🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NÃO TEM MAIS ‘SEXTOU’

Governo da Grécia vai na contramão e impõe polêmica semana de trabalho de seis dias

País europeu quer aumentar a produtividade reduzir a escassez de trabalhadores qualificados

Imagem: Pixabay

Em busca de produtividade e bem-estar para os funcionários, empresas de várias regiões do mundo experimentam uma carga reduzida de trabalho com a semana de quatro dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas um país chamou a atenção por ir na direção contrária à nova tendência global.

A Grécia é o primeiro país europeu a aumentar a carga semanal de trabalho em algumas empresas, introduzindo uma semana de seis dias. O objetivo do governo é aumentar a produtividade e ajudar a reduzir a escassez de mão de obra jovem e qualificada. 

A medida entrou em vigor na segunda-feira (1º) e faz parte de um conjunto de leis trabalhistas aprovadas no ano passado. 

Segundo o governo, o novo esquema se aplicará a funcionários de empresas privadas que prestam serviço 24 horas por dia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela medida, trabalhadores de setores industriais selecionados e da manufatura têm a opção de trabalhar duas horas adicionais por dia ou um turno extra de oito horas. 

Leia Também

ALERTA NAS EMPRESAS

Saúde mental tira quase 1 milhão de horas de trabalho no primeiro semestre; afastamentos longos concentram maior impacto

HACKTOWN 2026

Inteligência artificial vai mesmo acabar com o trabalho de júnior? Gestora diz qual é o profissional que deve sobreviver no mercado

A lei também prevê uma recompensa adicional de 40% sobre o salário diário.

Com a mudança, a carga de trabalho de 40 horas pode ser estendida para 48 horas por semana em algumas empresas. 

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente. 

Recuperação econômica e escassez de mão de obra 

Segundo o governo do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, a medida é “favorável aos trabalhadores” e “profundamente orientada para o crescimento”. Além disso, a lei foi criada para dar suporte aos funcionários que não estão sendo suficientemente recompensados por horas extras e para ajudar a reprimir o problema do “trabalho não declarado”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro-ministro da Grécia também citou a diminuição da população e a escassez de trabalhadores qualificados como principais motivações para a criação da nova lei. 

Ao aprovar o novo pacote de leis trabalhistas no ano passado, Mitsotakis chamou a questão de “bomba-relógio”. 

Estima-se que cerca de 500 mil gregos emigraram desde o início do ano passado. Vale lembrar que o país do sul da Europa ainda se recupera de uma crise de dívida que durou quase uma década, que começou no final de 2009 e trouxe impactos severos à economia do país. 

Sindicatos criticam a medida

Sindicatos e observadores políticos criticaram duramente a medida. Especialistas chamaram a medida de “um grande retrocesso” para a força de trabalho que já trabalha a maior quantidade de horas da União Europeia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os críticos também argumentam que as novas leis arruínam as proteções legais e retrocedem os direitos dos trabalhadores estabelecidos em nome da flexibilidade.

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a população da Grécia trabalha mais do que os trabalhadores nos Estados Unidos, Japão e outros países da Europa.

Em todo o ano de 2022, os gregos trabalharam, em média, 1.886 horas – mais do que a média dos EUA, de 1.811 horas, e a média da União Europeia, de 1.571 horas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
inteligência artificial, artificial intelligence, IA, AI, tecnologia 26 de agosto de 2026 - 15:00
décimo terceiro salário 21 de agosto de 2026 - 14:00
20 de agosto de 2026 - 14:40
currículo emprego vagas estágio trainee 19 de agosto de 2026 - 11:30
14 de agosto de 2026 - 18:45
Julius, personagem da série Todo Mundo Odeia o Chris, interpretado por Terry Crews 11 de agosto de 2026 - 16:02
Homem segurando seu filho recém-nascido e trabalhando com laptop em casa 7 de agosto de 2026 - 14:34
5 de agosto de 2026 - 18:11
Conceito de programa de pós-graduação de e-learning, mão de empresário segurando lâmpada com curso de educação na Internet, conhecimento de estudo, ideia de pensamento criativo, solução de problemas, IA 4 de agosto de 2026 - 13:45
A jovem empresária está com dificuldades enquanto trabalha em casa e lê uma mensagem no celular, tocando a testa com uma expressão pensativa. 13 de julho de 2026 - 12:57
banco central do brasil bc ID da foto:1294366144 8 de julho de 2026 - 13:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar