O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Banco do Japão sobe juros pela segunda vez desde 2007 e indica fortalecimento do iene; moeda brasileira pode ser prejudicada
Parece até um ataque coordenado: depois de vencer o Brasil em uma série de disputas diretas nos Jogos Olímpicos e assumir a liderança do quadro de medalhas, o Japão, por meio de uma rara interferência na economia, pode desvalorizar o real indiretamente.
Isso porque o Banco do Japão (BoJ), que comanda a política monetária do quarto maior PIB do planeta, elevou a taxa básica de juros do país da faixa de 0% a 0,1% para a banda de 0,15% a 0,25% ao ano.
A elevação da taxa é apenas a segunda desde 2007. A primeira havia ocorrido em março de 2024, quando o Japão pôs fim a 17 anos de juros negativos.
E pode vir mais por aí: segundo o presidente do BoJ, Kazuo Ueda, os juros podem seguir subindo se as atuais projeções para a economia e inflação no país se confirmarem. Inclusive, Ueda não descartou furar o teto psicológico de 0,5% ao ano.
Nos últimos anos, mesmo com o índice de inflação acima da meta de 2% ao ano, o Banco do Japão seguiu estimulando a economia por meio dos juros frouxos, com o receio de que uma postura mais hawkish pudesse desacelerar a economia do país.
“É apenas o início da normalização das taxas de juros no Japão. A verdadeira questão não é sobre o próximo aumento da taxa, mas qual será a taxa terminal”, avalia Junichi Inoue, head de ações japonesas da Janus Henderson.
Leia Também
Além da alteração na “Selic nipônica”, a autoridade monetária anunciou também outra medida restritiva: a redução da recompra de títulos públicos.
A flexibilidade monetária dos últimos tempos acabou custando caro para o iene: nos últimos anos, a moeda japonesa passou de 108 por dólar para 150 por dólar, desvalorização de 29% em relação à divisa americana.
Considerando os juros isoladamente, quanto mais altos eles são, mais a moeda do país tende a se valorizar, já que os retornos mais altos aumentam a demanda pelo dinheiro local.
Com a elevação dos juros no Japão, de ontem para hoje, o iene subiu 1,5% em relação ao dólar - e o ganho diante da moeda brasileira pode ser ainda maior.
“Esse movimento fortaleceu o iene e deve impactar negativamente o real, já que a moeda japonesa é usada como funding para o carry trade no Brasil”, conta o analista Matheus Spiess, da Empiricus.
O carry trade - ou carrego - é uma estratégia de investimento usada para ganhar com a diferença de taxas de juros entre os países. Grosso modo, ela consiste em tomar dinheiro emprestado em um país de juros baixos, como o Japão, e aplicá-lo em um de juros altos, como o Brasil.
Há riscos cambiais e de mercado envolvidos, mas, de maneira simplificada, seria como contrair dívida a 0,25%, por exemplo, e rentabilizar a 10,5%. Nada mau, certo?
O grande problema é que, com os juros mais altos, fica mais caro tomar dinheiro emprestado no Japão. Além disso, a valorização do iene também torna a operação menos lucrativa. No fim das contas, a tendência é haver uma redução nessas posições, o que também baixa a demanda por reais, jogando o preço da moeda brasileira para baixo.
“Esta postura mais agressiva do Japão pode ser interpretada como um indicativo de fortalecimento do iene. Com o grande volume de posições de carry trade que apostam na valorização de outras moedas em detrimento do iene, podemos observar movimentos significativos no mercado cambial. O dólar australiano, por exemplo, apresentou queda, e o real brasileiro pode seguir uma trajetória semelhante”, explica Spiess.
De fato, de ontem (30) para hoje (31), o real cai quase 2% em relação ao iene e 0,4% se comparado ao dólar.
Lotofácil 3666 fez um novo milionário na noite de segunda-feira (20), mas o valor não foi páreo para o prêmio principal da Lotomania. Loterias tiram ‘folga’ hoje (21).
Ganhador do BBB 26 ganhará R$ 5,4 milhões e poderá aumentar esse valor se investir na renda fixa conservadora
Com o mundo mais turbulento e eleições no segundo semestre, sustentar o dólar em patamares baixos será um desafio
O órgão afirmou que não monitora transações individuais nem envia notificações com base apenas no volume de movimentações financeiras
No caso do dólar, a estimativa indica que a moeda norte-americana não deve continuar operando abaixo de R$ 5,00 até o final de 2026; confira a cotação projetada para o câmbio
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa, que estarão em recesso na terça-feira (21)
Amanhã, terça-feira (21), será feriado no Brasil. O país para para marcar o Dia de Tiradentes. Diante disso, muitos investidores podem estar se questionando como será o funcionamento da Bolsa de Valores, do Ibovespa, dos bancos e do Pix nesta segunda-feira (20). Pensando em auxiliar os leitores, a equipe do Seu Dinheiro confirmou com a […]
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado