivo diz que redução de 25% para 20% na taxação de compras internacionais em lojas como Shein, Shopee e AliExpress foi “diminuição injusta”

1 de junho de 2024 - 9:33

Apesar de diferente do ideal para os varejistas locais, a mudança ainda é favorável a eles, já que qualquer outro caminho seria mais vagaroso

COM A PALAVRA

Tarcísio copiou Haddad? Ministro afirma que ajuste fiscal do governo paulista é inspirado em plano da Fazenda

31 de maio de 2024 - 13:01

O ex-prefeito de São Paulo ainda disse que o trabalho de corte de gastos é contínuo

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar