O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Além disso, houve uma queda de quase 20% no investimento estrangeiro direto (IED) no primeiro bimestre de 2024
O yuan (ou renminbi, como é chamada a moeda chinesa) está se enfraquecendo contra o dólar nesta sexta-feira (22) após um movimento recente de estabilidade, e tocou as mínimas de 2024.
A depreciação ocorreu depois que o Banco do Povo da China (PBoC) estabeleceu uma taxa de referência diária menor para o yuan onshore (local).
Esse movimento foi interpretado como um sinal de que o banco central está disposto a permitir que a moeda seja negociada em baixa.
Vale lembrar que a moeda local forte tende a limitar as exportações do país, o que pode não ser tão positivo para a China no momento.
Segundo dados do Trading View, o yuan caiu quase 5% em relação ao dólar nos últimos 12 meses. Desde o começo do ano, a queda acumulada é de 1,64%.
Os analistas também acreditam que o yuan está sofrendo com a mudança de apostas em outros lugares, após uma grande semana de movimentos de bancos centrais.
Leia Também
Só nos últimos dias, o Banco do Japão (BoJ) encerrou sua longa experiência com taxas negativas, e o Federal Reserve (Fed) sinalizou três cortes nas taxas este ano.
O compromisso do Fed com cortes nas taxas deverá enfraquecer o dólar no longo prazo, mas por enquanto depende muito do momento certo.
A desaceleração da economia da China é outro fator que pesa sobre a moeda local. O PBoC cortou algumas taxas no ano passado, ampliando o diferencial de juros entre China e EUA.
A China atraiu 215,1 bilhões de yuans (US$ 29,88 bilhões) em investimento estrangeiro direto (IED) no primeiro bimestre de 2024, valor 19,9% menor do que em igual período do ano passado.
Os dados foram publicados pelo Ministério de Comércio do país nesta sexta-feira (22). Em comunicado, o ministério atribuiu a queda aos níveis recordes de IED de um ano antes.
Apesar do recuo, o resultado do bimestre foi o terceiro melhor dos últimos dez anos, destacou a pasta.
Em 2023, o volume de IED na segunda maior economia do mundo caiu 8% em relação ao ano anterior, quando medido em yuans.
No ano passado, o ministério parou de divulgar números em dólares.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer