Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
CRISE IMINENTE?

O agronegócio pede socorro — e o BNDES vai atender ao chamado, promete ministro

A expectativa é que o banco anuncie um novo aporte de R$ 4 bilhões para financiamento de investimentos agropecuários dentro da linha BNDES Crédito Rural

Plantação de soja no Brasil
Imagem: Shutterstock

O aumento das temperaturas nas lavouras do Brasil já começou a esquentar a situação para o agronegócio — e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já fala em “crise iminente” no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ministro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve anunciar ainda nesta semana uma medida de resgate, com a ampliação de recursos para o agronegócio. 

"O BNDES está preparando anúncios. No dia 2 (sexta-feira), deverá ter algum anúncio. Medidas estruturantes virão depois do levantamento da equipe econômica de endividamento do setor e custos", disse Fávaro, após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro afirmou ter apresentado a Haddad o cenário do agronegócio, que hoje vive um momento de “endividamento, preços achatados e safra menor”.

Na próxima sexta-feira, Fávaro se reunirá com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, — e a expectativa é que o banco anuncie um novo aporte de R$ 4 bilhões para financiamento de investimentos agropecuários dentro da linha BNDES Crédito Rural, com custo fixo em dólares americanos (TFBD), segundo o Broadcast, do Estadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instituição também deve criar uma linha dolarizada para custeio agropecuário, com recursos voltados diretamente a produtores afetados pela quebra de safra ou a revendas para refinanciarem o custeio.

Leia Também

RECADOD URO

China sobe o tom e ameaça retaliação contra a Europa; tensão comercial entra em nova fase

BOMBOU NO SD

Classe média na mira do Banco do Brasil (BBAS3), Mega-Sena histórica e o botão de reset de fatura do Itaú (ITUB4): o que bombou na semana

O agronegócio e a safra da soja

Carlos Fávaro ainda afirmou que a equipe econômica se comprometeu a fazer uma análise dos dados do setor logo depois que um diagnóstico sobre o agronegócio for apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

De acordo com o ministro da Agricultura, a perspectiva do setor para este ano é de perda em algumas regiões, especialmente na região do Matopiba, que compreende os Estados do Maranhão, de Tocantins, do Piauí e da Bahia. 

A AgResource Brasil revisou para baixo a estimativa para a safra de soja do Brasil em 2023/24. A consultoria projetou produção de 145,40 milhões de toneladas, contra 150,72 milhões de toneladas estimadas no início de janeiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Embora tenha sido uma diminuição considerável, a AgResource acredita que a produção do País esteja caminhando para a estabilidade", disse, em nota.

Um eventual aumento no preço mínimo da soja vem sendo pedido por entidades do setor para impulsionar as cotações da commodity no mercado interno. Para Fávaro, porém, elevar o preço mínimo seria um contrassenso à queda do custo de produção. 

"O preço mínimo é baseado no custo de produção. O custo de produção vem caindo, não na velocidade necessária, mas já vem caindo. Falar em subir preço mínimo é contrassenso, porque esperamos que o custo venha menor ainda."

O titular da pasta da Agricultura lembrou que o custo de produção das commodities não acompanhou a queda acentuada dos preços dos grãos e alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fávaro descartou a realização de medidas de apoio à comercialização da soja neste momento, já que o preço de mercado da commodity agrícola segue acima do preço mínimo estabelecido para a safra. 

"No Brasil, ocorreram somente duas vezes apoio à comercialização de soja. Precisamos aguardar ainda para saber se será necessário ou não. Por ora, ainda está acima do preço mínimo", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Troféu da Copa do Mundo 2026 com estádio atrás - Imagem: Reprodução/Metlife Stadium 29 de maio de 2026 - 12:06
profissões mais bem pagas 29 de maio de 2026 - 11:51
carteira de trabalho clt SD 28 de maio de 2026 - 14:57
28 de maio de 2026 - 14:10
instagram meta m1ta34 (1) 28 de maio de 2026 - 13:35
Site da CVM 27 de maio de 2026 - 16:29
Cybertruck, utilitário da Tesla 27 de maio de 2026 - 15:45
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 27 de maio de 2026 - 14:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia