🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

GUERRA COMERCIAL

Todos contra a China? União Europeia sai à caça dos elétricos chineses com aumento de impostos

Medida anunciada nesta quarta-feira (12) pelo bloco europeu vai elevar tarifas em até 38% para os EVs asiáticos e pode afetar a BYD e até a Tesla de Elon Musk

BYD Song Plus
BYD Song Plus - Imagem: BYD

Os carros elétricos chineses estão conquistando o mundo, mas se depender da União Europeia (UE), os EVs asiáticos não terão lugar no Velho Mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bloco anunciou nesta quarta-feira (12) que deve elevar as tarifas de importação para carros elétricos da China em até 38% a partir do próximo mês.

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, alega que os carros chineses vêm sendo beneficiados por "subsídios injustos", representando uma ameaça e prejudicando as montadoras europeias. 

“O influxo de importações chinesas subsidiadas a preços artificialmente baixos representa, portanto, uma ameaça de prejuízo claramente previsível e iminente para a indústria da UE”, afirma o documento divulgado pelas autoridades do bloco europeu.

  • Oportunidade de lucros dolarizados, mais segurança e liberdade financeira: conheça o Plano "Investidor Global" e dê um upgrade nos seus investimentos. Clique aqui para saber como.

Europa investiga carros made in China

O aumento das tarifas ao mercado de carros asiáticos é resultado de uma investigação iniciada em outubro do ano passado pela União Europeia sobre o mercado chinês no bloco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a UE, as taxas são provisórias, mas devem entrar em vigor a partir de 4 de julho. A Comissão está em negociações com as autoridades da China para discutir subsídios e buscar soluções, mas optou por aplicar tarifas provisórias enquanto não chegam a um acordo.

Leia Também

TEMPO REI

Warren Buffett deixa presidência do conselho da Berkshire: “o tempo sempre vence”; saiba quem assume

CONTRA A INFLAÇÃO

Fed eleva juros pela 1ª vez em 3 anos — e isso mexe diretamente com seus investimentos

Valdis Dombrovskis, comissário para o comércio da UE, disse que a investigação se baseou em “fatos e provas”. Ele acrescentou que o envolvimento com as autoridades e partes interessadas da China sobre potenciais soluções ainda estava em curso.

Tesla e BYD taxadas

A decisão da UE de tentar barrar os chineses acontece um mês depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quadruplicou as tarifas sobre os elétricos chineses para 100%. 

Entretanto, ao contrário dos EUA, diversas montadoras europeias estão ligadas ao mercado chinês. Por conta disso, os carros produzidos lá também estão sujeitos a tarifas mais altas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das principais fabricantes chinesas, como BYD, Geely e SAIC, a Tesla — montadora de elétricos do bilionário Elon Musk — pode receber uma taxação adicional calculada individualmente em uma fase posterior da medida. A Dacia, propriedade da Renault, também pode ser taxada.

Guerra comercial: todos contra a China

Com as grandes potências anunciando medidas de retaliação ao mercado de carros asiáticos, cresce a escalada de tensões comerciais entre a China, países da Europa e os EUA.

Atualmente, a Europa é o segundo maior mercado mundial para veículos elétricos, depois da China. Por lá, só as importações de EVs chineses atingiram US$ 11,5 bilhões em 2023, acima dos US$ 1,6 bilhão em 2020. 

Contudo, tanto a UE quanto os Estados Unidos enfrentam desafios em relação às empresas chinesas, que vêm conquistando o mercado com elétricos mais baratos do que as rivais no Ocidente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, a China já aplica um imposto de 15% sobre todos os veículos elétricos importados da Europa. Mas o país já avisou que elas podem aumentar.

*Com informações da CNBC e New York Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com robôs de inteligência artificial em fundo branco, atrás das grades ia chatgpt gemini 14 de setembro de 2026 - 14:10
Dario Amodei publicou artigo alertando sobre IA 12 de setembro de 2026 - 15:18
Novo Mapa-múndi 8 de setembro de 2026 - 14:57
Imagem de Donald Trump com gráfico vermelho indicando queda ao fundo. 4 de setembro de 2026 - 12:26
O economista Mohamed El-Erian está sentado em uma poltrona vermelha, segurando um microfone. Atrás dele, uma estante de livros. 31 de agosto de 2026 - 13:50
Dono da Amazon Jeff Bezos Indian Creek 27 de agosto de 2026 - 16:32
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 19 de agosto de 2026 - 15:33

OPORTUNIDADE OU CILADA

Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?

19 de agosto de 2026 - 15:33
Em um fundo que mescla o prédio da B3, a bandeira do Brasil e um globo, um homem de barba e terno azul está ao lado direito da imagem. No centro, a frase: Só ser barato não adianta 14 de agosto de 2026 - 14:40
Montagem representando as tarifas dos EUA contra os produtos brasileiros 14 de agosto de 2026 - 13:31
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar