🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

ORIENTE MÉDIO EM CHAMAS

Irã dispara chuva de mísseis contra Israel, EUA prometem ajuda e guerra entra em fase perigosa; petróleo dispara, Petrobras (PETR4) acompanha e Lula fala

O Ibovespa também ganhou tração ao longo da sessão, com o avanço das ações da Petrobras e chegou a subir mais de 1%; veja como as bolsas terminaram o dia

Carolina Gama
1 de outubro de 2024
14:20 - atualizado às 17:36
Barril de petróleo sobre dólares
Imagem: DALL-E/ChatGPT

Era questão de tempo até que o Irã se envolvesse diretamente na guerra contra Israel. Nesta terça-feira (01), as Forças de Defesa de Israel confirmaram o que pode ser uma escalada sem precedentes dos conflitos recentes no Oriente Médio: Teerã disparou várias dezenas de mísseis e foguetes em direção ao território israelense

O ataque do Irã ocorre quando forças de Israel cruzaram o sul do Líbano por terra como parte de um ataque ao Hezbollah, o grupo militante apoiado por Teerã. 

O número de tropas israelenses que entraram no Líbano está na casa das "baixas centenas", disse uma autoridade israelense à NBC News.

Na semana passada, Israel matou o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um bombardeio em Beirute.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que o assassinato de Nasrallah e de um comandante sênior da Guarda Revolucionária naquele ataque não ficaria sem resposta. 

O ataque iraniano, no entanto, era esperado. Mais cedo, as ruas de Tel Aviv estavam praticamente vazias, seguindo um aviso do exército israelense para que as pessoas na região metropolitana de Tel Aviv permanecessem seguras e evitassem qualquer viagem desnecessária ou atividades ao ar livre. 

Leia Também

Os EUA também já haviam alertado sobre a ofensiva de Teerã — a segunda em seis meses.

O Irã confirmou a disparada de 100 mísseis, mas Israel fala em cerca de 200 dispositivos disparados contra seu território — a maior parte deles interceptada pelo sistema antiaéreo israelense.

Mercado reage à escalada da guerra

Os preços do petróleo reagiram imediatamente à chuva de mísseis e foguetes iranianos contra Israel. 

Os futuros do Brent e do WTI chegaram a avançar quase 5% e encerram o dia com ganhos de 3,44% e 3,49%, respectivamente.

As cotações da commodity já vinham operando em forte alta nesta manhã, impulsionadas pelos conflitos envolvendo o Hezbollah e Israel.

Esses ganhos impulsionam as ações da Petrobras (PETR4), que depois de subir mais de 4% terminaram o dia com alta de 2,89%. Os papéis PETR3 tiveram alta de 2,85%. 

o Ibovespa também acelerou a alta com a notícia do ataque iraniano, avançando 1,01%. O principal índice da bolsa brasileira acabou terminando o dia com ganho de 0,51%, aos 132.495,16 pontos.

No mercado de câmbio, o dólar à vista voltou a acelerar e registrava alta de de 0,30%, a R$ 5,4637, por volta de 14h25.

A moeda norte-americana acompanhou o desempenho do DXY, que mede a variação do dólar ante seis moedas principais. O índice tocou máxima intradia a 101,348 pontos, subindo 0,57%, depois que o Irã confirmou o ataque a Israel e impulsionava ainda mais a busca por ativos defensivos.

Em Nova York, o Dow Jones caiu 0,41%, o Nasdaq perdeu 1,53% e o S&P 500, -0,93%. A maioria das bolsas europeias também fechou em queda.

Lula e Biden: a reação internacional ao ataque iraniano

Não demorou muito para que as principais autoridades internacionais se manifestassem sobre o ataque direto do Irã a Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista a jornalistas durante viagem ao México ser "inexplicável" o Conselho de Segurança das Organização das Nações Unidas (ONU) não ser capaz de fazer Israel conversar sobre o conflito no Oriente Médio.

"O que eu lamento é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o Conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente numa mesa para conversar ao em vez de só saber matar", disse Lula.

Segundo o presidente, operações para repatriação de brasileiros, como a que está sendo organizada para tirar pessoas do Líbano, serão realizadas "em todos os lugares que for preciso".

Nos EUA, o presidente Joe Biden e a vice e candidata nas eleições de novembro, Kamala Harris, estavam reunidos para discutir as tensões no Oriente Médio quando foram informados do ataque iraniano a Israel.

De acordo com a Casa Branca, Biden direcionou apoio militar norte-americano para a defesa de Israel.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu o fim da escalada do conflito, fazendo coro com o governo da Alemanha, que também condenou os ataques na região.

No que depender do Irã, a guerra não vai parar

O Irã confirmou que atacou Israel em declaração feita pouco depois de ter lançado mísseis balísticos que levaram milhões de israelenses a abrigos para se protegerem.

Se Israel retaliar “ou cometer novos atos de malevolência, uma resposta subsequente e esmagadora ocorrerá”, afirmou a missão do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) em um comunicado.

Do lado israelense, o porta-voz militar reagiu na TV ao que o país está chamando de "ataque sério" a Israel pelo Irã.

Daniel Hagari, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), prometeu que o ataque "terá consequências". Ele acrescentou que o país permanece em alerta máximo.

*Com informações da CNBC, do The Guardian e da Dow Jones

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LÁ VAMOS NÓS DE NOVO

Trump cumpre promessa e anuncia tarifas de 20% a 30% para mais seis países

9 de julho de 2025 - 13:58

As taxas passarão a vale a partir do dia 1º de agosto deste ano, conforme mostram as cartas publicadas por Trump no Truth Social

PRESSÃO INTERNA

Trump cedeu: os bastidores do adiamento das tarifas dos EUA para 1 de agosto

9 de julho de 2025 - 12:37

Fontes contam o que foi preciso acontecer para que o presidente norte-americano voltasse a postergar a entrada dos impostos adicionais, que aconteceria nesta quarta-feira (9)

SEM INTROMISSÃO

O Brasil vai encarar? Lula dá resposta direta à ameaça de tarifa de Trump; veja o que ele disse dessa vez

8 de julho de 2025 - 19:26

Durante a cúpula do Brics, o presidente brasileiro questionou a centralização do comércio em torno do dólar e da figura dos EUA

PACOTAÇO

As novas tarifas de Trump: entenda os anúncios de hoje com 14 países na mira e sobretaxas de até 40%

7 de julho de 2025 - 18:40

Documentos detalham alíquotas específicas, justificativas econômicas e até margem para negociações bilaterais

DE VOLTA ÀS TARIFAS

Trump dispara, mercados balançam: presidente anuncia tarifas de 25% ao Japão e à Coreia do Sul

7 de julho de 2025 - 14:53

Anúncio por rede social, ameaças a parceiros estratégicos e críticas do Brics esquentam os ânimos às vésperas de uma virada no comércio global

MADE FOR U.S.A.

Venda do TikTok nos EUA volta ao radar, com direito a versão exclusiva para norte-americanos, diz agência

7 de julho de 2025 - 12:47

Trump já prorrogou três vezes o prazo para que a chinesa ByteDance venda as operações da plataforma de vídeos curtos no país

POLÍTICAS ‘ANTIAMERICANAS’

EUA têm medo dos Brics? A ameaça de Trump a quem se aliar ao bloco

7 de julho de 2025 - 9:12

Neste fim de semana, o Rio de Janeiro foi sede da cúpula dos Brics, que mandou um recado para o presidente norte-americano

GUERRA COMERCIAL

Trump vai enviar carta para 12 países com proposta de ‘pegar ou largar’ as tarifas impostas, mas presidente não revela se o Brasil está na lista

6 de julho de 2025 - 16:01

Tarifas foram suspensas até o dia 9 de julho para dar mais tempo às negociações e acordos

AMERICA PARTY

Nem republicano, nem democrata: Elon Musk anuncia a criação de um partido próprio nos Estados Unidos 

6 de julho de 2025 - 8:55

O anúncio foi feito via X (ex-Twitter); na ocasião, o bilionário também aproveitou para fazer uma crítica para os dois partidos que dominam o cenário político dos EUA

VOLUME ALTO

Opep+ contraria o mercado e anuncia aumento significativo da produção de petróleo para agosto

5 de julho de 2025 - 12:44

Analistas esperavam que o volume de produção da commodity continuasse na casa dos 411 mil bdp (barris por dia)

ONDE INVESTIR

Onde investir no 2º semestre: Com Trump no poder e dólar na berlinda, especialistas apontam onde investir no exterior, com opções nos EUA e na Europa

5 de julho de 2025 - 8:00

O painel sobre onde investir no exterior contou com as participações de Andressa Durão, economista do ASA, Matheus Spiess, estrategista da Empiricus Research, e Bruno Yamashita, analista da Avenue

BIG BEAUTIFUL BILL

Trump assina controversa lei de impostos e cortes de gastos: “estamos entrando na era de ouro”

4 de julho de 2025 - 19:38

O Escritório de Orçamento do Congresso estima que o projeto de lei pode adicionar US$ 3,3 trilhões aos déficits federais nos próximos 10 anos

LOOKING BACK IN ANGER

Como a volta do Oasis aos palcos pode levar a Ticketmaster a uma disputa judicial

2 de julho de 2025 - 16:58

Poucos dias antes do retorno dos irmãos Noel e Liam Gallagher, separados desde 2009, o órgão britânico de defesa da concorrência ameaça processar a empresa que vendeu 900 mil ingressos para os shows no Reino Unido

HORA CERTA

Cidadania portuguesa: quem tem direito e como solicitar em meio a novas propostas?

2 de julho de 2025 - 8:16

Em meio a discussões que ameaçam endurecer o acesso à nacionalidade portuguesa, especialistas detalham o cenário e adiantam o que é preciso para garantir a sua

SEM PAPAS NA LÍNGUA

A culpa é de Trump? Powell usa o maior evento dos BCs no mundo para dizer por que não cortou os juros ainda

1 de julho de 2025 - 16:39

O evento organizado pelo BCE reuniu os chefes dos principais bancos centrais do mundo — e todos eles têm um inimigo em comum

“ATINGIDOS COMO NUNCA”?

Agência vai na contramão de Trump e afirma que Irã pode voltar a enriquecer urânio nos próximos meses; confira a resposta de Teerã

29 de junho de 2025 - 20:00

Em meio a pronunciamentos dos governos iraniano e norte-americano neste fim de semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, cobrou retorno do Irã à mesa de negociações

ALÍVIO FISCAL

G7 blinda empresas dos EUA de impostos mínimos globais após pressão de Trump

29 de junho de 2025 - 16:12

O acordo para a tributação das companhias norte-americanas foi firmado em meio a uma decisão do governo Trump no megaprojeto de gastos

VOTAÇÃO ACIRRADA

Trump tem vitória no Senado com avanço de megaprojeto de gastos, e Elon Musk solta o verbo: “Completamente insano”

29 de junho de 2025 - 13:21

Apesar da vitória, a votação não foi fácil. O projeto vem sendo criticado pela oposição e também por aliados, incluindo o CEO da Tesla

UM SUBSTITUTO PARA POWELL

Recebendo currículos, Trump diz o que o candidato precisa ter para ser escolhido presidente do Fed

27 de junho de 2025 - 19:44

O mandato do atual chefe do banco central norte-americana acaba em maio do ano que vem e o republicano já está em busca de nomes para a sucessão

O FED ESTÁ DE OLHO

Será que deu ruim? Titãs de Wall Street passam por teste de estresse; confira se algum dos grandes bancos EUA foi reprovado

27 de junho de 2025 - 19:18

A avaliação considerou uma recessão global severa, com desemprego em 10% e queda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) real de 7,8%

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar