🔴 META: ATÉ R$ 2 MIL DE RENDA EXTRA POR DIA – VEJA COMO

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

28 de abril de 2024
12:00 - atualizado às 10:40
Thanos Marvel Vingadores
Thanos, o vilão dos filmes da Marvel - Imagem: Reprodução

Você piscou e já estamos em uma nova temporada de resultados trimestrais e, em breve, teremos Copom de novo. Sem contar que o prazo final do Imposto de Renda 2024 está se aproximando. 

Após dias de turbulência com a alta do dólar e o inesperado embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, podemos dizer que esta semana foi até mais tranquila. 

Os primeiros balanços do 1T24 já começaram a sair no exterior e também aqui no Brasil, com destaque para a Vale

No mundo da renda fixa, as mudanças nas regulações de LCIs e LCAs abriram janelas de oportunidade para outros tipos de ativos. 

Também vamos falar sobre por que as elétricas, empresas queridinhas pelos seus dividendos, estão enfrentando dias difíceis no mercado. 

Vamos lá. 

💰 Ficou mais difícil investir em LCI e LCA após mudanças nas regras? Veja que outras opções você encontra no mercado

Se antes você podia investir em Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) visando objetivos de curtíssimo prazo, agora vai ter que recorrer a outros investimentos.

Isso porque os prazos de carências dos ativos agora são de 9 meses (LCIs) e 12 meses (LCAs). Ou seja, durante esse período, você não poderá resgatá-los. 

Nesta reportagem, a Julia Wiltgen explica quais foram os impactos dessa mudança no mercado e no bolso dos investidores. Além disso, ela apresentou alternativas para quem contava com as letras de crédito para metas de curto prazo. 

🧲 O que o mercado achou dos resultados da Vale (VALE3)?

Como você já deve saber, o balanço da Vale é um dos mais esperados em todas as temporadas de resultados. A mineradora representa mais de 12% do Ibovespa e é uma das ações mais negociadas da bolsa. 

Por isso, todos os olhos se voltam para ela. 

Só que analisar os números do relatório de resultados não é uma tarefa fácil para investidores não profissionais. 

Por isso, a jornalista Paula Comassetto recebeu os analistas Matheus Soares, do Market Makers, e Henrique Cavalcante, da Empiricus Research, para “decifrar” os números de VALE3. 

Veja a transmissão completa do Giro do Mercado:

♟️ Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

Se você já viu os filmes dos Vingadores (em especial os últimos da saga), deve se lembrar que, para saber se eles poderiam derrotar o vilão Thanos, o Doutor Estranho fez uma análise combinatória com probabilidades quase infinitas. 

E em apenas um cenário seria possível a vitória dos heróis. 

O que eu quis dizer com essa analogia nerd? É que, para nossa bolsa de fato “deslanchar”, precisamos “derrotar” muitos fatores que jogam contra. Sim, estou falando de taxas de juros nos EUA e inflação. 

Nesta coluna, o Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, explica o que está em jogo para a próxima reunião do Copom. 

🤔 [Especial - Giro do Mercado] Como investir depois da decisão da Selic no Copom de maio?

Aproveitando, no dia 9 de maio, um dia após a decisão do Copom, teremos uma edição especial do Giro do Mercado, programa diário de investimentos do Money Times.

A jornalista Paula Comassetto vai receber a analista Maria Clara Patti, da Safira Investimentos, para falar sobre o novo patamar da Selic e os impactos em seus investimentos. 

Inscreva-se aqui para participar da transmissão gratuitamente. 

💡 Por que as elétricas, incluindo Eletrobras (ELET3, ELET6), têm sofrido com o mau humor do mercado?

A má performance do Ibovespa este ano já virou “notícia velha”, mas os investidores que se “refugiam” nas elétricas também não estão escapando do pessimismo. 

O índice de energia elétrica (IEEX), historicamente tido como “defensivo”, também engatou uma trajetória de queda este ano.

“Já notamos que o período tem sido desafiador para as elétricas de maneira geral, e não apenas para a Eletrobras”, diz o analista Ruy Hungria.

Nesta coluna, ele explica por que o setor elétrico está enfrentando dificuldades e se ainda vale a pena investir em ELET6.

Por essa semana, é isto.

Até a próxima!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas

8 de maio de 2024 - 16:42

Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Divididos entre o conservadorismo salutar e a cautela exagerada, Copom e Campos Neto enfrentam um dilema

7 de maio de 2024 - 6:18

Os próximos passos do Copom dependem, em grande medida, da reação da economia norte-americana à política monetária do Fed

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mantendo a esperança nas bolsas americanas

6 de maio de 2024 - 20:01

Começamos maio de forma bem mais positiva do que foi abril — sigo uma regra que, se não infalível, tem uma taxa de acerto bastante alta: se o payroll for positivo, o mês será positivo para as bolsas americanas

Especial IR

Meu filho de 30 anos faz mestrado e não trabalha; ele pode ser meu dependente na declaração de imposto de renda?

4 de maio de 2024 - 8:00

O filho dela é estudante, e ela arca com suas despesas; será que tem como abatê-las no IR 2024?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar