? [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

PERFIL

‘Melhor ex-presidente dos EUA’, Jimmy Carter construiu sólida reputação de defensor da paz, da democracia e dos direitos humanos

Mais longevo presidente da história dos Estados Unidos, Jimmy Carter faleceu no domingo aos 100 anos de idade

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
30 de dezembro de 2024
10:05
Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA
Imagem: Arquivo Nacional dos EUA

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter morreu no domingo (29) aos 100 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O histórico líder democrata lutava contra uma forma agressiva de câncer de pele que se espalhou para o fígado e para o cérebro.

Desde o início de 2023, Carter era mantido sob cuidados paliativos em sua casa em Plains, a mesma cidade na Geórgia onde nasceu e cresceu.

Em um dos últimos atos de seu mandato, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou um dia de luto nacional a ser respeitado em 9 de janeiro de 2025.

“Carter foi um homem de princípios, fé e humildade”, disse Biden ao lembrar do ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até mesmo o presidente-eleito Donald Trump, conhecido pelos comentários ácidos sobre adversários políticos, emitiu uma declaração sóbria a respeito do democrata.

Leia Também

“Os americanos têm uma dívida de gratidão com Carter”, disse ele.

A expectativa é de que o ex-presidente seja sepultado com honras de estadista, mas não havia detalhes disponíveis na manhã desta segunda-feira (30).

O caminho até a Casa Branca

Nascido em 1º de outubro de 1924, Carter entrou para a política no início dos anos 1960. Antes disso, porém, serviu durante quase uma década na Marinha dos EUA e reergueu o negócio de plantação de amendoim herdado do pai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Religioso e progressista em um Estado extremamente conservador e calcado pela segregação racial, elegeu-se primeiro senador estadual antes de chegar ao governo da Geórgia em 1971.

Sempre filiado ao Partido Democrata, chegou à Casa Branca depois de vencer Gerald Ford nas eleições presidenciais de 1976.

Expectativa elevada

A expectativa em torno do mandato de Carter era elevada. O Partido Republicano estava enredado no rescaldo do escândalo Watergate e o líder democrata chegava com a promessa de nunca mentir ao povo.

Uma vez no governo, perdoou desertores da Guerra do Vietnã e consolidou-se como o primeiro presidente a atuar concretamente contra as mudanças climáticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a segunda metade da década de 1970 foi marcada por extremas turbulências em todos os cantos do mundo.

A economia internacional ainda se recuperava da crise do petróleo e da quebra do padrão dólar-ouro.

Mesmo diante do cenário adverso, Carter obteve feitos notáveis no campo da política externa nos primeiros anos de seu governo.

Em 1978, pouco mais de um ano depois de sua posse, ele mediou a assinatura do acordo de paz entre Israel e Egito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pacto saiu a tempo de o primeiro-ministro israelense Menachem Begin e o presidente egípcio Anwar Sadat serem reconhecidos com o Prêmio Nobel da Paz de 1978.

No ano seguinte, depois de meses de negociações secretas, Carter estabeleceu relações diplomáticas formais com a China.

Ao longo de seu mandato, adotou um tom crítico às ditaduras de extrema-direita espalhadas pela América Latina, inclusive no Brasil. Nos casos mais extremos, cortou o fornecimento de armas promovido por seus antecessores.

Também foi Carter quem assinou o acordo que garantiria, em 1999, a devolução do controle do Canal do Panamá ao governo panamenho — o mesmo tratado que Trump agora ameaça revogar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Carter assumiu o governo, assessores mais próximos temiam que o lado religioso do presidente interferisse negativamente em suas decisões — bem como em sua imagem.

Defensor da liberdade religiosa, Carter esquivou-se com habilidade dessa casca de banana. Evangélico fervoroso, Carter tornou-se em 1979 a receber um papa católico (João Paulo II) na Casa Branca.

Carter e a Revolução Iraniana

No entanto, o cenário internacional que parecia consagrar o mandato de Carter foi o mesmo que abreviou sua passagem pela Casa Branca.

No fim de 1979, em meio à Revolução Islâmica no Irã, guerrilheiros islâmicos tomaram a Embaixada dos EUA em Teerã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os revolucionários mantiveram 52 reféns por 444 dias. A embaixada tornou-se alvo depois de Washington ter autorizado a entrada do xá Reza Pahlevi, monarca deposto durante a insurreição, para tratamento médico nos EUA.

O impasse minou a imagem de Carter entre os eleitores norte-americanos. A crise de reféns também afetou a produção global de petróleo. Isso resultou em escassez de combustíveis e preços mais altos.

Nos EUA, as filas de carros com motoristas esperando para abastecer figuraram entre as imagens marcantes do verão de 1979.

Foi nesse cenário que Carter tentou a reeleição. Seu desafiante era o republicano Ronald Reagan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para complicar ainda mais a situação de Carter, a alta dos preços dos combustíveis levou a inflação a superar os 14% ao ano. Na tentativa de deter os preços, o Fed subiu os juros para 17% ao ano.

A alta das taxas fez com que a economia norte-americana entrasse em recessão bem no meio da campanha presidencial.

Tanto nas urnas quanto no Colégio Eleitoral, Reagan impôs uma derrota retumbante a Carter.

No início de 1981, minutos depois da posse de Reagan, os revolucionários iranianos libertaram os reféns norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anos mais tarde, questionado sobre sua passagem pela Casa Branca, Carter declarou: “Nossa maior falha foi o fracasso político. Em nenhum momento consegui convencer o povo norte-americano de que eu era um líder forte e imponente”.

Carter, o melhor ex-presidente dos EUA

Mais longevo presidente da história norte-americana, Carter não conseguiu convencer os norte-americanos sobre sua força, mas construiu uma reputação sólida de defensor dos direitos humanos depois de deixar a Casa Branca.

Havia quem dissesse que Carter era melhor ex-presidente do que presidente. O que aparentemente começou como uma chacota foi bem recebido pelo próprio Carter.

Um ano depois de deixar a Casa Branca, o ex-presidente lançou a Fundação Carter, com sede em Atlanta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio da instituição sem fins lucrativos, Carter ajudou a monitorar eleições, mediar conflitos e desenvolver instituições democráticas em dezenas de países.

Seus minuciosos relatórios sobre crises de direitos humanos ao redor do mundo também renderam uma sólida reputação de humanista.

Em 2002, Carter recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para promover os direitos humanos e resolver conflitos ao redor do mundo.

"Ele será lembrado por mais cem anos ou além", disse a Fundação Nobel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de agências de notícias internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
REVOLUÇÃO

CEO da Nvidia é eleito ‘Pessoa do Ano’ pelo Financial Times e diz se vai ter bolha da IA

12 de dezembro de 2025 - 13:21

A fabricante de chips se tornou a primeira empresa pública do mundo a atingir US$ 5 trilhões em valor de mercado; seus papéis acumulam valorização de 36% no ano em Nova York

VAI SUBIR OU CAIR

EUA tomam petroleiro na costa da Venezuela — o que pode acontecer com os preços de petróleo? 

11 de dezembro de 2025 - 15:33

As cotações operam em queda nesta quinta-feira (11), com os investidores concentrados nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia; entenda o que mexe com o mercado agora

O QUE FAZER AGORA?

Os juros caíram nos EUA: as janelas de oportunidade que se abrem para o investidor brasileiro 

10 de dezembro de 2025 - 18:01

Entenda por que a decisão do Fed desta quarta-feira (10) — que colocou a taxa na faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano — importa, e como montar uma carteira de olho nos juros norte-americanos

O AFROUXAMENTO VEIO

A última do ano: Fed atende chamado do mercado e corta juros em 0,25 pp; a projeção para 2026 é de uma redução

10 de dezembro de 2025 - 16:10

No comunicado, o BC norte-americano indica que a incerteza sobre as perspectivas econômicas permanece elevada nos EUA e que os riscos negativos para o emprego aumentaram nos últimos meses

EM BUSCA DO HEXA

Copa do Mundo 2026: passagens para as cidades onde o Brasil joga já estão mais caras; confira os preços

10 de dezembro de 2025 - 11:23

Simulações do Google Flights mostram que as viagens para Nova York, Filadélfia e Miami ficaram mais caras após o sorteio da Copa do Mundo 2026

COMENDO PELAS BEIRADAS

Criptomoedas como o bitcoin (BTC) podem ser um risco para os bancos dos EUA, segundo a Fitch — mas há janelas de oportunidade 

9 de dezembro de 2025 - 19:41

A agência de classificação de risco aponta benefícios na emissão de stablecoins, na tokenização de depósitos e no uso de tecnologia blockchain

TUDO EM UM LUGAR SÓ

Cartão de débito internacional em dólar e euro: confira os detalhes da Conta Global integrada ao Superapp do Itaú Personnalité 

9 de dezembro de 2025 - 18:20

A ideia é que o cliente tenha a opção disponível em 180 países, 24 horas por dia, sete dias por semana, no mesmo aplicativo em que já concentra sua vida financeira

MIAMI INVITATIONAL

João Fonseca x Carlos Alcaraz: veja onde assistir à partida de tênis e horário

8 de dezembro de 2025 - 20:30

João Fonseca x Carlos Alcaraz agita o Miami Invitational em duelo que marca a pré-temporada do brasileiro, após um ano de ascensão no circuito

DEU A BÊNÇÃO

Nvidia, Trump e China: o “sim” que fez a ação da gigante de chips de IA subir forte em Nova York

8 de dezembro de 2025 - 20:09

Os semicondutores, que são componentes essenciais em quase todas as categorias de eletrônicos, estão no centro da corrida de IA entre os Estados Unidos e a China

NOVA MINA DE OURO?

O polo de IA mais poderoso do mundo: por que Ray Dalio diz que Oriente Médio é o Vale do Silício dos capitalistas 

8 de dezembro de 2025 - 19:31

O megainvestidor também fala o que pensa sobre a possibilidade de a bolha da inteligência artificial estourar, e conta o que o investidor deve fazer agora

BOLADA BILIONÁRIA

Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal

8 de dezembro de 2025 - 16:49

Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios

FONE, ENCOSTO DE PESCOÇO, ANÉIS...

Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados

7 de dezembro de 2025 - 19:31

Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município

USINAS PARALISARAM PRODUÇÃO

Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev

6 de dezembro de 2025 - 15:27

Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.

MORTICÍNIO CAPRINO

Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha

6 de dezembro de 2025 - 11:44

A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo

DEMANDA ATENÇÃO

Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está 

5 de dezembro de 2025 - 19:33

As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades

DECISÃO DOS CONFRONTOS

Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos e como funciona o regulamento

5 de dezembro de 2025 - 11:55

O sorteio da Copa do Mundo 2026 vai revelar os adversários da seleção brasileira e seguir regras específicas definidas pela Fifa para a formação dos grupos

PASSE VALORIZADO

Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo

5 de dezembro de 2025 - 8:16

Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes

NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar