O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A principal agência de inteligência militar ucraniana acusou as forças russas de usarem terminais da Starlink em territórios ucranianos ocupados
Um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk está sendo acusado de ajudar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em seu embate contra a Ucrânia através de seu serviço de internet via satélite Starlink.
A principal agência de inteligência militar ucraniana acusou as forças russas de usarem terminais da Starlink, produzidos pela SpaceX, em territórios ucranianos ocupados por Moscou.
A empresa de Musk afirmou que as suas redes de satélite nunca operaram ou foram comercializadas na Rússia.
Vale lembrar que, desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro, o bilionário passou a fornecer à Kiev milhares de sistemas da Starlink, possibilitando às forças ucranianas a comunicação via internet em áreas antes completamente desprovidas de conexão por conta do conflito.
“Várias notícias falsas afirmam que a SpaceX está vendendo terminais Starlink para a Rússia. Isso é categoricamente falso”, postou Musk, no X (ex-Twitter), neste domingo (11). “Até onde sabemos, nenhum Starlink foi vendido direta ou indiretamente para a Rússia.”
Ainda ontem, a Direção Principal de Inteligência (GUR) de Kiev afirmou que tinha evidências crescentes de que os equipamentos da Starlink de Elon Musk estavam sendo usados pelas forças russas na região parcialmente ocupada de Donetsk, no leste da Ucrânia.
“Foram registados casos de utilização destes dispositivos pelos ocupantes russos. Isto está começando a assumir uma natureza sistêmica”, disse o porta-voz do GUR, Andriy Yusov, ao RBC-Ucrânia.
A agência de inteligência postou o áudio de uma conversa entre dois soldados russos na região de Donetsk, alegando que os russos estavam falando pelos sistemas da empresa de Musk.
Em comunicado, o GUR disse que interceptações de rádio de conversas entre as forças russas mostraram que terminais Starlink foram instalados nas unidades da 83ª Brigada de Assalto da Rússia operando perto das cidades de Klischiivka e Andriivka.
De acordo com o Wall Street Journal (WSJ), os soldados russos poderiam ter conseguido os equipamentos Starlink dos ucranianos durante a batalha em Donetsk.
“É possível que as forças russas tenham capturado equipamentos Starlink de soldados ucranianos, permitindo-lhes acessar a rede Starlink”, segundo o WSJ.
O Kremlin disse nesta segunda-feira (12) que a Starlink não foi certificado para uso na Rússia, nem foi oficialmente fornecido às suas forças e não poderia ter sido usado, segundo a Reuters.
Em outro tweet em 8 de fevereiro no X, a Starlink disse que a SpaceX “não faz nenhum tipo de negócio com o governo russo ou com seus militares”.
A empresa Elon Musk ainda afirmou que, se as lojas russas afirmam vender Starlink para serviços no país, “elas estão enganando seus clientes”.
“Se a SpaceX obtiver conhecimento de que um terminal Starlink está sendo usado por uma parte sancionada ou não autorizada, investigaremos a reclamação e tomaremos medidas para desativar o terminal, se confirmada.”
*Com informações de CNBC e Business Insider.
Proposta com 14 pontos foi enviada por meio do Paquistão, enquanto cessar-fogo de três semanas segue em vigor e negociações continuam
Presidente norte-americano diz que governo do país persa está fragmentado, o que dificulta chegar a um consenso
Resultados fortes não foram suficientes para acalmar investidores, que cobram mais clareza sobre retorno dos aportes em inteligência artificial (IA)
Em participação no podcast Touros e Ursos, Alfredo Menezes, CEO e CIO da Armor Capital, comentou que o republicano vem enfrentando os menores níveis de popularidade do mandato
Embora tenha afirmado que será um governador low-profile, a permanência no conselho até 2028 pode ser uma barreira para possíveis interferências políticas no banco central norte-americano
A taxa seguiu inalterada como esperado pelo mercado, mas a maior rebelião interna do Fed desde 1992 marca o que deve ser a última reunião de Powell como presidente do banco central norte-americano
Astrolábio era parte de coleção real de marajás, título dado à realeza indiana, mas instrumento foi vendido e agora vai a leilão na Europa
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão