🔴 É HOJE! COMO COMPRAR CARROS COM ATÉ 50% DE DESCONTO NA TABELA FIPE – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
LUZ ACESA

Culpa da privatização? A explicação do governo para o apagão que deixou parte do país no escuro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Eletrobras tem uma posição estratégica garantir a segurança energética do país

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
15 de agosto de 2023
20:11 - atualizado às 20:06
Torres de transmissão de energia
Torres de transmissão de energia. - Imagem: Shutterstock

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, atribuiu o apagão no Sistema Interligado Nacional (SIN) desta terça-feira (15) a uma sobrecarga no sistema de transmissão do Ceará. As causas da interrupção no fornecimento, no entanto, ainda estão sendo apuradas.

Pelas características do SIN é provável que tenha havido uma segunda falha no sistema, segundo Silveira. O governo ainda apura se houve ou não problemas operacionais no Linhão de Tucuruí, no Norte do país.

“Para acontecer um evento dessa magnitude, tivemos dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade”, disse Silveira em coletiva de imprensa.

De acordo com o ministro, graças a uma contingência planejada do Operador Nacional do Sistema (ONS), a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi reduzida para que não houvesse interrupção total do fornecimento.

A previsão é que, em 48 horas, o ONS aponte o que fez com que o sistema tivesse tido essa interrupção.

  • Sua carteira de investimentos está adequada para o 2º semestre do ano? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e totalmente gratuito com indicações de ativos para os próximos seis meses. Confira na íntegra, clicando aqui. 

Culpa da privatização?

Enquanto o relatório do ONS não sai, Silveira aproveitou o apagão para fazer coro às críticas do governo Lula à privatização da Eletrobras. Segundo ele, a companhia tem uma posição estratégica garantir a segurança energética do país.

“A privatização da Eletrobras tirou a possibilidade de termos um sistema nacional mais harmônico. A mudança de ontem, da forma como foi feita, reafirma como a privatização fez mal, sim, ao Brasil”, disse.

O ministro se referiu ao pedido de renúncia do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior. Ele contou que ficou sabendo da saída do executivo pela imprensa. "Só depois eu recebi um comunicado informando", disse.

A DINHEIRISTA — Pensão alimentícia: valor estabelecido é injusto! O que preciso para provar isso na justiça?

O apagão

A queda de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O único estado que não foi afetado foi Roraima, que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas foram atingidas, o que representa um terço dos consumidores brasileiros.

Segundo o Ministério de Minas e Energia , nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a energia voltou cerca de uma hora depois da interrupção e, no Norte e no Nordeste, o fornecimento foi completamente restabelecido às 14h49.

A falta de energia começou às 8h31 com a interrupção da interligação Norte-Sudeste do SIN. De acordo com o ONS, houve um corte de 18.900 MW mil MW de carga – o equivalente a 29% do total.

O ministro explicou que o ocorrido hoje não tem nada a ver com o suprimento e a segurança energética do Brasil.

“Vivemos um momento de abundância nos reservatórios”, disse Silveira, lembrando que recentemente o Brasil exportou energia para a Argentina quando os reservatórios de Itaipu e Furnas estavam vertendo água.

Compartilhe

FLEXIBILIZAÇÃO DA PENA

George Washington, bolsonarista que planejou atentado a bomba no aeroporto no Distrito Federal, vai para o semiaberto

19 de maio de 2024 - 15:34

A mudança do regime fechado para o semiaberto foi reconhecida porque ele já cumpriu um sexto da pena, requisito estabelecido na Lei de Execução Penal

MÃO PESADA?

Anatel poderá ser supervisor das redes sociais: presidente da agência defende que órgão regule plataformas 

19 de maio de 2024 - 11:22

O dirigente da Anatel explicou que a agência não tem, no entanto, como atuar sobre postagem e perfis específicos

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar