🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

RETA FINAL

Você tem até o dia 30 de dezembro para reduzir seu imposto de renda ou aumentar sua restituição em 2025; veja como

Está terminando o prazo para contribuir para um PGBL e abater os aportes já na declaração de imposto de renda 2025

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
23 de dezembro de 2024
6:02 - atualizado às 18:24
Leão do imposto de renda e relógio
Imagem: Seu Dinheiro e Shutterstock

Na correria do fim do ano, entre compras de presentes e itens da ceia de Natal, pagamentos de caixinhas e reserva dos recursos para pagar IPTU, IPVA, material e matrículas escolares, seu planejamento financeiro também deveria incluir os aportes em previdência privada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora muita gente opte por investir em planos de previdência aos poucos ao longo do ano, geralmente com aportes mensais, é em dezembro que o investidor consegue ter uma noção melhor dos seus rendimentos anuais e tomar algumas importantes decisões quanto ao seu planejamento para a aposentadoria.

Em primeiro lugar, é nessa época que cai o décimo terceiro salário de quem trabalha com carteira assinada, o qual pode ser, ao menos parcialmente, destinado a engordar as aplicações de previdência.

Em segundo lugar, para quem entrega a declaração completa do imposto de renda, aquela que dá direito a todas as deduções legais, termina em 30 de dezembro o prazo para investir até 12% da sua renda bruta tributável anual em uma previdência tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e abater a contribuição já na declaração de IR 2025.

Ao fazer isso, o investidor reduz a base de cálculo do seu imposto de renda na declaração e efetivamente paga menos IR ou aumenta a sua restituição. Além disso, posterga o pagamento do imposto de renda sobre a parcela dos rendimentos destinada à previdência e, quando chegar a hora de pagar o tributo, pode realmente pagar menos imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, se você já investe em PGBL, é hora de verificar quanto somou a sua renda bruta tributável neste ano, calcular os 12% que podem ser destinados a previdência, verificar quanto você contribuiu para o plano durante o ano e quanto falta para completar o percentual. Dessa forma, você aproveitará todo o benefício na declaração do ano que vem.

Leia Também

Caso você ainda não invista em PGBL, pode ser uma boa hora para começar. Se não tiver certeza se irá entregar a declaração completa no ano que vem — geralmente mais vantajosa para quem teve muitas despesas dedutíveis ao longo do ano anterior — você pode aproveitar esta época para fazer uma simulação.

Utilize o programa da Receita Federal para preenchimento da declaração de IR 2024 e informe seus rendimentos e deduções deste ano, apenas para ter uma ideia de qual modalidade o programa recomenda como mais vantajosa, se a simplificada ou a completa.

É claro que, se você perder a data-limite de 30 de dezembro, você não perde o direito ao benefício de deduzir as contribuições ao PGBL. Caso você deixe para fazer aportes no plano somente em 2025, isso significa apenas que esses recursos só poderão ser abatidos no IR 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o ideal para maximizar esse benefício tributário é completar os 12% em todos os anos a partir do momento em que você inicia investimentos em um PGBL.

Não entrego a declaração completa, e agora?

Caso você não entregue a declaração completa do IR ou perceba que a simplificada será a mais vantajosa para você no ano que vem, você ainda pode aproveitar o fim do ano para contribuir para o plano tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Neste caso, não há um percentual exato da renda bruta tributável anual a se contribuir, pois os aportes em VGBL não são dedutíveis na declaração de imposto de renda.

Caso você venha contribuindo para um VGBL e perceba que, em 2025, será mais vantajosa a declaração completa, você pode cessar as contribuições ao VGBL e direcioná-las a um PGBL neste e em todos os anos em que a modalidade por deduções legais se mostrar mais interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O contrário deverá ser feito na situação inversa, isto é, se você já tiver o costume de contribuir para um PGBL mas perceber que, no ano que vem ou algum outro ano no futuro, a declaração simplificada será mais interessante. Se for este o caso, cesse as contribuições para o PGBL e destine-as a um VGBL.

Algo similar deverá ser feito caso você entregue a declaração completa e deseje direcionar mais de 12% da sua renda bruta tributável anual à previdência privada. Invista os 12% em um PGBL e o restante em um VGBL.

Em geral, as instituições financeiras oferecem versões PGBL e VGBL de cada um dos seus fundos previdenciários, de forma que os investidores possam direcionar seus aportes à versão mais vantajosa da estratégia de investimento escolhida, o que facilita bastante essa troca, quando necessária.

PGBL possibilita postergação e até redução de IR, mas não isenção

É fundamental que os contribuintes que entregam a declaração simplificada do IR não contribuam para um PGBL, pois embora os aportes em PGBL possam ser abatidos na declaração, não se trata de uma isenção de imposto de renda, mas sim de uma postergação da tributação para quando o investidor começar a receber os resgates ou a renda do plano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em razão disso, ao desinvestir de um PGBL, o IR incide sobre todo o valor recebido, isto é, tanto sobre o principal quanto a rentabilidade, enquanto no VGBL o imposto incide apenas sobre a rentabilidade.

Assim, se você contribuir para PGBL neste ano, mas acabar entregando a declaração simplificada no ano que vem, você não poderá aproveitar as deduções e acabará, na prática, pagando IR duas vezes.

Dessa forma, se você acha que pode haver dúvidas quanto à modalidade de declaração mais vantajosa no ano seguinte, o melhor é realmente deixar para fazer os aportes em previdência de uma única vez no fim do ano, após a simulação.

VEJA TAMBÉM: PREVIDÊNCIA PRIVADA vale a pena mesmo ou é cilada? E é uma boa investir no fim do ano?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se é apenas uma postergação do pagamento do IR, por que contribuir para um PGBL?

Por duas razões: primeiro porque, ao deixar de pagar IR hoje sobre uma parcela dos seus ganhos para engordar uma aplicação financeira, os recursos que seriam destinados ao pagamento do imposto podem ser direcionados à própria previdência ou a outras aplicações financeiras, sendo rentabilizados no tempo.

Lembrando ainda que planos de previdência privada, sejam eles PGBLs ou VGBLs, não têm come-cotas, aquela tributação semestral dos fundos de investimento comuns. Assim, os recursos que sairiam do plano para pagar o come-cotas permanecem rendendo no fundo.

Segundo porque a contribuição para um PGBL pode resultar efetivamente no pagamento de menos imposto de renda sobre parte dos seus rendimentos.

É que tanto os PGBLs quanto os VGBLs dispõem de uma tabela de imposto de renda diferenciada, a tabela regressiva, cujas alíquotas diminuem conforme o prazo de aplicação, podendo chegar ao mínimo de 10% após dez anos de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, caso você contribua para um PGBL e opte pela tabela regressiva, você estará deixando de pagar hoje uma alíquota provavelmente mais alta sobre a parcela dos seus rendimentos destinada ao plano para pagar apenas 10% no futuro, quando receber o resgate ou a renda gerada pelo PGBL.

A renda bruta tributável sujeita ao ajuste anual é aquela parte dos rendimentos do contribuinte tributada segundo a tabela progressiva, cujas alíquotas, no caso de quem investe em previdência privada, geralmente superam os 10%. A mais alta delas é de 27,5%.

Vale lembrar que, embora não permita o abatimento das contribuições na base de cálculo do IR, os VGBLs também podem ser tributados pela tabela regressiva.

A vantagem do PGBL na ponta do lápis

Neste outro texto, eu explico com mais detalhes as vantagens dos planos de previdência privada e apresento também uma simulação que mostra que, se seguida a estratégia de destinar 12% da renda bruta tributável anual a um PGBL e compor esses aportes com sua restituição de imposto de renda, o investidor consegue dobrar seu patrimônio em previdência privada em dez anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA BASE DA CONVERSA

Preço apertou? Em São Paulo, proprietários aceitam negociar descontos no aluguel e na venda de imóveis

4 de dezembro de 2025 - 18:41

Pesquisa da Loft mostra que a aceitação de desconto cresceu de forma consistente ao longo do ano

BUSCAS DO ANO

João Fonseca supera Donald Trump nas buscas do Google Brasil e lidera ranking de 2025; veja os destaques

4 de dezembro de 2025 - 16:47

Tenista de 19 anos desbanca presidente dos EUA, atrizes premiadas, influenciadores investigados e nomes de casos criminais em um dos rankings mais reveladores do ano

LAR, DOCE LAR

Microapartamentos, imóvel por assinatura, comunidades e ‘repúblicas’ — brasileiros topam novos modelos de moradia, mas com uma condição

3 de dezembro de 2025 - 16:31

Pesquisa do QuintoAndar mostra que a possibilidade de reduzir o custo de vida é atraente nos novos modelos, mas falta de privacidade pesa contra as opções compartilhadas

VEJA O LOCAL DA PROVA

Enem dos Concursos: convocados para a prova discursiva já podem consultar o local de prova; veja como acessar

1 de dezembro de 2025 - 15:51

FGV libera às 16h desta segunda (1) o cartão de confirmação do CNU; mais de 42,4 mil candidatos farão a prova discursiva no domingo (7)

RUMO AO BILHÃO

Quanto tempo leva para o prêmio da Mega da Virada de 2025 chegar a R$ 1 bilhão? Calculamos para você

1 de dezembro de 2025 - 14:56

Prêmio da Mega da Virada de 2025 é estimado em R$ 850 milhões; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

PRÊMIOS MILIONÁRIOS

Loterias da Caixa entram em dezembro com R$ 6 milhões na Super Sete e R$ 56 milhões na Timemania

1 de dezembro de 2025 - 10:00

Super Sete abre a semana com o maior prêmio do dia, enquanto Quina, Lotomania e Dupla Sena chegam acumuladas; Timemania oferece o maior prêmio da semana

PARA DEZEMBRO

Bolsa Família é antecipado em dezembro: confira o calendário do programa neste final de ano

1 de dezembro de 2025 - 8:55

O pagamento do benefício será realizado antecipadamente neste mês e seguirá a ordem estabelecida pelo último número do NIS; confira

REFORMA DA RENDA

Quem vai pagar 10% de IR sobre dividendos em 2026? Além de herdeiros e grandes empresários, há mais profissionais na mira do Leão

1 de dezembro de 2025 - 6:02

Nova lei não distingue entre pequenos, médios e grandes recebedores de dividendos — e dá pouca margem para minimizar o impacto

BLACK FRIDAY SEGURA

Guia básico da Black Friday 2025: como comparar preços, evitar golpes e usar a IA a seu favor

27 de novembro de 2025 - 20:15

Com golpes em alta e consumidores mais cautelosos, veja como comparar preços, evitar fraudes e usar a IA para tomar decisões mais seguras na Black Friday

NOVO MODELO DE COBRANÇA

Pedágio automático (free flow) está prestes a passar a valer no caminho para o aeroporto, mas há jeito de não ser cobrado sem fazer nada ilegal

27 de novembro de 2025 - 11:25

Novo pedágio automático (Free Flow) da Dutra começa em 6 de dezembro com cobrança apenas na pista expressa; pista marginal continua gratuita

ROTINA MILIONÁRIA

Hábitos de milionários que qualquer pessoa pode (e deve) adotar

26 de novembro de 2025 - 14:06

Cinco hábitos reais de bilionários que não dependem de renda alta, apenas disciplina, constância e mentalidade de longo prazo

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Leilão da Receita Federal tem Tiguan por menos de 20% do valor, iPhone por um oitavo do preço e muito mais; confira

25 de novembro de 2025 - 12:44

Carros, celulares e diversos produtos aparecem com grandes descontos no leilão da Receita Federal; saiba como participar e quais são os destaques

PROGRAMA SOCIAL

NIS final 7 recebe Bolsa Família e Gás do Povo de novembro nesta terça (25)

25 de novembro de 2025 - 5:41

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

SEUS DIREITOS

Black Friday: os direitos do consumidor que podem evitar prejuízos nas promoções

24 de novembro de 2025 - 16:25

Da desistência em sete dias à entrega obrigatória, veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor para quem compra na temporada de descontos

IMPACTOS DA MEDIDA

CNH sem autoescola: conforme medida avança, empresas fecham as portas

24 de novembro de 2025 - 15:35

Com a proposta de CNH sem autoescola avançando no Contran, empresas do setor já relatam fechamentos e forte impacto financeiro

13° do INSS

INSS começa a pagar o décimo terceiro de novos aposentados: veja quem recebe e como consultar

24 de novembro de 2025 - 11:31

Quem entrou na folha após junho recebe o 13º integral do INSS nesta rodada; confira as datas e valores

MILHÕES EM JOGO

Loterias da Caixa voltam ao ritmo normal após feriados de novembro; Timemania sorteia R$ 51,5 milhões amanhã

24 de novembro de 2025 - 9:46

Após dois feriados nacionais, as loterias da Caixa retomam o ritmo normal com uma semana marcada por grandes acumulados e prêmios que chegam a R$ 51,5 milhões.

NIS FINAL 6

Bolsa Família e Gás do Povo: NIS final 6 recebe pagamentos hoje (24)

24 de novembro de 2025 - 5:55

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

RICO DE QUÊ?

Esses insights já nasceram com a Geração Z, mas ele só entendeu depois de conquistar tudo e continuar infeliz

23 de novembro de 2025 - 11:11

Ele conquistou tudo antes dos 30, mas descobriu que faltava o essencial — uma inquietação que também move a Geração Z

HÁ ALTERNATIVAS MELHORES

Dividendos altos não convencem, e XP mantém cautela para este fundo imobiliário

22 de novembro de 2025 - 15:34

Desde sua estreia, o HABT11 acumula retorno de 78,3%, considerando valorização da cota e rendimentos distribuídos, o que equivale a IPCA +9,4% ao ano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar