';

IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-24T20:05:11-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIA 22

Genocídio indígena, plantão da Globo e transmissão da faixa para Alckmin: mais um agitado fim de semana para Lula

Lula visitou Roraima no sábado; no domingo, o presidente embarcou para a Argentina, na primeira viagem ao exterior de seu terceiro mandato

23 de janeiro de 2023
9:41 - atualizado às 20:05
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante Anúncio de ações emergenciais para a população Yanomami em Boa Vista (RR)
Lula em visita a Yanomamis em Roraima. - Imagem: Flickr/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu dias agitados no fim de semana de 21 e 22 de janeiro.

Lula iniciou o sábado (21) em Roraima. O motivo era uma esperada visita do presidente ao território indígena Yanomami.

Ele foi avisado que a situação era crítica. Antes de deixar Brasília, decretou emergência de saúde nas terras Yanomamis.

É improvável, porém, que estivesse preparado para o choque de realidade. As imagens de indígenas cronicamente desnutridos causaram choque e rapidamente rodaram o mundo.

Diante da informação de que 570 crianças Yanomamis menores de 5 anos perderam a vida para doenças para as quais há tratamento, Lula denunciou o caso como um genocídio premeditado e prometeu acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas.

Lula e o plantão da Globo

O 21º dia da terceira passagem de Lula pela Presidência da República renderia ainda um plantão da Globo.

A trilha sonora característica da vinheta mais uma vez acelerou os batimentos cardíacos de brasileiros por todos os cantos do país no fim da tarde de sábado.

O motivo, entretanto, não foi a crise humanitária do povo Yanomami.

Por volta das 17h, veio à tona a notícia de que Lula teria demitido o general Júlio Cesar de Arruda do posto de comandante do Exército.

Arruda foi substituído pelo general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, então comandante militar do Sudeste.

A demissão de Arruda foi um desdobramento dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília.

Na ocasião, o militar havia se recusado a ordenar a detenção de militantes bolsonaristas acampados em frente ao quartel-general do exército depois da depredação das sedes dos três poderes.

A gota d’água, porém, teria sido a resistência de Arruda em demitir Mauro Cid, informa Carla Araújo, colunista do portal UOL.

Um dos principais ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cid fora nomeado no ano passado para liderar um comando de operações especiais do exército em Goiás e agora é investigado no STF sob suspeita de liderar uma espécie de rachadinha palaciana.

Lula passa a faixa para Geraldo

Na tarde de domingo (22), Lula passou a faixa para o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Uma transmissão de poder protocolar para que Lula protagonize a primeira viagem ao exterior deste novo mandato.

Nada que impeça Alckmin de continuar sendo visto como o homem mais sorridente de Brasília desde o início da transição de governo.

Lula embarcou com destino à Argentina. Desembarcou em Buenos Aires no início da noite de domingo. No decorrer da semana, Lula também visitará o Uruguai. O objetivo do giro é reforçar os laços com os vizinhos brasileiros e também com o Mercosul.

Este texto faz parte do "Diário dos 100 Dias", uma série do Seu Dinheiro sobre as medidas e ações no início do governo Lula. Se você quiser relembrar como foi o começo da gestão de Jair Bolsonaro, baixe o nosso ebook gratuito.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

É HORA DE COMPRAR?

Vale x CSN Mineração; Gerdau x CSN: Santander define os confrontos — e as vencedoras — entre as ações de mineração e siderurgia

30 de janeiro de 2023 - 14:46

Enquanto o setor de mineração deve apresentar resultados mais fortes referentes ao quarto trimestre de 2022, o mesmo não acontece com a siderurgia, que enfrenta demanda e preços internacionais mais fracos

O QUE É ISSO, UM LIVRO?

Bilionário indiano rebate acusações de fraude após Adani Group perder US$ 72 bilhões em valor de mercado

30 de janeiro de 2023 - 14:05

Gautam Adani publicou um documento de 413 páginas refutando as alegações da Hindenburg Research de fraude contábil e lavagem de dinheiro

DESTAQUES DA BOLSA

CVC (CVCB3) despenca na B3 e lidera quedas do Ibovespa hoje — o que está por trás da queda?

30 de janeiro de 2023 - 13:48

A companhia subiu forte na semana passada, mas a correção das cotações não é o único fator por trás do desempenho negativo hoje

MAIOR QUE O ANUNCIADO

Refez as contas: Philips (re)anuncia corte no quadro de funcionários após prejuízo bilionário

30 de janeiro de 2023 - 13:02

A empresa holandesa informou que as demissões devem se concentrar nos Estados Unidos e na Holanda

Novidade para o futuro

De olho na aposentadoria, título Tesouro RendA+ estreia pagando mais de 6% acima da inflação; simulador está fora do ar

30 de janeiro de 2023 - 12:04

Nova linha de títulos do Tesouro tem como meta complementar a aposentadoria e estreia com oito datas de vencimento diferentes

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies