🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DUAS SESSÕES

China promete aprofundar abertura econômica — o problema é como Xi Jinping vai conseguir isso

Congresso Nacional do Povo da China terminou hoje com promessas vagas e mais opaco que de costume

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
11 de março de 2024
10:17 - atualizado às 10:20
Xi Jinping; computadores china
Xi Jinping, presidente da China - Imagem: Wikimedia Commons

A intenção de aprofundar a abertura econômica da China é a notícia mais importante da reunião anual do Congresso Nacional do Povo.

A promessa de abertura foi anunciada pelo primeiro-ministro Li Qiang ainda no início das sessões, que se estenderam por toda a última semana e terminaram hoje (11) em Pequim.

Li disse que mais áreas da indústria serão autorizadas a receber investimento estrangeiro. Também serão levantadas algumas restrições de mercado a outros setores.

O governo chinês também estabeleceu uma meta de crescimento em torno de 5% para 2024. É a mesma meta do ano passado, quando o PIB da China cresceu 5,2%.

Analistas consideram a meta ambiciosa, mas acreditam que a China é capaz de manter esse ritmo de crescimento, embora estimativas de organismos como o Fundo Monetário Internacional para 2024 indiquem uma desaceleração para cerca de 4,5%.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

Como a China vai cumprir a meta?

A questão é como Pequim vai conseguir isso em um momento no qual o governo estuda estímulos para o consumo, tenta debelar uma prolongada crise imobiliária e lida com ruídos geopolíticos ininterruptos.

A China também lida com a crescente concorrência da Índia como destino de investimentos estrangeiros.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, assegura que a China continua atraente para investimentos e negócios.

“A China segue firme como um motor para o crescimento. A próxima China continuará sendo a China”, declarou.

As palavras de ordem da China para cumprir suas metas

As palavras de ordem do plano chinês são “crescimento de alta qualidade” e “novas forças produtivas”.

“Pequim está mudando a forma como se abre para o mundo”, disse Neil Thomas, pesquisador do Asia Society Policy Institute.

De acordo com ele, a China está de olho na indústria do futuro, concentrada na atração de tecnologia estrangeira de ponta.

“O investimento estrangeiro e o comércio são hoje menos importantes para a economia da China do que já foram um dia, mas Pequim quer evitar que uma evasão de divisas mais acentuada abale ainda mais as suas perspectivas de crescimento”, afirmou Thomas em entrevista à BBC.

Mais abertura, menos informação

De qualquer modo, os detalhes sobre como a China pretende executar o plano são escassos.

E as chances de se obter alguma informação mais aprofundada ficaram bem mais limitadas no evento deste ano.

Isso porque a tradicional entrevista coletiva concedida pelo primeiro-ministro ao término das chamadas Duas Sessões foi cancelada pela primeira vez em décadas.

O evento era uma das raras oportunidades de interação da mídia estrangeira com um funcionário de alto escalão do governo chinês.

Também não houve pronunciamento do presidente Xi Jinping ao término das sessões, embora não houvesse essa expectativa.

Mais poder para Xi Jinping?

Por falar em Xi Jinping, ele parece estar cada vez mais poderoso.

A diminuição dos holofotes sobre o primeiro-ministro e um evento mais curto que de costume foram interpretados por observadores ocidentais como um sinal de acúmulo de poder por parte do presidente.

No apagar das luzes do Congresso Nacional do Povo, os legisladores chineses aprovaram uma lei que reforça o controle do Partido Comunista sobre o Conselho de Estado, a máxima instância administrativa da China.

*Com informações da BBC e da CNBC.

Compartilhe

ELEIÇÕES NOS EUA

Nova pesquisa eleitoral liga sinal amarelo para governo de Joe Biden: Donald Trump segue à frente do democrata

28 de abril de 2024 - 16:25

No topo da lista de prioridades do eleitorado norte-americano, estão a proteção à democracia — sendo considerada extremamente importante por 58% dos entrevistados

GUERRA NO LESTE EUROPEU

Exército russo tem avanço diário sobre Ucrânia, que enfrenta soldados exaustos após mais de dois anos de guerra

28 de abril de 2024 - 13:28

Na semana passada, os Estados Unidos aprovaram um novo pacote bilionário para ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan

ATENÇÃO INTERNACIONAL

O que a queda do lucro da indústria da China pode significar para o mundo neste momento? Exportação de carros elétricos preocupa EUA e Europa

27 de abril de 2024 - 11:36

No acumulado do trimestre, o lucro cresceu 4,3%, para US$ 208 bilhões, o que representa uma desaceleração em relação à recuperação após a pior fase da pandemia de covid-19

OH, LORD!

Desdobramentos da crise dos bancos regionais nos EUA: Fulton Bank assume todos os depósitos e ativos do Republic First Bank

27 de abril de 2024 - 9:12

A partir deste sábado (27), as 32 agências do Republic First em Nova Jersey, Pensilvânia e Nova York reabrirão como agências do Fulton Bank

O IMPOSTO CAIU

Obrigada, Milei? Carros na Argentina devem ficar mais baratos com nova medida

26 de abril de 2024 - 19:34

O governo ainda anunciou que será mantida a isenção de direitos de vendas ao exterior para as exportações incrementais

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar