🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Felipe Alves

Felipe Alves

Redator do Grupo Empiricus. Colabora com os portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Trabalha com marketing digital e estratégias de conteúdo desde 2021.

A SOCIEDADE DA NEVE

Este homem sobreviveu a uma queda de avião e a 72 dias na neve. Aqui está como ele fez isso — e o que você pode aprender

Nando Parrado encerrou o BTG Summit 2024 com a palestra ‘Lições de Vida’; veja aqui os principais insights da apresentação

Felipe Alves
Felipe Alves
23 de fevereiro de 2024
14:32 - atualizado às 17:06
Nando Parrado foi um dos sobreviventes da Sociedade da Neve.
Nando Parrado, um dos sobreviventes da Sociedade da Neve - Imagem: www.nandoparrado.com/Divulgação Netflix/Montagem Felipe Alves

“Não há nenhuma possibilidade de que um ser humano possa sobreviver ao que nós sobrevivemos há cinquenta anos”. Você pode até não conhecer Nando Parrado pelo nome, mas com certeza conhece sua história. Não é pra menos: o que ele e seus companheiros viveram foi tão espetacular que já foi eternizado nas telas do cinema duas vezes.

Primeiro, no filme Vivos, de 1993, protagonizado por um Ethan Hawke ainda em começo de carreira.

E mais recentemente, na produção da Netflix que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2024: A Sociedade da Neve, disponível no catálogo da Netflix.

Hoje um simpático senhor de 74 anos, Nando Parrado esteve nesta semana no Brasil para o encerramento do BTG Summit 2024.

O relato foi destinado a uma plateia formada principalmente por empresários e assessores de investimentos, mas acredito que qualquer um tenha uma ou duas coisas para aprender com ele.

Na verdade, especialmente se você é empreendedor ou investidor, a história de Nando pode ser muito valiosa. Afinal de contas, para vencer no mundo dos negócios, a primeira coisa — e a mais importante — é não desistir.

Leia Também

E se tem alguém no mundo que pode te ensinar a não desistir, esse alguém é Nando Parrado.

Eu, pelo menos, nunca mais serei o mesmo depois dessa palestra.

“Todos os experts em sobrevivência que nos entrevistaram disseram que só poderíamos ter sobrevivido 36 horas. Sobrevivemos dois meses e meio, a cinco mil metros de altura, somente com um isqueiro.” — Nando Parrado.

Essa é uma história de pessoas comuns que foram obrigadas, pelas circunstâncias da vida, a enfrentar algumas das privações mais intensas a que um ser humano pode ser submetido.

A Sociedade da Neve e Nando Parrado

Se você ainda não viu o filme Sociedade da Neve, aqui vai um brevíssimo resumo.

Um avião militar sai do Uruguai em direção ao Chile com quarenta e cinco pessoas, a maioria membros de um time de rugby. A aeronave cai nos Andes e se parte ao meio.

Apenas por um acaso da vida, um rolar de dados do destino, quem estava na frente, sobrevive. Quem estava atrás, não teve chance.

O avião real do filme Sociedade da Neve
O avião partido ao meio. (Imagem: Netflix/Divulgação)

Essas pessoas passam setenta e dois dias enfrentando frio, fome, sede e temperaturas abaixo de zero. Pra piorar as coisas, uma avalanche ainda enterra o avião sob a neve.

E mesmo assim, essas pessoas literalmente desenterraram os próprios corpos, se levantaram e caminharam de volta à vida. O simbolismo desse momento caracteriza um daqueles momentos em que a beleza da vida supera a literatura.

Nando Parrado e seus colegas esperaram o verão chegar, caminharam e escalaram uma montanha próxima, que dava passagem pra um vilarejo.

Essas poucas linhas resumem porcamente os setenta e dois dias de duração de todo esse processo. A experiência mais completa de imersão disponível atualmente é o filme.

E nem isso chega perto dos horrores da realidade.

“Eu sei que estou morto. Isso é a morte: escuridão. Mas tenho sede. Então não posso estar morto. Se tenho sede, estou vivo” (Nando Parrado)

Infelizmente, este texto também vai tratar de um assunto nada popular: a morte.

Um dia eu, você e todos que nós conhecemos vamos morrer.

Daqui a 150 anos, a menos que haja um avanço formidável da medicina, toda a população atual da terra provavelmente estará morta.

Sei que é uma ideia incômoda, difícil de digerir.

Mas o que a experiência de Nando e seus “sócios” nos revela, mais do que qualquer outra coisa, é que aceitar a ideia de que você vai morrer não é uma coisa ruim.

Pelo contrário. A morte é o combustível da vida. E ninguém melhor que Nando Parrado para relatar essa experiência.

Nando Parrado e seus colegas sobreviventes são uns dos maiores especialistas em fome no mundo.

Não apenas porque eles passaram mais fome do que outras pessoas — mas porque eles viveram para contar como foi.

“Todos que estão aqui sentados, ouvindo isso, sabem que hoje podem voltar pra casa e comer um prato de comida. Eu não sabia quando iria comer novamente.”

Os membros da “sociedade da neve” são um objeto valiosíssimo de estudo para as maiores universidades do mundo, justamente porque sobreviveram às piores provações que um ser humano pode enfrentar — e sobreviveram para contar a história.

Em outras palavras, se as maiores universidades do mundo têm algo a aprender com eles, tenho certeza que você também tem.

E de tudo que Nando Parrado ensinou nessa palestra, esse foi o trecho que mais me comoveu:

“Há um momento em que você cruza uma porta invisível. Essa porta invisível é a morte. E uma vez que você passa por ela, tudo vale. Nada mais importa. Você já está morto. Então continue.”

Depois de passarem fome, frio, serem obrigados a se alimentar dos próprios colegas mortos, serem soterrados por uma avalanche e passarem quatro dias sob a neve, Nando e seus colegas se levantaram e continuaram tentando.

Por quê? Porque nós somos máquinas de sobrevivência.

Passar a porta invisível da morte não é uma experiência reservada apenas para aqueles que, literalmente, quase morrem.

É uma experiência acessível a qualquer ser humano que pare por alguns minutos para refletir sobre a própria mortalidade.

Porque tudo que é vivo, morre. Essa é a única coisa que você, que está lendo este texto, tem em comum com todos os seres da terra — animais, plantas, fungos, insetos, peixes…

E quando você percebe — e aceita — que vai morrer um dia, você entende profundamente que não faz sentido ficar parado.

Não faz sentido não tentar.

Não faria sentido nenhum se Nando Parrado e aquelas outras vinte e oito pessoas que sobreviveram à queda do avião falassem:

“Bom, é isso amigos. A vida foi boa, mas obviamente vamos morrer aqui, então sugiro que cada um cave a própria cova e se enterre, pra organizarmos tudo direitinho. Foi um prazer, até logo.”

Se você já está com data marcada para morrer, então é melhor continuar tentando.

Acontece que todos temos uma data marcada pra morrer.

Todos. Nós apenas não sabemos qual é essa data. Ela chega de surpresa. Quando você encontra esse pensamento e não foge dele, ele começa a mudar o jeito que você encara a vida.

“Estamos mortos. Estamos mortos, mas eu não vou voltar. Vou seguir. Cada passo que eu der, vou estar mais perto do meu pai.” 

Nando Parrado

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DE NOVO!

Trump ataca novamente: EUA impõem mais tarifa — desta vez, de 35% sobre importações do Canadá

11 de julho de 2025 - 9:30

Em carta publicada na rede Truth Social, o presidente republicano acusa o país vizinho pela crise do fentanil nos Estados Unidos

NÃO É SOBRE ECONOMIA

A visão do gringo: Trump quer ajudar Bolsonaro com tarifas de 50% e tenta interferir nas decisões do STF

10 de julho de 2025 - 16:40

Jornais globais sinalizam cunho político do tarifaço do presidente norte-americano contra o Brasil, e destacam diferença no tratamento em relação a taxas para outros países

TRUMP CURTIU?

Fed caminha na direção de juros menores, mas ata mostra racha sobre o número de cortes em 2025

9 de julho de 2025 - 16:06

Mercado segue apostando majoritariamente no afrouxamento monetário a partir de setembro, embora a reunião do fim deste mês não esteja completamente descartada

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO

Trump cumpre promessa e anuncia tarifas de 20% a 30% para mais seis países

9 de julho de 2025 - 13:58

As taxas passarão a vale a partir do dia 1º de agosto deste ano, conforme mostram as cartas publicadas por Trump no Truth Social

PRESSÃO INTERNA

Trump cedeu: os bastidores do adiamento das tarifas dos EUA para 1 de agosto

9 de julho de 2025 - 12:37

Fontes contam o que foi preciso acontecer para que o presidente norte-americano voltasse a postergar a entrada dos impostos adicionais, que aconteceria nesta quarta-feira (9)

SEM INTROMISSÃO

O Brasil vai encarar? Lula dá resposta direta à ameaça de tarifa de Trump; veja o que ele disse dessa vez

8 de julho de 2025 - 19:26

Durante a cúpula do Brics, o presidente brasileiro questionou a centralização do comércio em torno do dólar e da figura dos EUA

PACOTAÇO

As novas tarifas de Trump: entenda os anúncios de hoje com 14 países na mira e sobretaxas de até 40%

7 de julho de 2025 - 18:40

Documentos detalham alíquotas específicas, justificativas econômicas e até margem para negociações bilaterais

DE VOLTA ÀS TARIFAS

Trump dispara, mercados balançam: presidente anuncia tarifas de 25% ao Japão e à Coreia do Sul

7 de julho de 2025 - 14:53

Anúncio por rede social, ameaças a parceiros estratégicos e críticas do Brics esquentam os ânimos às vésperas de uma virada no comércio global

MADE FOR U.S.A.

Venda do TikTok nos EUA volta ao radar, com direito a versão exclusiva para norte-americanos, diz agência

7 de julho de 2025 - 12:47

Trump já prorrogou três vezes o prazo para que a chinesa ByteDance venda as operações da plataforma de vídeos curtos no país

POLÍTICAS ‘ANTIAMERICANAS’

EUA têm medo dos Brics? A ameaça de Trump a quem se aliar ao bloco

7 de julho de 2025 - 9:12

Neste fim de semana, o Rio de Janeiro foi sede da cúpula dos Brics, que mandou um recado para o presidente norte-americano

GUERRA COMERCIAL

Trump vai enviar carta para 12 países com proposta de ‘pegar ou largar’ as tarifas impostas, mas presidente não revela se o Brasil está na lista

6 de julho de 2025 - 16:01

Tarifas foram suspensas até o dia 9 de julho para dar mais tempo às negociações e acordos

AMERICA PARTY

Nem republicano, nem democrata: Elon Musk anuncia a criação de um partido próprio nos Estados Unidos 

6 de julho de 2025 - 8:55

O anúncio foi feito via X (ex-Twitter); na ocasião, o bilionário também aproveitou para fazer uma crítica para os dois partidos que dominam o cenário político dos EUA

VOLUME ALTO

Opep+ contraria o mercado e anuncia aumento significativo da produção de petróleo para agosto

5 de julho de 2025 - 12:44

Analistas esperavam que o volume de produção da commodity continuasse na casa dos 411 mil bdp (barris por dia)

ONDE INVESTIR

Onde investir no 2º semestre: Com Trump no poder e dólar na berlinda, especialistas apontam onde investir no exterior, com opções nos EUA e na Europa

5 de julho de 2025 - 8:00

O painel sobre onde investir no exterior contou com as participações de Andressa Durão, economista do ASA, Matheus Spiess, estrategista da Empiricus Research, e Bruno Yamashita, analista da Avenue

BIG BEAUTIFUL BILL

Trump assina controversa lei de impostos e cortes de gastos: “estamos entrando na era de ouro”

4 de julho de 2025 - 19:38

O Escritório de Orçamento do Congresso estima que o projeto de lei pode adicionar US$ 3,3 trilhões aos déficits federais nos próximos 10 anos

LOOKING BACK IN ANGER

Como a volta do Oasis aos palcos pode levar a Ticketmaster a uma disputa judicial

2 de julho de 2025 - 16:58

Poucos dias antes do retorno dos irmãos Noel e Liam Gallagher, separados desde 2009, o órgão britânico de defesa da concorrência ameaça processar a empresa que vendeu 900 mil ingressos para os shows no Reino Unido

HORA CERTA

Cidadania portuguesa: quem tem direito e como solicitar em meio a novas propostas?

2 de julho de 2025 - 8:16

Em meio a discussões que ameaçam endurecer o acesso à nacionalidade portuguesa, especialistas detalham o cenário e adiantam o que é preciso para garantir a sua

SEM PAPAS NA LÍNGUA

A culpa é de Trump? Powell usa o maior evento dos BCs no mundo para dizer por que não cortou os juros ainda

1 de julho de 2025 - 16:39

O evento organizado pelo BCE reuniu os chefes dos principais bancos centrais do mundo — e todos eles têm um inimigo em comum

“ATINGIDOS COMO NUNCA”?

Agência vai na contramão de Trump e afirma que Irã pode voltar a enriquecer urânio nos próximos meses; confira a resposta de Teerã

29 de junho de 2025 - 20:00

Em meio a pronunciamentos dos governos iraniano e norte-americano neste fim de semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, cobrou retorno do Irã à mesa de negociações

ALÍVIO FISCAL

G7 blinda empresas dos EUA de impostos mínimos globais após pressão de Trump

29 de junho de 2025 - 16:12

O acordo para a tributação das companhias norte-americanas foi firmado em meio a uma decisão do governo Trump no megaprojeto de gastos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar