🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

PARA COLOCAR NA CARTEIRA

Bolsa em tempos de turbulência: BTG Pactual recomenda 5 ações e 3 fundos imobiliários defensivos para investir em 2025

Risco fiscal e alta da taxa básica de juros devem continuar afligindo os mercados domésticos no próximo ano, exigindo uma estratégia mais conservadora até na bolsa

Dani Alvarenga
13 de dezembro de 2024
18:37 - atualizado às 9:44
Ações internacionais bolsa americana BDRs small caps
Imagem: pedrojperez/Getty Images/Bigc Studio (Montagem: Anna Zeferino)

O ano de 2024 não foi fácil para os investidores nacionais e chega na reta final indicando que 2025 não trará ventos mais favoráveis para a bolsa. Isso porque a questão fiscal ainda é uma preocupação dos mercados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como lembra o BTG Pactual em relatório divulgado nesta sexta-feira (13), a viabilidade e implementação do pacote de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda depende de negociações entre executivo e legislativo.

Mas não é apenas o ceticismo do mercado em relação à situação fiscal que deve pesar em 2025. 

A partir de 2025, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) passa a ter sua diretoria composta, na sua maioria, por indicados do atual governo.

Com as projeções de fortes altas na Selic no ano que vem, o BTG afirma que “2025 passa a ser o grande teste para a independência do BC e seu firme compromisso com o regime de metas de inflação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Copom elevou a taxa básica de juros em um ponto percentual cheio, a 12,25% ao ano, na última reunião deste ano.

Leia Também

Além disso, o cenário internacional também deve pesar na economia brasileira. Com o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, o dólar deve se fortalecer internacionalmente, e por aqui a moeda norte-americana tem sido negociada acima dos R$ 6,00.

O cenário econômico atual vem drenando o apetite dos investidores em relação aos ativos de risco. Porém, apesar do horizonte “turvo” em relação ao fiscal e perspectivas de juros ainda mais altos, o BTG Pactual enxerga oportunidades em renda variável e em fundos imobiliários para o próximo ano.

Ações na bolsa: as apostas do BTG Pactual para 2025

Para as ações listadas na B3 em 2025, o banco indica um posicionamento estratégico em setores defensivos e em crescimento, apostando em companhias sólidas no mercado e com histórico de bons retornos. A instituição financeira listou cinco ativos para incluir na carteira no próximo ano, confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BB Seguridade (BBSE3)

Na avaliação do BTG Pactual, a holding brasileira é destaque no setor de seguros e soluções financeiras, considerado um segmento defensivo pelos investidores.

Com um ambiente macro mais desafiador, impulsionado pelo aumento da taxa Selic, a instituição enxerga que as seguradoras podem ter um desempenho mais forte no curto prazo.

Além disso, a empresa apresenta um baixo risco de inadimplência, com margem “impressionantemente alta”. O banco ainda indica que o cenário competitivo é favoravelmente benigno. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a recomendação, o histórico de boa governança corporativa está bem estabelecido, e a empresa distribui de 90% a 95% de seus lucros, minimizando o risco de reinvestimento.

Embora dúvidas sobre a renovação do contrato com o BB possam testar a tese de investimento, o banco acredita que essas discussões ocorram apenas entre 2027 e 2028.

Equatorial (EQTL3)

A aquisição de 15% da Sabesp colocou a Equatorial no radar de investimentos do BTG Pactual. Isso porque a transação, que garantiu à companhia de energia a posição de acionista de referência na empresa de saneamento, não foi apenas altamente geradora de valor, mas também abriu uma importante avenida de crescimento para a Equatorial, diz o banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o BTG avalia que, do ponto de vista operacional, a empresa tem apresentado consistentemente números sólidos, com redução das perdas de energia e controle rígido dos custos. 

O BTG Pactual afirma ainda que o otimismo nas ações EQTL3 é baseado em um valuation atraente e no excelente histórico de execução em operações de distribuição e alocação de capital.

PRIO (PRIO3)

Não é de hoje que o BTG Pactual tem uma visão otimista em relação à PRIO. O banco já vem indicando que a companhia possui uma capacidade de execução comprovada e inúmeras oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, avalia que a PRIO está em uma ótima posição para começar a distribuir mais caixa aos acionistas, uma vez que apresenta alavancagem sob controle, forte geração de caixa e projetos progredindo conforme o planejado.

Atualmente, a petroleira aguarda licenças ambientais para a exploração do campo de Wahoo. Porém, o banco não enxerga riscos na emissão das licenças e acredita que, assim que fornecidas, a empresa terá muito a oferecer. 

Assim, com a PRIO negociando com um elevado yield (retorno) de fluxo de caixa para 2025, o BTG Pactual acredita que este seja um bom ponto de entrada para investidores de longo prazo.

Mastercard (MSCD34)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na avaliação do banco, a empresa de tecnologia de pagamentos se destaca pelo modelo de negócios defensivo, capaz de resistir às pressões inflacionárias que devem ser sentidas ainda em 2025.

A Mastercard também é avaliada como uma boa estratégia de investimento devido ao balanço sólido e ao “impressionante” retorno sobre o patrimônio líquido. Em 2025, o consenso é de que a companhia apresente um Retorno sobre Patrimônio (ROE, na sigla em inglês) de 186%. 

As perspectivas de crescimento do banco para a empresa ainda são bastante promissoras, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) do lucro por ação de 14% de 2023 a 2026, impulsionada pela resiliência dos gastos dos consumidores e pelo forte crescimento dos volumes de transações internacionais.

Além disso, o banco avalia que a Mastercard ainda verá um aumento nos gastos dos seus clientes norte-americanos, suportados pela resiliência da economia dos EUA. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, indica que a empresa está bem posicionada para se proteger de pressões inflacionárias decorrentes de aumento nas tarifas e políticas migratórias mais restritivas no novo governo de Donald Trump. 

Amazon (AMZO34)

Na avaliação do BTG Pactual, as ações da Amazon serão beneficiadas em 2025 pelo crescimento e liderança de mercado da Amazon Web Services (AWS), subsidiária da empresa que fornece serviços de computação em nuvem.

Além disso, o banco enxerga que a expansão da divisão de publicidade e a monetização e engajamento da plataforma de e-commerce da Amazon, em um ambiente de consumo ainda robusto nos EUA, também devem trazer bons retornos aos seus investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os fundos imobiliários recomendados para 2025

Já em relação aos investimentos em FIIs, o BTG indica apenas três fundos para incluir na carteira no próximo ano. Confira:

Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11)

O KNCR11 é um fundo de papel que tem o objetivo de investir em crédito imobiliário, por meio de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). O fundo é um dos maiores do segmento de recebíveis, tendo grande liquidez no mercado secundário e uma carteira com foco em operações atreladas ao CDI, ou seja, taxa de juros que costuma acompanhar a Selic. 

Dessa forma, o banco avalia que o KNCR11 deve surfar muito bem o momento de elevação de juros no primeiro semestre e seguir pagando bons dividendos para os investidores até o final de 2025, em virtude da carteira de crédito pós-fixada. Nos últimos 12 meses, o fundo teve um rendimento de 11,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instituição também indica que o FII possui um portfólio grande de crédito, pulverizado em operações com baixo risco de crédito. Além disso, como o fundo tem alta liquidez no mercado secundário, facilita a montagem de posição do investidor. 

O BTG Pactual ainda sinaliza que o KNCR11 é um fundo com grande foco na renda isenta de imposto para investidores pessoa física.

BTG Pactual Logística (BTLG11)

O BTG Logística FII é um dos maiores fundos de galpões logísticos do mercado, com um patrimônio líquido acima de R$ 4 bilhões. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a análise do banco, o fundo, que é focado no portfólio de alto padrão com imóveis muito bem localizados – especialmente na cidade de São Paulo –, deve continuar apresentando resultados positivos com crescimento real no preço dos aluguéis, em virtude da baixa taxa de vacância para o segmento logístico. 

Além disso, parte do portfólio possui exposição a contratos atípicos, ou seja, com maior prazo de locação, o que gera maior previsibilidade de receita e, portanto, de rendimento. 

Por fim, o BTG Pactual ressalta que o time de gestão é bastante ativo na reciclagem do portfólio, o que tem gerado valor para os cotistas por meio do ganho de capital na venda desses imóveis. Nos últimos 12 meses, o fundo teve um rendimento de 9,7%.

Pátria Renda Urbana (HGRU11)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O HGRU11 é um fundo imobiliário de tijolo gerido pelo Pátria, focado em imóveis urbanos voltados para os setores de varejo e educação. 

Segundo avaliação do BTG Pactual, o FII oferece resiliência frente a crises setoriais e potencial de valorização patrimonial. Isso porque apresenta um portfólio diversificado e estrategicamente localizado em regiões urbanas consolidadas.

Além disso, os contratos de locação são majoritariamente atípicos e corrigidos pela inflação, o que aumenta a previsibilidade dos dividendos do fundo. Dessa forma, o banco avalia que o HGRU11 é uma opção atrativa devido ao histórico consistente de distribuição de proventos.

O BTG Pactual ainda indica que a gestão ativa do FII proporciona ganhos não recorrentes na venda de imóveis, que elevam a distribuição de dividendos na ponta final. Nos últimos 12 meses, o fundo teve um rendimento de 9,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, o banco avalia que a alta liquidez no mercado secundário do fundo facilita a entrada e saída de investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NATAL 2025

Inflação da ceia de Natal 2025 surpreende e reforça a importância de pesquisar preços

19 de dezembro de 2025 - 11:38

Estudo da FGV aponta variação quase nula nos itens natalinos em 12 meses; alimentos básicos recuam, proteínas seguem em alta e presentes voltam a encarecer após dois anos de alívio

O PRAZO É HOJE

Prazo para quitar a segunda parcela do décimo terceiro (13º) termina hoje; saiba como calcular

19 de dezembro de 2025 - 9:21

Data limite se encerra nesta sexta-feira (19); empresas que atrasarem podem ser multadas; valor é depositado com descontos de INSS e Imposto de Renda

POR POUCO

Loterias da Caixa batem na trave às vésperas da Mega da Virada e prêmios sobem ainda mais

19 de dezembro de 2025 - 7:13

A noite de quinta-feira (18) foi movimentada no Espaço da Sorte, com sorteios da Lotofácil, da Mega-Sena, da Quina, da Timemania e da Dia de Sorte

ÚLTIMOS PAGAMENTOS

Bolsa Família: Caixa paga benefício para NIS final 8 nesta sexta (19)

19 de dezembro de 2025 - 5:49

Pagamento segue o calendário de dezembro e beneficiários do Bolsa Família podem movimentar valor pelo Caixa Tem ou sacar nos canais da Caixa

ITEM DE COLECIONADOR

À medida que Banco Central recolhe cédulas clássicas de R$ 2 a R$ 100, as mais raras podem alcançar mais de R$ 5 mil no mercado

18 de dezembro de 2025 - 17:04

Enquanto o Banco Central recolhe as cédulas da primeira família do real, a escassez transforma notas antigas em itens disputados por colecionadores, com preços que já ultrapassam R$ 5 mil

TETO ESTOURADO

MEI: ultrapassou o limite de faturamento em 2025? Veja o que fazer para se manter regularizado

18 de dezembro de 2025 - 14:00

Microempreendedores individuais podem ter uma receita anual de até R$ 81 mil

NOVAS REGRAS

Entre o relógio e as malas: o que dizem as novas regras de check-in e check-out em hotéis

18 de dezembro de 2025 - 13:42

Portaria do Ministério do Turismo já está em vigor; norma fixa tempo mínimo de estadia, critérios de limpeza e exige clareza nos horários

ESQUECIDOS?

Esses números nunca deram as caras na Mega da Virada; veja quais são

18 de dezembro de 2025 - 9:13

Histórico da Mega da Virada revela números que não apareceram em nenhuma edição do concurso especial da Caixa

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Bola dividida na Lotofácil termina com 4 novos milionários; Mega-Sena e Timemania disputam quem paga mais

18 de dezembro de 2025 - 7:31

Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 4 apostadores; Timemania e Mega-Sena sorteiam nesta quinta-feira R$ 68 milhões e R$ 58 milhões, respectivamente

CAI HOJE

Caixa libera Bolsa Família para NIS final 7 nesta quinta-feira (18)

18 de dezembro de 2025 - 6:01

Benefício cai na conta hoje para milhões de famílias; valor pode ser movimentado pelo Caixa Tem sem necessidade de saque

EM GREVE

Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados; entenda os motivos da paralisação

17 de dezembro de 2025 - 17:30

Após acordos prorrogados e negociações travadas, trabalhadores dos Correios entram em greve; Correios dizem que agências seguem abertas

SEGUNDA MAIOR PREMIAÇÃO DO CONTINENTE

Final da Copa do Brasil 2025: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

17 de dezembro de 2025 - 17:11

Corinthians x Vasco iniciam nesta quarta-feira (17) a decisão da Copa do Brasil 2025, em duelo que vale uma das maiores premiações do futebol sul-americano

VAI POPULARIZAR?

Fim da patente do Ozempic: quando as canetas emagrecedoras vão ficar mais baratas?

17 de dezembro de 2025 - 16:14

Decisão do STJ abre caminho para concorrentes do Ozempic, mas especialistas dizem que a queda de preços das canetas emagrecedoras deve ser gradual

SEM CONDIÇÕES DE OPERAR

Enel fora de São Paulo? Empresa pode ter ‘carta na manga’ contra as acusações após Ministério pedir fim da concessão; veja

17 de dezembro de 2025 - 11:00

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a concessionária não tem mais condições de operar no estado depois de diversas crises, mas processo de encerramento do contrato ainda demora

PARA FECHAR AS CONTAS

Câmara aprova texto-base do projeto que reduz benefícios tributários e aumenta impostos de bets, fintechs e JCP

17 de dezembro de 2025 - 9:45

Os deputados agora analisam um destaque que visa retirar da proposta o aumento de impostos sobre o juro sobre o capital próprio, de 15% para 17,5%

SEM SORTE?

Renegados? Veja os números que menos saíram na Mega da Virada 

17 de dezembro de 2025 - 9:09

Histórico da Mega da Virada mostra os números que menos saíram no sorteio especial da Caixa

INSISTÊNCIA RECOMPENSADA

Teimosia faz um novo milionário na Quina em dia de bola na trave na Lotofácil, na Mega-Sena e na Timemania

17 de dezembro de 2025 - 6:45

Quina foi a única loteria da Caixa a pagar um valor milionário ontem, mas os prêmios de consolação da Mega-Sena, da Timemania, da Lotofácil e da Dia de Sorte deixam pouca margem para reclamação

NIS 6

Bolsa Família paga parcela de dezembro hoje para NIS final 6; veja o calendário do programa

17 de dezembro de 2025 - 5:27

Depósito do bolsa família ajuda a reforçar o orçamento em um mês de despesas maiores.Veja quem recebe e como consultar o valor

PERSPECTIVAS DO ASA

Queda da Selic em janeiro e juros a 11,5% em 2026: Fábio Kanczuk, ex-BC, diz que Copom “tirou todas as amarras” para iniciar ciclo de cortes

16 de dezembro de 2025 - 16:00

Segundo ele, o afrouxamento deve acontecer em janeiro do ano que vem, momento no qual o dólar estará sendo negociado abaixo de R$ 5,40

AO INFINITO E ALÉM!

O primeiro foguete comercial brasileiro vai para o espaço — enquanto cometa 3I/ATLAS se aproxima da Terra

16 de dezembro de 2025 - 13:08

Brasil abre janela para o lançamento do primeiro foguete comercial a partir de Alcântara, em meio à passagem do cometa 3I/ATLAS

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar