Juros nos EUA: como Trump pode influenciar as decisões do Fed se voltar à Casa Branca — Kamala Harris discorda
Na quinta-feira (8), o republicano deu o sinal mais explícito até agora do interesse em interferir na independência do banco central norte-americano caso vença em novembro

A última pesquisa do New York Times mostrou que Kamala Harris abriu vantagem de quatro pontos em três estados-chave para as eleições de novembro nos EUA — nas casas de apostas, a vice-presidente e candidata democrata também leva vantagem. Mas nem por isso o mercado perde de vista o efeito que uma possível vitória de Donald Trump pode exercer sobre os juros na maior economia do mundo.
Na quinta-feira (8), o republicano deu o sinal mais explícito até agora de seu interesse em interferir na independência do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) caso volte à Casa Branca.
Na ocasião, Trump disse a repórteres em sua residência em Mar-a-Lago: "Eu sinto que o presidente deveria ter pelo menos uma palavra a dizer" nas decisões do Fed.
O comentário segue a notícia do The Wall Street Journal indicando que os aliados de Trump elaboraram propostas que tentariam minar a independência do Fed caso o republicano vença as eleições de 5 de novembro.
Embora a campanha de Trump tenha se distanciado da notícia, os últimos comentários indicam que ele está alinhado com um dos principais argumentos das propostas: se for novamente presidente, o republicano deve ser consultado sobre decisões de juros, e as propostas de regulamentação bancária do Fed devem estar sujeitas à revisão da Casa Branca.
- VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.
Kamala Harris vai no caminho aposto
Os prováveis planos de Trump para o Fed contrastam com o que sua rival, a vice-presidente Kamala Harris, pensa para o banco central norte-americano.
Leia Também
Na sábado (9), Harris discordou veementemente da sugestão do republicano de que os presidentes dos EUA deveriam ter uma palavra a dizer nas decisões de juros do Federal Reserve.
"Eu não poderia… discordar mais fortemente", disse Harris a repórteres no Arizona, referindo-se aos comentários do candidato presidencial republicano. "O Fed é uma entidade independente e, como presidente, eu nunca interferiria nas decisões que o Fed toma."
Com apenas 87 dias até a eleição, a vice-presidente também contou aos repórteres que está se preparando para revelar uma plataforma oficial de política econômica nos próximos dias.
A verdade é que as reclamações de Trump sobre o banco central norte-americano — especialmente em momentos de juros mais altos — não são exatamente uma novidade.
Ele passou boa parte de seu primeiro mandato criticando Jerome Powell, presidente do Fed, pelas taxas elevadas. Vale lembrar que foi o próprio Trump que indicou Powell para o comando do BC dos EUA.
A novidade, no entanto, é a sugestão de um envolvimento tão direto nos assuntos do Fed por Trump — caso vença, o republicano se tornaria o primeiro presidente desde Richard Nixon, no início dos anos 1970, a se envolver diretamente na formulação de políticas do banco central norte-americano.
- Com quantos anos devo começar a investir? Confira na prática como o tempo joga a favor do investidor. Confira ferramenta de simulação aqui
Como Trump pode interferir no Fed — e nos juros
O caminho mais direto para Trump interferir no Fed é por meio do processo de nomeação. Assim como no Brasil, o chefe do BC dos EUA é nomeado pelo presidente, sujeito à confirmação do Senado.
A indicação sai do quadro de diretores do BC — eles também são nomeados pelo presidente dos EUA e confirmados pelo Senado e aqui abre-se uma janela para Trump.
Isso porque a próxima diretora cujo mandato vai expirar é Adriana Kugler, indicada por Joe Biden para o Fed em 2021.
Trump poderia substituir Kugler por um outro nome em janeiro de 2026 e depois nomear essa mesma pessoa como presidente do banco central norte-americano, em maio de 2026.
Com isso, Trump pode tentar instalar um chefe do Fed disposto a colocar a lealdade à Casa Branca acima da independência de longa data do banco central norte-americano.
POWELL VAI ARRISCAR CORTAR OS JUROS PERTO DAS ELEIÇÕES AMERICANAS?
O perigo de um BC sem independência nos EUA
Até o momento, o Fed desfruta da independência operacional para tomar decisões que exercem tremenda influência na direção da maior economia do mundo e dos mercados globais, incluindo a bolsa brasileira.
E é essa capacidade do Fed de definir a política monetária por conta própria, sem supervisão política, que sustenta o status do dólar como moeda de reserva internacional.
Esse status, por sua vez, é fundamental para conceder ao governo dos EUA uma capacidade quase irrestrita de tomar empréstimos nos mercados globais de títulos a juros relativamente baixos, apesar de ter uma dívida de US$ 35 trilhões.
A possível interferência mais direta de Trump no BC leva os economistas a temerem o mesmo erro que ocorreu no início dos anos 1970.
Na ocasião, o presidente do Fed, Arthur Burns, foi pressionado por Nixon — que o havia nomeado — a manter uma política monetária expansionista antes da eleição de 1972, apesar das evidências de pressões inflacionárias crescentes.
Em 1974, a inflação estava acima de 12% e continuaria sendo um problema persistente pela próxima década até ser controlada por outro presidente do Fed, Paul Volcker, por meio de aumentos esmagadores de juros que causaram duas recessões no início dos anos 1980.
- LEIA MAIS: Investimento em BDRs permite buscar lucros dolarizados com ações gringas, sem sair da bolsa brasileira – veja os 10 melhores papéis para comprar agora
Trump está de olho: até quando Powell fica?
Os presidentes e vice-presidentes do Fed cumprem mandatos de quatro anos simultaneamente com os mandatos na diretoria do banco central.
Powell foi nomeado para o conselho do Fed pelo ex-presidente Barack Obama, mas foi Trump quem o escolheu para liderar o banco central, assumindo cargo no início de 2018.
A presidência de Powell expira em maio de 2026, mas seu assento no conselho continua até 2028.
Embora historicamente ex-chefes do Fed não tenham permanecido como conselheiros se não forem renomeados como líderes do BC, não há exigência de que eles saiam.
Se Powell optar por permanecer no conselho ao fim do mandato de presidente, limitaria as opções de Trump para instalar mais membros em conformidade com seus desejos.
Vão voltar às boas? A nova declaração de Elon Musk que pode mudar os rumos da briga pública com Donald Trump
Há quem diga que um deles pode retomar a amizade depois de declarar arrependimento das declarações recentes
Trump anuncia conclusão de acordo entre EUA e China: ‘O relacionamento está excelente!’
Tarifas, no entanto, permanecem; veja o que disse o presidente americano na sua rede social, Truth Social
Sem prazo para acabar, mas com estratégia sem precedentes: os bastidores das negociações entre EUA e China em Londres
As negociações entre os representantes dos dois países acontecem depois que Trump manteve uma longa conversa por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping
Elon Musk que se cuide! No hall da fama da WWE: a saga de Donald Trump nos ringues
O bilionário sul-africano talvez não saiba, mas a briga que ele está puxando é com uma verdadeira lenda certificada dos ringues
Bastidores revelados: o que Trump e Xi conversaram por mais de uma hora em meio à guerra de tarifas
Após meses sem contato direto, presidentes da China e dos EUA conversam por telefone sobre comércio entre as duas potências — mas não foi só isso
Presidente dos EUA quebra o silêncio e Musk dispara: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”
Briga entre Elon Musk e Donald Trump esquenta nesta quinta-feira (5); acusações envolvem subsídios para veículos elétricos, comando da Nasa e suposta “ingratidão” presidencial
A nova tacada de Milei para os argentinos tirarem o dólar debaixo do colchão
A grana guardada não é pouca: o Instituto Nacional de Estatística e Censo estima que US$ 246 bilhões estão fora do sistema bancário do país
Em clima de guerra: Elon Musk se junta à oposição e intensifica ataques ao plano econômico de Donald Trump
Após deixar o governo, Musk amplia críticas ao pacote orçamentário de Trump; bilionário fala em “escravidão por dívidas” e confronta presidente dos Estados Unidos
‘Abominação repugnante’ — Elon Musk e Donald Trump, do ‘match’ político à lavação pública de roupa suja
Elon Musk detona projeto de Donald Trump menos de uma semana após deixar governo dos Estados Unidos
Instabilidade no verão europeu: é seguro viajar para Itália, Turquia e Grécia após erupção do vulcão Etna e terremoto?
Fenômenos naturais atingiram alguns dos destinos mais populares para as férias de julho
Por que o mercado erra ao apostar que Trump vai “amarelar”, segundo a Gavekal
Economista-chefe da consultoria avalia se o excepcionalismo norte-americano chegou ao fim e dá um conselho para os investidores neste momento
Rússia lança maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra — e tensão no Leste Europeu volta a subir
Segundo a Força Aérea Ucraniana, Moscou lançou 472 drones contra o território ucraniano
Trump dobra tarifas sobre aço e irrita aliados — UE ameaça retaliação, Canadá e Austrália reagem
A decisão norte-americana entra em vigor no dia 4 de junho e reacende as tensões com parceiros comerciais. Veja as reações
Trump encerra a semana com mais um anúncio polêmico: aumento das taxas sobre importações de aço de 25% para 50%
A afirmação foi feita durante um comício para trabalhadores da siderúrgica U.S. Steel em Pittsburgh, na Pensilvânia.
Casa Branca leva a melhor: justiça dos EUA suspende decisão que barrava tarifas de Trump; governo ganha tempo para reverter sentença
Corte de Apelações suspende liminar que derrubava tarifas impostas por Trump; ações são unificadas e prazo para novas manifestações jurídicas vai até 9 de junho
Bolsas se animam com decisão de tribunal americano que barrou tarifas de Trump; governo já recorreu
Tribunal de Comércio Internacional suspendeu tarifas fixa de 10%, taxas elevadas e recíprocas e as relacionadas ao fentanil. Tarifas relacionadas a alumínio, aço e automóveis foram mantidas
Na dúvida, fica como está: ata do Fed indica preocupação com as possíveis consequências das tarifas de Trump
A decisão pela manutenção das taxas de juros passou pelo dilema entre derrubar a atividade econômica e o risco de aumento de inflação pelas tarifas
“Estou decepcionado”: Elon Musk reclama de projeto de Trump sobre impostos e gastos nos EUA
O bilionário soltou o verbo em relação a um importante projeto de lei do presidente norte-americano, que pode dar fôlego à política de deportações
Trump volta atrás de tarifa de 50% contra a UE; bolsas europeias recuperam fôlego com morde-assopra
Vale lembrar que, até então, as tarifas anunciadas para a UE incluíam apenas impostos de 20% sobre as importações do bloco
A aposentadoria de Warren Buffett: ‘não vou ficar em casa vendo novela’, diz o megainvestidor
Bilionário anunciou a saída do cargo de CEO no começo deste mês; em entrevista à jornal americano, ele falou mais sobre os planos futuros