Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Reforma tributária

PGBLs e VGBLs escaparam, mas fundos de pensão ainda podem ser taxados; veja o impacto no benefício na aposentadoria

Taxação dos fundos de pensão de estatais e daqueles que as empresas privadas oferecem aos funcionários ainda será debatida no Congresso no âmbito da reforma tributária

Representantes dos fundos fechados de previdência estimam perdas de mais de 10% caso haja tributação

Os fundos de previdência aberta, como os PGBLs e VGBLs escaparam de sofrer cobrança do imposto sobre heranças (ITCMD) no âmbito da regulamentação da reforma tributária, ao menos neste primeiro momento. Mas os fundos de previdência fechados, como fundos de pensão de estatais ou os que as empresas oferecem como benefício aos funcionários, ainda podem sofrer uma mordida, seja do leão federal ou dos estaduais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado federal Moses Rodrigues (União-CE) afirmou nesta quinta-feira (4) que o texto substitutivo da regulamentação da reforma tributária manteve em aberto a decisão sobre a taxação dos fundos de previdência complementar fechados.

"Entendemos que essa é uma decisão do Colégio de Líderes. Então vamos ouvir as bancadas para saber se vamos manter ou alterar no debate que faremos no plenário da Câmara", disse Rodrigues.

Ele integrou o grupo de trabalho (GT) responsável pela revisão do texto da reforma entregue pelo Executivo. Caberá, então, ao Colégio de Líderes da Câmara debater se haverá tributação ou não.

Nova tributação na previdência privada fechada pode ocasionar perda no benefício do segurado

Nesta semana, representantes do setor estiveram em Brasília com o GT que discute o texto da reforma. O setor avalia que a tributação prevista no texto em análise na Câmara causaria uma perda de 10,92% no valor do benefício que o participante do fundo de previdência fechado tem a receber no futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, buscaram, em reuniões com o Executivo e parlamentares, a isenção do setor. Atualmente, essas entidades recolhem apenas PIS/Cofins na etapa administrativa, ou seja, na gestão dos recursos. Nos resgates, há incidência apenas de Imposto de Renda.

Leia Também

ARREPENDIDO?

Lenda do basquete, Magic Johnson deixou US$ 2 bilhões na mesa, mas deu a volta por cima e hoje é bilionário

CERCO FECHADO

Pixbet e Bet da Sorte fora do ar: governo suspende 14 sites de apostas por riscos à população

O percentual de perdas de 10,92%, calculado pelo setor, refere-se à cobrança de CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e de IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços), os dois novos tributos criados pela reforma tributária.

Isso porque os projetos de lei apresentados pelo governo deixaram uma brecha para que a administração dos fundos de pensão possa ser equiparada a uma instituição financeira, como uma seguradora.

Com isso, haveria cobrança de CBS e IBS, num regime específico. E os recursos dos fundos seriam tributados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIS/Cofins está nas mãos do STF

Vale lembrar também que a tributação pelo PIS/Cofins sobre os fundos de pensão, no entanto, está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O setor argumenta que as entidades de fundos de previdência complementar fechadas não visam ao lucro. Diferentemente de alguns produtos comercializados por instituições financeiras, como VGBL e PGBL.

Os participantes dos fundos de previdência também não pagam Imposto de Renda na fase de acumulação das reservas, somente na fase do recebimento do benefício, quando houver resgates, e geralmente de forma regressiva.

Na tabela regressiva da previdência privada, quanto maior o período da aplicação dos recursos, menor a alíquota. Os percentuais variam entre 10% e 35%, de acordo com o prazo da aplicação dos recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto de reforma tributária, encaminhado pelo governo ao Congresso, no entanto, previa que os fundos fechados passassem a ser classificados como serviços financeiros. Agora, caberá ao Colégio de Líderes avaliar o tema.

*(Com informações do Estadão Conteúdo e do jornal O Globo) 

VEJA TAMBÉM — Dólar a R$ 5,70 e Ibovespa em queda: e agora? O que esperar para o segundo semestre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Loterias batem na trave. 18 de agosto de 2026 - 6:55
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 18 de agosto de 2026 - 5:06
apple iphone ataque alerta notificação (1) 17 de agosto de 2026 - 17:38
Gabriel Galípolo está sendo em uma mesa, falando em um microfone. Ele está com as mãos levantadas. Usa terno azul marinho e camisa branca. 17 de agosto de 2026 - 15:48
new fit suplemento alimentar anvisa 17 de agosto de 2026 - 13:00
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 17 de agosto de 2026 - 7:28
energia aneel open energy 17 de agosto de 2026 - 6:31
nassim taleb (1) 16 de agosto de 2026 - 7:30
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 15 de agosto de 2026 - 12:29
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 15 de agosto de 2026 - 6:09
Milagroso Ervas Mounjaro medicamento anvisa (1) 14 de agosto de 2026 - 16:08
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 14 de agosto de 2026 - 16:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar