🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

PERFIL

‘Melhor ex-presidente dos EUA’, Jimmy Carter construiu sólida reputação de defensor da paz, da democracia e dos direitos humanos

Mais longevo presidente da história dos Estados Unidos, Jimmy Carter faleceu no domingo aos 100 anos de idade

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
30 de dezembro de 2024
10:05
Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA
Imagem: Arquivo Nacional dos EUA

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter morreu no domingo (29) aos 100 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O histórico líder democrata lutava contra uma forma agressiva de câncer de pele que se espalhou para o fígado e para o cérebro.

Desde o início de 2023, Carter era mantido sob cuidados paliativos em sua casa em Plains, a mesma cidade na Geórgia onde nasceu e cresceu.

Em um dos últimos atos de seu mandato, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou um dia de luto nacional a ser respeitado em 9 de janeiro de 2025.

“Carter foi um homem de princípios, fé e humildade”, disse Biden ao lembrar do ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até mesmo o presidente-eleito Donald Trump, conhecido pelos comentários ácidos sobre adversários políticos, emitiu uma declaração sóbria a respeito do democrata.

Leia Também

“Os americanos têm uma dívida de gratidão com Carter”, disse ele.

A expectativa é de que o ex-presidente seja sepultado com honras de estadista, mas não havia detalhes disponíveis na manhã desta segunda-feira (30).

O caminho até a Casa Branca

Nascido em 1º de outubro de 1924, Carter entrou para a política no início dos anos 1960. Antes disso, porém, serviu durante quase uma década na Marinha dos EUA e reergueu o negócio de plantação de amendoim herdado do pai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Religioso e progressista em um Estado extremamente conservador e calcado pela segregação racial, elegeu-se primeiro senador estadual antes de chegar ao governo da Geórgia em 1971.

Sempre filiado ao Partido Democrata, chegou à Casa Branca depois de vencer Gerald Ford nas eleições presidenciais de 1976.

Expectativa elevada

A expectativa em torno do mandato de Carter era elevada. O Partido Republicano estava enredado no rescaldo do escândalo Watergate e o líder democrata chegava com a promessa de nunca mentir ao povo.

Uma vez no governo, perdoou desertores da Guerra do Vietnã e consolidou-se como o primeiro presidente a atuar concretamente contra as mudanças climáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a segunda metade da década de 1970 foi marcada por extremas turbulências em todos os cantos do mundo.

A economia internacional ainda se recuperava da crise do petróleo e da quebra do padrão dólar-ouro.

Mesmo diante do cenário adverso, Carter obteve feitos notáveis no campo da política externa nos primeiros anos de seu governo.

Em 1978, pouco mais de um ano depois de sua posse, ele mediou a assinatura do acordo de paz entre Israel e Egito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pacto saiu a tempo de o primeiro-ministro israelense Menachem Begin e o presidente egípcio Anwar Sadat serem reconhecidos com o Prêmio Nobel da Paz de 1978.

No ano seguinte, depois de meses de negociações secretas, Carter estabeleceu relações diplomáticas formais com a China.

Ao longo de seu mandato, adotou um tom crítico às ditaduras de extrema-direita espalhadas pela América Latina, inclusive no Brasil. Nos casos mais extremos, cortou o fornecimento de armas promovido por seus antecessores.

Também foi Carter quem assinou o acordo que garantiria, em 1999, a devolução do controle do Canal do Panamá ao governo panamenho — o mesmo tratado que Trump agora ameaça revogar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Carter assumiu o governo, assessores mais próximos temiam que o lado religioso do presidente interferisse negativamente em suas decisões — bem como em sua imagem.

Defensor da liberdade religiosa, Carter esquivou-se com habilidade dessa casca de banana. Evangélico fervoroso, Carter tornou-se em 1979 a receber um papa católico (João Paulo II) na Casa Branca.

Carter e a Revolução Iraniana

No entanto, o cenário internacional que parecia consagrar o mandato de Carter foi o mesmo que abreviou sua passagem pela Casa Branca.

No fim de 1979, em meio à Revolução Islâmica no Irã, guerrilheiros islâmicos tomaram a Embaixada dos EUA em Teerã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os revolucionários mantiveram 52 reféns por 444 dias. A embaixada tornou-se alvo depois de Washington ter autorizado a entrada do xá Reza Pahlevi, monarca deposto durante a insurreição, para tratamento médico nos EUA.

O impasse minou a imagem de Carter entre os eleitores norte-americanos. A crise de reféns também afetou a produção global de petróleo. Isso resultou em escassez de combustíveis e preços mais altos.

Nos EUA, as filas de carros com motoristas esperando para abastecer figuraram entre as imagens marcantes do verão de 1979.

Foi nesse cenário que Carter tentou a reeleição. Seu desafiante era o republicano Ronald Reagan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para complicar ainda mais a situação de Carter, a alta dos preços dos combustíveis levou a inflação a superar os 14% ao ano. Na tentativa de deter os preços, o Fed subiu os juros para 17% ao ano.

A alta das taxas fez com que a economia norte-americana entrasse em recessão bem no meio da campanha presidencial.

Tanto nas urnas quanto no Colégio Eleitoral, Reagan impôs uma derrota retumbante a Carter.

No início de 1981, minutos depois da posse de Reagan, os revolucionários iranianos libertaram os reféns norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anos mais tarde, questionado sobre sua passagem pela Casa Branca, Carter declarou: “Nossa maior falha foi o fracasso político. Em nenhum momento consegui convencer o povo norte-americano de que eu era um líder forte e imponente”.

Carter, o melhor ex-presidente dos EUA

Mais longevo presidente da história norte-americana, Carter não conseguiu convencer os norte-americanos sobre sua força, mas construiu uma reputação sólida de defensor dos direitos humanos depois de deixar a Casa Branca.

Havia quem dissesse que Carter era melhor ex-presidente do que presidente. O que aparentemente começou como uma chacota foi bem recebido pelo próprio Carter.

Um ano depois de deixar a Casa Branca, o ex-presidente lançou a Fundação Carter, com sede em Atlanta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio da instituição sem fins lucrativos, Carter ajudou a monitorar eleições, mediar conflitos e desenvolver instituições democráticas em dezenas de países.

Seus minuciosos relatórios sobre crises de direitos humanos ao redor do mundo também renderam uma sólida reputação de humanista.

Em 2002, Carter recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para promover os direitos humanos e resolver conflitos ao redor do mundo.

"Ele será lembrado por mais cem anos ou além", disse a Fundação Nobel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de agências de notícias internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
COISA DE FICÇÃO

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

19 de outubro de 2025 - 12:45

Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu

RETOMADA DO CONFLITO

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza

19 de outubro de 2025 - 10:40

Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam

UMA NOVA PANDEMIA VEM AÍ?

Variante da gripe detectada na China preocupa cientistas; conheça o vírus influenza D (IDV)

17 de outubro de 2025 - 14:44

Pesquisadores identificam “taxas alarmantes” de exposição ao vírus em humanos; origem é animal, mas estudo indica possível transmissão aérea entre pessoas

MOVIMENTO TECTÔNICO

O sertão vai virar mar: como é a vida no país que vai ser cortado por um novo oceano em formação

16 de outubro de 2025 - 14:49

Um novo oceano pode surgir na África, começando na Etiópia e avançando por países como Quênia, Tanzânia, Moçambique e África do Sul até transformar parte do continente em uma imensa ilha

Economia em alta

Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025

15 de outubro de 2025 - 19:14

Enquanto o Brasil tenta acelerar o PIB, um vizinho do continente deve registrar expansão digna da China — quatro vezes maior que a economia brasileira

CULTO À PERSONALIDADE

Polêmica até no ‘cara ou coroa’: Como é a moeda de 1 dólar com a qual o Tesouro dos EUA quer homenagear Donald Trump

15 de outubro de 2025 - 12:47

Uma moeda, dois lados: de um, a independência americana; do outro, o rosto de Donald Trump.

IAs em guerra (de narrativas)

Inteligência artificial tem lado? As visões das IAs de EUA, China e UE para encerrar a guerra Rússia-Ucrânia

15 de outubro de 2025 - 9:21

DeepSeek, Mistral e ChatGPT respondem às mesmas perguntas sobre guerra e paz — e mostram que até a inteligência artificial pode ter lado

OPERAÇÃO NARCO BET

Por trás do luxo, esquema de R$ 630 milhões misturava apostas, criptomoedas e narcotráfico

14 de outubro de 2025 - 13:16

A Operação Narco Bet revelou como funcionava o esquema em que o dinheiro do crime circulava por plataformas digitais

PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Juntos conseguimos o que muitos achavam que era impossível, diz Trump sobre fim da guerra em Gaza

13 de outubro de 2025 - 19:25

Em discurso nesta segunda-feira (13), o presidente norte-americano afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”

PARALISAÇÃO

Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’

13 de outubro de 2025 - 10:59

Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024

ACORDO DE PAZ

A guerra em Gaza acabou, diz Trump. Entenda o que está por trás da negociação que pôs fim ao conflito de dois anos

13 de outubro de 2025 - 9:46

Após dois anos de conflito, Trump sela cessar-fogo entre Israel e Hamas e tenta consolidar legado diplomático no Oriente Médio

OLÉ

Argentina sai na frente do Brasil e anuncia projeto de data centers com a OpenAI, dona do ChatGPT

12 de outubro de 2025 - 17:46

Projeto da OpenAI em parceria com a argentina Sur Energy prevê investimentos de até US$ 25 bilhões na região da Patagônia

VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO?

China reage à ameaça de tarifa de 100% de Trump: “Não queremos uma guerra tarifária, mas não temos medo de uma”

12 de outubro de 2025 - 12:13

A troca de acusações ameaça atrapalhar um possível encontro entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping e acabar com a trégua de uma guerra comercial 

VIAGEM À ITÁLIA

Lula tem encontro marcado com o papa Leão 14 nesta segunda-feira (13)

12 de outubro de 2025 - 10:45

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política

AMEAÇOU E CUMPRIU

Trump anuncia nova tarifa de 100% sobre importações da China, por postura ‘hostil’ e ‘sem precedentes’ do país asiático

10 de outubro de 2025 - 18:34

Ameaças de tarifas e críticas à China feitas por Trump na tarde desta sexta já haviam azedado os mercados em Wall Street

NA MESA COM OS EUA

Ministro brasileiro conversa com Marco Rubio e diz que delegação vai aos EUA negociar tarifaço

9 de outubro de 2025 - 16:34

Presidente Lula afirma que a conversa entre os dois inicia uma nova fase da relação comercial do Brasil com o país norte-americano

NA MADRUGADA DE NATAL

Como era o avião da Embraer (EMBR3) que Putin admite ter abatido no Cazaquistão

9 de outubro de 2025 - 16:30

Entenda o modelo de avião da Embraer (EMBR3) abatido pela Rússia no Cazaquistão, que deixou 38 mortos e gerou repercussão internacional

PAZ (IM)PERMANENTE?

Enfim, o cessar-fogo: Hamas declara fim da guerra com Israel sob garantias internacionais

9 de outubro de 2025 - 16:28

Em um discurso nesta quinta-feira (9), o chefe do Hamas afirmou que o grupo chegou a um acordo que visa a encerrar a guerra

NO AGUARDO

EUA: Fed diz que riscos para emprego justificam corte de juros, mas cautela com inflação continua a afetar opinião dos diretores

8 de outubro de 2025 - 19:00

Taxa de desemprego nos EUA atingiu o maior patamar em quase quatro anos, enquanto a inflação se afasta da meta de 2%

NA TRAVE

Quem são os brasileiros que chegaram mais perto do Prêmio Nobel até hoje

5 de outubro de 2025 - 10:15

Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar