Um plano de ataque ao Pentágono, o compartilhamento de um mapa confidencial de uma operação militar, posse de dados sobre a capacidade de defesa dos EUA e dos programas nucleares norte-americanos. Essas são apenas algumas das 37 acusações que Donald Trump enfrenta e que podem levá-lo para a cadeira por 20 anos.
Os promotores acusam Trump de desafiar deliberadamente as regras do Departamento de Justiça (DoJ) sobre documentos confidenciais que ele havia levado da Casa Branca para Mar-a-Lago, na Flórida, recrutando assessores em seus esforços para esconder os registros.
Trump, que é pré-candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, teria até indicado a advogados que poderiam desobedecer a uma intimação.
No ano passado, cerca de 13 mil documentos foram apreendidos no resort de Trump em Mar-a-Lago — e cerca de 100 deles estavam marcados como sigilosos por conter informações sensíveis.
- O bull market da bolsa brasileira vem aí? Para o estrategista-chefe da Empiricus Research, sim – e é possível lucrar até R$ 500 mil nos próximos 36 meses se as ações certas forem compradas AGORA. [SAIBA QUAIS AQUI]
Trump na cadeia
Caso seja condenado, Trump poderá cumprir simultaneamente sentenças por diferentes acusações e enfrentar até 20 anos de prisão por obstrução de justiça — que tem a maior pena prevista entre os crimes apontados pelo Departamento de Justiça.
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump enfrenta 37 acusações criminais no processo no qual se tornou réu na quinta-feira (8).
As 37 acusações criminais no processo no qual Trump se tornou réu na quinta-feira (8) foram tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo Departamento de Justiça dos EUA.
O DoJ confirmou que Trump se tornou réu por supostamente ter retirado documentos confidenciais da Casa Branca quando deixou a presidência, em 2021.
O processo inclui fotos que mostram caixas de documentos em um banheiro, no palco de um auditório e em uma despensa no resort na Flórida, e em um clube de golfe em Nova Jersey.
As acusações
Por ter colocar em perigo a segurança nacional dos EUA, Trump é acusado de:
- Conspiração;
- Obstrução de Justiça;
- Falso testemunho;
- Retenção não autorizada de documentos de segurança nacional;
- Manuseio incorreto de documentos oficiais;
- Desrespeito ao tribunal.
VEJA TAMBÉM — Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:
*Com informações da CNN